sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PRECIOSAS

Razão Social: Centro Educacional Arte e Educação ltda – CEARTED

Local Rio de Janeiro

PÚBLICO ALVO:

Educação infantil ao Ensino médio
Característica: Crianças e jovens de classe média e classe media baixa – localizada em uma comunidade de risco eminentes de confrontos armados e com uma clientela com baixo a médio padrão de recursos financeiros.
Um índice considerável de adolescentes grávidas na região que abandonam as escolas
Baixo auto-estima
Alunos que são transferido de escola pública por pais que querem obrigar-los a estudar para serem alguém na vida,

AMBIENTE DA ESCOLA:
Interno:
Þ Espaço físico, educação infantil e séries iniciais: Ambiente agradável, acolhedor, salas amplas e arejadas, decoradas de acordo com a necessidade dos alunos e do planejamento pedagógico, banheiro e vestiários femininos e masculinos, quadra de esportes cobertas, piscinas, salão de jogos e recreação, auditório com característica de teatro, ar condicionado, Sala de coordenação e orientação pedagógica , sala de atendimento pedagógico e psicológico, sala de reunião da equipe de trabalho, enfermaria e primeiros socorros, salão de artes e laboratório, sala de informática e biblioteca informatizada com empréstimo de livros, Secretaria e administração, prédio com capacidade para 500 alunos.
Þ Equipes de trabalho: Secretarias, Diretores, coordenadores, orientadores e supervisores pedagógicos, psicólogos, psicomotris, professores, equipe multimeios (recepcionistas, limpeza e manutenção, apoio disciplinar, enfermeiro(a), etc). Com uma proposta de trabalho interdisciplinar, democrática participativa e um plano político pedagógico construído a partir dos levantamentos feitos pela equipe de acordo com o contexto social apresentado e pesquisado, porém com flexibilidade, para ser mudado a partir de necessidades que surjam no decorrer do ano letivo, após avaliação com a equipe responsável pela gestão administrativa e pedagógica da escola.

Cada membro e equipe terão suas funções definidas, porem todas interagirão entre si, construindo um projeto político pedagógico único e buscando adequar a metodologia de ensino as necessidades reais da clientela e de acordo com as condições apresentadas pela equipe.
A equipe se reunira, ordinariamente, bimestralmente para avaliação e fechamento das disciplinas e também com os representantes do Conselho de escola, Grêmio estudantil e associação de pais e mestres e com o CCE- Conselho Cívico Escolar.
E extraordinariamente, sempre que se fizer necessário para avaliação, busca de solução para possíveis dificuldades a ser sanada pela equipe, para apoio a qualquer dos membros da equipe ou mudanças que precisem ser feitas no planejamento do projeto pedagógico a ser trabalhado pela equipe ou para planejar roteiros de eventos a serem realizados na escola.
Þ Pontos fortes do ambiente interno: a equipe pedagógica, o espaço físico e o apoio da gestão escolar com relação ao material de consumo e apoio de aperfeiçoamento técnico com a participação das equipes em treinamentos, oficinas, cursos, simpósios etc.
Pontos fracos do ambiente interno: A dificuldade em adequar nossa proposta pedagógica as cobranças de relatórios e demandas externas dos órgãos públicos e a questão financeira, inadimplência. Agressividade dos alunos em relação aos professores e alunos, sensibilizar os pais e responsáveis para o compromisso na educação do seu filho.
Externo:
Pontos fracos:
Violência – confrontos armados (policia, criminosos etc)
Violência domestica,
A ausência de regras de conduta na comunidade;
Um forte apelo ao consumo de drogas como: álcool, cigarro, maconha e cocaína etc;
A gravidez na adolescência e o apelo sexual das músicas desde criança; que gera um problema interno pela ausência da jovem nas aulas;
A concorrência com cursos e outras instituições de ensino que surgem a cada dia e principalmente com as sem reconhecimento dos órgãos públicos competentes (não registradas)
Iluminação.
Poucos espaços culturais e difícil acesso a cultura e a lazer (falta de incentivo e divulgação).

Pontos fortes:
Um trabalho bem satisfatório de Instituição filantrópica e organização não governamental ligadas à arte, cultura, esporte, educação e direito do cidadão etc com as quais podemos realizar parcerias em nossos projetos e fazermos cursos e oficinas de aperfeiçoamento, bem como ter uma parceria no que se refere ao desenvolvimento do nosso aluno que mantém vínculos com essas instituições.
A localização da escola em um local de fácil acesso com condições para estacionamento e com sinalização para as crianças atravessarem a rua.
Missão da Escola:
Promover o aluno no fim de sua trajetória escolar a um cidadão aberto ao dialogo, capaz de enfrentar desafios de um mercado de trabalho exigente e em constante mudanças, de maneira consciente, critica, e autônoma, comprometido com a construção do seu auto-conhecimento e o seu constante conhecimento e saber, inserido e comprometido com e na sociedade buscando participar de sua transformação e melhoria. Promovendo uma educação integral nos contextos: biológico, social, cultural, técnico e emocional.


ESTRATEGIA DE MARKETING:

O marketing será realizado em 3 etapas, por questão orçamentária conforme planejamento a seguir:

1ª etapa:
1- Marketing de acolhimento da clientela
1.1 Organizar um evento para as pessoas em destaque na comunidade e autoridades da região e apresentar a escola:
1.2 Organizar uma semana de provão para inscrição na escola com bolsas promocionais e com bolsa integral para os alunos que atingirem 100% de aproveitamento. Folder anexo
1.2 - Distribuir panfletos e folders promocionais na comunidade e nas comunidades vizinhas, Folder em anexo – promoções.
1.3 – Colocar anúncios na rádio e jornais locais, bem como se houver verba anunciar em várias rádios.
1.4 – Colocar banners de médio porte em locais estratégicos de vendas e divulgação com a foto do prédio da escola e tudo que ele pode oferecer e a frase da campanha promocional.

2ª etapa
2 - Marketing de manutenção da clientela
2.1 montagem de um site com fotos promocionais e eventos que á tenha sido realizado na escola e das instalações do colégio
2.2 Concurso do slogan da campanha de divulgação do colégio no site.e para as futuras campanhas publicitárias com um prêmio estipulado pela equipe e com júri neutro.
2.3 Folders promocionais e de divulgação,

3ª etapa
3- Marketing para renovação e aumento de clientela:
3.1 manter os site com informações e concursos que podem dar bolsas de estudos
3.2 melhora e aperfeiçoamento do site e montagem de blogs educacionais dos diversas séries
3.3 montagem se trabalhos abertos ao publico como palestras, work shopp, feiras de artesanatos e culturais, teatro, musica etc
3.4 Apoio e se possível patrocínio a eventos culturais e esportivos da comunidade e fora dela.
3.5 meio de comunicação de massa : Televisão, radio, jornal, revista especializadas etc.
3.5 montagem do próprio material de apoio escolar e a distribuição para outras instituições.








Centro Educacional Arte de Educar












Rua do amor, 321 a 324 – bairro Felicidade
ceartedeeducar@hotmail.com - 3337-9999




AMBIENTE AGRADÁVEL
socialização
Teatro dança


Música cine debate


esporte informática

Apresentação
O Centro Educacional Arte de Educar
É uma instituição que tem um compromisso com a educação, busca olhar o educando como um ser integral com necessidades e características individuais e que precisa desta forma ser observada e acompanhada com responsabilidade e afetividade. Com uma equipe pedagógica preparada para receber seu filho e pronta para formar com a família uma parceria na educação dele, aguarda você para conhecer a nossa proposta pedagógica.
Missão da escola
Promover o aluno no fim de sua trajetória escolar a um cidadão aberto ao dialogo, capaz de enfrentar desafios de um mercado de trabalho exigente e em constante mudanças, de maneira consciente, critica, e autônoma, comprometido com a construção do seu auto-conhecimento e o seu constante conhecimento e saber, inserido e comprometido com e na sociedade buscando participar de sua transformação e melhoria. Promovendo uma educação integral nos contextos: biológico, social, cultural, técnico e emocional.
Venha nos conhecer, teremos imenso prazer em recebe-lo.
Informações: 3337-9999 /3337-0000
Ceartedeeducar@hotmail.com
www.ceartedeeducar.com.br





Centro Educacional arte de Educar
Rua do amor, 321 a 324 – bairro Felicidade
ceartedeeducar@hotmail.com - 3337-9999- 3337-0000




MATRICULAS ABERTAS!
· Com este panfleto desconto especial!
· Transferência de outra escola desconto 10%
· Mais de uma matricula na família desconto de 20% nas mensalidades.
· E desconto especial para aluno matriculados na rede pública de ensino com participação no provão de acesso dia 22/09/2008 e para parentes de aposentados e funcionários públicos.
àDesconto não acumulativo.
Aproveite esta oportunidade, junte-se a nós acredite em uma educação de qualidade, com afetividade.
Venha nos visitar!

Centro Educacional arte de Educar
Rua do amor, 321 a 324 – bairro Felicidade
ceartedeeducar@hotmail.com - 3337-9999- 3337-0000




MATRICULAS ABERTAS!
· Com este panfleto desconto especial!
· Transferência de outra escola desconto 10%
· Mais de uma matricula na família desconto de 20% nas mensalidades.
· E desconto especial para aluno matriculados na rede pública de ensino com participação no provão de acesso dia 22/09/2008 e para parentes de aposentados e funcionários públicos.
àDesconto não acumulativo.
Aproveite esta oportunidade, junte-se a nós acredite em uma educação de qualidade, com afetividade.
Venha nos visitar!







Centro Educacional arte de Educar
Rua do amor, 321 a 324 – bairro Felicidade
ceartedeeducar@hotmail.com - 3337-9999- 3337-0000




Dia 22 de setembro de 2008

1ª turma:
Ínicio da prova: 08:00 horas da manhã encerramento 12:00 horas.
2ª turma:
Ínicio da prova: 14:00 horas encerramento 17:00 horas.
Você pode conseguir até
100% de desconto
Não perca a oportunidade!





Centro Educacional arte de Educar
Rua do amor, 321 a 324 – bairro Felicidade
ceartedeeducar@hotmail.com - 3337-9999- 3337-0000




Dia 22 de setembro de 2008

1ª turma:
Ínicio da prova: 08:00 horas da manhã encerramento 12:00 horas.
2ª turma:
Ínicio da prova: 14:00 horas encerramento 17:00 horas.
Você pode conseguir até
100% de desconto
Não perca a oportunidade!

Creche Municipal Criança Feliz

GRUPO AS MENINAS:

Glauce Alves,Marcela Santana,Valeria Pedro, Lucia Helena, Michele Azevedo e Roberta Britto.


PÚBLICO ALVO

Meta de Atendimento

A meta de atendimento é de 50 (cinquenta) crianças com idades de 2 anos à 4 anos, funcionando em horário integral de 7:00 às 17:00, oferecendo um total de quatro refeições diárias – desjejum, almoço, lanche e jantar.


Caracterização Geográfico, Sócio-Econômico e Cultural da Região

A creche está situada na Comunidade Formiguinha no bairro de Honório Gurgel, onde a demanda é muito grande, pois não há outras creches nas proximidades. A maioria dos alunos reside na Comunidade. A clientela é bastante carente e necessita de esclarecimentos, que os ajudem a viver melhor.



MISSÃO

Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da Comunidade.



VISÃO


Ser referencial de excelência na Educação Infantil no bairro de atuação.

FORÇAS

1- Possuimos uma ótima Infra-estrutura, com salas arejadas.
2- Profissionais formados, capacitados e comprometidos para trabalhar com crianças de 2 a 4 anos.
3- Uma alimentação saudável com acompanhamento de um nutricionista.

FRAQUEZAS

1- Profissionais acomodados com a rotina e a obrigação de cumprir com suas tarefas sem compromisso e responsabilidade.
2- A falta de uma Infra-estrutura adequada para o público alvo.
3- A falta de um Planejamento Político Pedagógico com o envolvimento de todo o corpo docente.

OPORTUNIDADES

1- O local necessita de uma creche que atenda a crianças com a faixa etária de 2 a 4 anos.
2- A comunidade precisa de uma creche que ofereça segurança para seus filhos.
3- A realizaçaõ de uma creche com entretenimento e lazer.

AMEAÇA

A creche se localiza em uma comunidade violenta e cercada por morros.


MARKETING PROMOCIONAL


Oferecemos amplo espaço, para brincadeiras livres, supervisionadas constantemente por profissionais de educação;
Sala de vídeo, brinquedoteca, natação, musicalização. Todas as discilplinas orientadas por professores especializados;
Alimentação balanceada, elaborada sob supervisão de nutricionista;
Visitas regulares de médico pediatra, fonoaudiólogo e psicólogo;
Horários flexíveis, podendo atender seu filho por até 10hs diárias.


Escola Humanista





Escola Humanista


Grupo pedagogia
Aline, Maria cândida, Patrícia e Rachel.

Planejamento Estratégico


Missão

Desenvolver no aluno a auto estima e o auto conhecimento para que durante seu crescimento se transforme em um agente crítico de mudança de si mesmo e da sociedade.

Visão

Busca da educação sendo antes de tudo uma educação onde o valorizado seja o auto conhecimento e o estimulo das suas individualidades para que durante o seu crescimento pessoal possam ser estimuladas a crescer em sociedade, com a certeza de sua responsabilidade cidadã e humanitária na construção de um mundo melhor.

Análise do ambiente

INTERNOS

Pontos fortes

Equipe bem preparada e muito comprometida, com qualificação profissional excelente, e empenhados em divulgar a visão da escola.
Horário integral
Equipe com nutricionista, psicóloga, e convênio médico para todas as crianças.
Localizada em bairro residencial em um lugar tranqüilo.
Ótimo contato e participação com os pais
Inclusão social através do trabalho, oferecendo trabalho para terceira idade e pessoas com necessidades especiais.


Pontos fracos

Nem todos os auxiliares de creche tem formação
Não há quadra para esportes
Não há espaço para crescimento da escola.

EXTERNOS

Ameaças

Grande quantidade de escolas nas redondezas
Pouca capacidade de informatização na diretoria
Muitas das escolas ao redor estão com preços mais baratos

Oportunidades


Site onde os pais podem acompanhar o cardápio da semana, os dias de visita da pediatra e podem marcar entrevistas com os profissionais que preferirem.
A escola esta há 30 anos no bairro
Programa é tempo de ler, voltado ao estímulo dessa atividade, desde o berçário.
Atendemos desde os 3 meses de idade
Aceitamos e implementamos sugestões de pais e professores, fazendo da educação das crianças uma responsabilidade de todos


Publico alvo

Crianças a partir de 3 meses até 6 anos.

Marketing promocional

A partir do segundo Filho damos descontos progressivos.
Temos malas diretas para a comunidade e antigos pais, que possam ter engravidado de novo.
Fazemos parcerias com empresas dando maiores descontos para as que tiverem mais funcionários com filhos na escola.
Nossos cursos extracurriculares têm preço baixo e são abertos a comunidade para que todos possam nos conhecer.
As aulas de ballet, informática, inglês e capoeira são inclusas na mensalidade.


Gestão I Macaé Projeto Interdisciplinar








Escola Infantil Cantinho da Paz


Grupo

Adriana Martins
Marta Gomes
Renata Dias




PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO











Missão da escola




Desenvolver integralmente a criança até 5 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade,ajudando a construir além da aprendizagem lecto-escrita, valores baseados nos ideais de solidariedade humana, respeito e amor ao próximo, garantindo-lhes assim a oportunidade do real exercício da cidadania e preparando-os para o futuro sucesso no âmbito educacional e profissional.


- Organização pedagógica da educação e do ensino



Na Escola Infantil Cantinho da Paz o currículo é oferecido de acordo com a legislação vigente, a qual determina que se cumpra a Base Nacional Comum e uma parte diversificada, contemplando as características regionais e locais da sociedade, da cultura e da economia.
A Organização Curricular desta escola contempla áreas de conhecimento onde os conteúdos são trabalhados durante o desenvolvimento das habilidades/competências. As habilidades/competências são desenvolvidas a partir do conhecimento já adquirido pelo aluno e por suas vivências, construindo um aprendizado significativo, valorizando o contexto do mesmo.
Através da utilização de Biblioteca, Brinquedoteca, Sala de Psicomotricidade e projetos educativos, proporcionamos aos alunos uma aprendizagem dinâmica a prazerosa, oportunizando novos conhecimentos.


- Objetivos



A organização curricular visa abranger os diversos espaços de elaboração de conhecimentos e da construção da personalidade infantil, estabelecendo-se uma diferenciação entre os vários âmbitos das experiências. São eles:
1. Desenvolvimento pessoal e social: esse âmbito de experiência divide-se em três eixos:
· Conhecimento de si e do outro;
· Movimento;
· Brincadeira.
O trabalho com este âmbito pretende que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesma em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança, garantindo o desenvolvimento de capacidades de natureza global e afetiva.
2. Ampliação do Universo Cultural: destacam-se as áreas:
· Língua escrita e oral;
· Matemática;
· Artes;
· Conhecimento do mundo.


Estas áreas foram escolhidas por se constituírem em uma parte significativa da produção cultural humana que amplia e enriquece as condições de inserção das crianças na sociedade. Estão estruturadas de maneira a oferecer às crianças, conteúdos relativos às diversas dimensões da cultura que sirvam como objeto e apoio das aprendizagens específicas e sistematizadas com finalidade formadora de modo que as crianças apropriem-se delas.


Visão



Ser a escola de educação infantil de referência de Vale Encantado – MG até o final de 2009, desenvolvendo com excelência um trabalho educacional voltado à infância,visando a formação de crianças mais tolerantes, afetuosas, fraternas e com múltiplas competências.



Análise de Ambientes
Interno
Forças:
Corpo docente qualificado;
Estrutura física interna acolhedora e agradável.
Fraquezas:
Salas pequenas;
Falta de laboratório de informática para uso das crianças.




Externo
Ameaças:
Escola de Educação Infantil próxima com preço equivalente ao desta instituição;
Comunidade com alto índice de violência
Oportunidades:
Parceria com escola de informática com didática voltada para crianças menores de 06 anos





Público-alvo



Estrutura de Ensino
Maternal para crianças de 03 meses até 2 anos
Grupo I para crianças até 3 anos
Grupo II para crianças até 4 anos
Grupo III para crianças até 5 anos.

Horários
Matutino: de 07 às 12 horas
Vespertino: de 13 às 17 horas
Integral: de 07 às 19 horas








Marketing

Escola Infantil Cantinho da Paz







Ficou encantado?






Nós, equipe da Cantinho da Paz, garantimos educação integral ao que você tem de mais precioso.










Somos um espaço de educação infantil e atendemos desde o Berçário (3 meses) até a Educação Infatil (5 anos)







Tem cheiro de bolo, tem feijão fresquinho, tem nutricionista cuidando da alimentação.Tem tinta, tem papel, tem argila, tem teatro, tem brincadeiras, tem professora de música que canta e encanta... Tem brincadeira de correr, de virar "estátua", de "venha cá meus pintinhos", telefone sem fio, de dar cambalhotas, isso sem contar o que eles inventam nas aulas de expressão corporal!

Faça-nos uma visita! Um aperitivo está em nossa home page,mas teremos o maior prazer em recebê-lo e mostrar um dia de trabalho de nossa equipe.

ESPAÇO DA CRIANÇA _ GESTÂO RJ II

Projeto Interdisciplinar – Gestão Educacional I
Curso – Licenciatura em Pedagogia
Profª Andressa Rocha


Grupo Gestão II – RJ

Adrianne Ogêda
Ana Lúcia Chagas
Andreia Reis Vidal
Kátia Elizabeth Hein
Lucimar Gonçalves

ESPAÇO DA CRIANÇA
Missão :
Ser um espaço contemporâneo, para que a criança construa seu conhecimento e autonomia para trilhar seu próprio caminho através da brincadeira, da arte ,da cultura, dos sonhos que muitos são privados.O Espaço da Criança desenvolve a autonomia do pensamento através de uma metodologia constituída a partir dos 4 pilares da educação, Ser – Conhecer - Saber- Fazer.As crianças recebem atenção, carinho, alimentação diária, orientação para o desenvolvimento de sua identidade, criatividade e sua capacidade produtiva. Nosso modelo pedagógico acredita que vias de solução não estão em doar de forma paternalista objetos de consumo (que condenam à passividade) ou em oferecer modelos de vida inalcançáveis, mais sim em assumir a riqueza que é cada ser humano apesar de todas as suas carências, em recobrar ativamente sua auto-estima e seu poder de autonomia.

Visão:
Além de um lugar seguro para a criança, nossa escola oferece um trabalho diferenciado, valorizando a brincadeira infantil, o estímulo ao desenvolvimento e um ambiente estimulante e acolhedor. Com uma equipe qualificada e multidisciplinar, que inclui pedagogos, especialistas em Educação Infantil, psicólogos, psicomotricistas e uma equipe de artes.
O atendimento aos pais e o desenvolvimento pleno do cognitivo/psicomotor/emocional da criança é uma das nossas maiores preocupações. Para isso, estão previstos encontros frequentes entre a equipe e as famílias, constituindo assim um trabalho de
cooperatividade,onde a participação da família é de extrema importância para o pleno desenvolvimento de nossas atividades. Nossa meta é trazer a família e comunidade para dentro da escola e vice – versa.

Análise do Ambiente :
Interno
Pontos fortes
· O Espaço Escola possui excelente infra –estrutura física
· Equipe pedagógica qualificada e multidisciplinar
· Horário Integral dividido em pedagógico e oficinas
· Escola em local privilegiado, bem arborizado e seguro.
· Cooperação e participação ativa dos pais
Pontos fracos :
· Falta de investimento tecnológico
· Falta d’água constante. Recurso financeiro para construção de uma cisterna.

Externo
Ameaças:

· A implementação de horário Integral na rede municipal. Concorrência forte ( gratuidade)
· A oferta de melhores salários pela rede pública aos profissionais da educação.

Oportunidades

· O Espaço da Criança oferece uma proposta diferenciada, ao trabalhar a autonomia do pensamento
· A Escola possui parceria com empresas privadas, onde os funcionários, recebem desconto na mensalidade dos filhos.


Identificação do público alvo:

A Escola recebe crianças de 3 a 7 anos, do maternal à alfabetização, em horário integral,com turnos divididos em pedagógico e oficinas de arte, leitura, vivências, jogos , esporte, brinquedoteca, informática, inglês, música e movimento.

Marketing Promocional

O Espaço da Criança oferece uma gestão integrada e democrática, onde as decisões mais importantes são tomadas com o apoio de todos os envolvidos. Venha fazer parte desse espaço feito para você.
Aqui , suas palavras se tornam realidade, seus sonhos respeitados e sua vontade é coletiva.
Nesse espaço, trabalhamos com organização,higiene, limpeza, consciência, livre-expressão, auto-estima, comunicação, cidadania e autonomia.
É o espaço que sua criança precisa para construir seu conhecimento e desenvolver suas habilidades com segurança, respeito, carinho , responsabilidade e competência.
Oferecemos um período de adaptação de 4 semanas gratuitamente. Venha nos visitar e conhecer nossa proposta.


ESPAÇO DA CRIANÇA
Rua Alfredo Backer nº 151
Bairro: Vivendas da Lagoa
Rio de Janeiro – RJ - Brasil

Gestão Educacional I


Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

João Cabral de Melo Neto








O COLÉGIO EVOLUÇÃO tem como missão formar integramente o indivíduo. Aqui, a informação deverá caminhar lado a lado com a formação do ser intelectual e do ser emocional, da criatividade, da afetividade e da vivência, por um mundo melhor.




O COLÉGIO EVOLUÇÃO tem o objetivo de tornar-se, nos próximos 10 anos, referência de qualidade na formação dos alunos, figurando entre as melhores escolas da cidade. Começaremos oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental (até 5º ano). Posteriormente iremos introduzindo as demais séries, até conseguirmos oferecer todo o Ensino Básico.






Interno (Pontos Fortes)

- A escola implantará, desde o início, um sistema de gestão democrática e participativa, incluindo aí pais e comunidade.
- A equipe de docentes será composta por professores qualificados e comprometidos, trabalhando sempre de forma integrada.
- Bons salários e benefícios, gratificações por desempenho.
- Proporcionar acesso dos professores ao acervo de material didático para sua melhor utilização;
- Sensibilizar os professores para a importância da atualização e do aperfeiçoamento constante;
- Estimular e envolver os funcionários da escola, salientando seu papel fundamental de apoio ao trabalho reeducativo;
- Organizar reuniões constantes com professores, funcionários, coordenação e direção para que a missão da escola seja compartilhada por todos os segmentos;
- Adotar uma prática administrativa coerente com a prática pedagógica da escola.
- Oferecer condições para que o professor se transforme em um dos agentes sociais capazes de provocar mudanças;
- Excelente infra-estrutura - as salas de aula serão adequadas a cada segmento, a escola investirá ainda em laboratório, sala de informática, sala de vídeo e biblioteca e quaisquer outros espaços que o Conselho julgue adequado para alcançar as metas da escola.
A escola, em todos os seus segmentos estará disponível para ajudar os alunos também com:
· Orientação psicológica;
· Apoio do corpo docente e da direção.
· Grupos de apoio a jovens e a pais.

No que se refere ao Sistema de Avaliação:
A equipe escolar tem como conceito compartilhado de avaliação o que se segue:
· Diagnóstico contínuo da aprendizagem do aluno, suas dificuldades, seu desempenho, forma de ajustamento do aluno perante o desempenho da classe, da disciplina (conteúdo) e seu relacionamento coletivo.
· Momento de reflexão para redirecionar os caminhos.
· Auxílio constante aos alunos com dificuldades.

Interno (Pontos Fracos)

- Custo alto de mão-de-obra;
- Custo alto de manutenção de infra-estrutura.

Externo (Oportunidades)

- Bairro predominantemente residencial, com crianças e adolescentes em idade escolar.
- Há na comunidade pessoas com poder aquisitivo alto que se deslocam para levar os filhos a escolas em outros bairros, que poderão transferi-los para mais pero de casa.
- Predomínio de classe média, preocupados e esforçados em oferecer educação de qualidade aos filhos, para que eles possam ter mais oportunidades no futuro.
- Há escolas no local, mas nenhuma com o porte e os serviços que pretendemos oferecer.


Externo (Ameaças)

- Concorrência – apesar de não haver uma escola de mesmo porte, as que existem já são conhecidas da comunidade local.
- Predomínio de classe média, o que deverá influenciar o valor da mensalidade.






O público-alvo compõe-se dos moradores do bairro e adjacências, composta por famílias de classe média, que buscam uma situação financeira melhor. O nível cultural predominante na comunidade é o de Ensino Médio completo.





PARA OS ALUNOS:

· Conteúdo condizente com seu nível pedagógico;
· Avaliação condizente com seu desempenho global;
· Acesso à informação atualizada sempre relacionando o conteúdo à realidade de sua comunidade, cidade, estado e país;
· Acesso a livros para leitura e pesquisa;
· Ambiente agradável na escola;
· Participação de forma produtiva das atividades de classe e extra-classe;
· Participação nas atividades dos projetos especiais da escola


PARA OS PAIS E COMUNIDADE:

· Descontos progressivos para cada membro da família que ingressar na escola;
· Estabelecer um trabalho conjunto entre a escola e as famílias para que estas readquiram a função primordial de participar ativamente na vida de seus filhos;
· Para que possamos atingir esses objetivos, mesmo que a longo prazo, a escola solicitará a participação dos pais em:
- Atividades extra-classe (previstas no calendário escolar);
- Palestras de interesse público (drogas, alimentação, orientação sexual, a influência da televisão, violência etc.);
- Reuniões de pais, solicitando aos mesmos, sugestões para serem levadas ao Conselho da Escola;
- Sempre que se detectar a necessidade de encaminhamento de alunos para atendimento médico ou psicológico, os pais deverão ser consultados antes de qualquer ação;
- Faremos a prestação constante de informações e esclarecimentos que se refiram aos alunos e à escola;
- A escola estará sempre aberta ao diálogo com a comunidade.
· Atrair os pais para a comunidade escolar através de reuniões. Haverá pronta acolhida aos que recorrerem à escola para obter informações sobre rendimento e desempenho do aluno, ou quaisquer outras que relacionadas à escola;
· Abrir espaço para alunos e pais procurarem a Coordenação para diminuir dúvidas sobre as relações professores/alunos, alunos/ensino/aprendizagem;
· Dar clareza e transparência aos critérios de avaliação;
· Elaborar o regimento interno em conjunto com pais, professores e alunos.
· Criar condições para o trabalho interdisciplinar.
· Propor atividades coletivas sobre assuntos que visem a cidadania e o desenvolvimento moral e intelectual do aluno;
· Estudar e analisar textos que reflitam sobre a realidade escolar, principalmente a do aluno do período noturno;
· Criar um espaço cultural para expor trabalhos dos alunos, promovendo a integração com alunos de outras classes e envolvendo a comunidade escolar;
· Promover palestras, debates e seminários com profissionais competentes (psicólogos, médicos, dentistas, assistente sociais, etc.) abordando temas de interesse para a comunidade;
· Dar ênfase às atividades esportivas para valorizar o espírito coletivo, procurando estimular os jogos interclasses.


Colégio Evolução
View SlideShare presentation or Upload your own.




Imaginação, Criatividade, Escola

Ruth Rocha
Para mudá-la (a sociedade) são necessários homens criativos que saibam usar sua imaginação. (...) desenvolvamos (...) a criatividade de todos para mudar o mundo.
(...) a criatividade é uma característica do homem e não um dom concedido a poucos. A divisão injusta do trabalho, a educação concedida apenas aos privilegiados, a falta de estímulos adequados no ambiente em que cresce a maioria das crianças é que faz com que a criatividade pareça manifestar-se apenas em poucas pessoas.
Em educação, como de resto em muitas atividades humanas, o grande erro, a grande armadilha, é que freqüentemente, na preocupação de fazer-se um belo trabalho, perde-se de vista nossos verdadeiros objetivos.
E o objetivo do verdadeiro educador deve ser um só: educar pessoas que possam mudar esse mundo tão voltado para coisas sem nenhuma importância, tão esquecido da felicidade de todos, tão cheio de injustiças!
Devemos ter fé em que isso possa ser feito. Gianni Rodari confia e nos diz isso de maneira bem-humorada: “ Se, a despeito de tudo não acreditássemos num futuro melhor, de que adiantaria freqüentar o dentista? ”




E.A. - ESCOLA DO AMANHÃ

Grupo As Três Mosqueteiras:
Adriana, Tatiana, Sandra, Deborah, Alda


Missão:

“Desenvolver indivíduos responsáveis, bem informados, receptivos, confiantes e com senso comunitário através de um ambiente educacional onde todos os alunos são motivados a desenvolver suas potencialidades em um ambiente não discriminatório e multi-cultural.”

Visão:

“A Escola do Amanhã é uma comunidade acolhedora, que busca a excelência, onde todos os indivíduos são importantes.”

Análise dos Ambientes Interno e Externo:

S
Qualidade de Ensino
Treinamento e Atualização
Interdisciplinaridade
Pluralismo de Idéias
Ambiente Acolhedor

O
Proposta inovadora
Visão Holística do indivíduo
Teto de alunos por sala de aula recomendável

W
Localização
Insuficiência de Recursos financeiros
Falta de uma cultura de avaliação para alguns departamentos

T
Desvalorização da Educação e seus profissionais
Abertura de outras escolas nas redondezas
Espaço e Instalações

Público Alvo: Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Marketing Promocional:

- Na entrada do segundo filho dá-se desconto de 10% na mensalidade, no caso de 3 ou mais filhos 20%
- Parcerias com cursos de Inglês e Informática oferecendo-se desconto de 30% na mensalidade
- Horário Integral e Hora do dever supervisionado

Trabalho Interdisciplinar - Grupo: "Qual é o Nome?"



INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
Graduação à Distância em Pedagogia
Projeto Interdisciplinar: Gestão Educacional I
Profª: Andressa Rocha
Grupo: Qual é o Nome?




Integrantes:
Ana Maria L. C. Pinto
Eloisa H. Teixeira Magalhães
Luciane Prata Pessanha
Maria Filomena L. Apolinário
Tatiane Farias da Silva


VIDA ESPAÇO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MISSÃO:

Favorecer a construção do conhecimento através da ação,das descobertas, das invenções e transformações feitas pelaprópria criança.


VISÃO:

Propiciar às crianças um ambiente educacional no qual hajaconstantemente uma abordagem humanística.- Formar integralmente as crianças, estimulando-as na busca doconhecimento delas mesmas e do desenvolvimento de suas competências: osaber fazer, ser e conviver, proporcionando os recursos necessáriospara torná-las criativas, autônomas, confiantes, éticas, integradase felizes.-Trabalhar conteúdos específicas, visando a sua aplicabilidade em prolda construção de uma sociedade mais justa.


PÚBLICO ALVO:
Crianças a partir de 3 meses até 6 anos.


PONTOS FORTES - INTERNO:
. Equipe Pedagógica composta por psicopedagoga, pedagoga, psicóloga,psicomotricista, fonoaudióloga, nutricionista.. Professores qualificados e comprometidos com a educação.. Horários especiais.. Atividades Esportivas.. Informática Educativa.. Iniciação Musical.. Dança Criativa.

Infra-estrutura:
área verde, parquinho, quadra poliesportiva coberta, piscina, oficina de artes, laboratório de ciências e informática, biblioteca, salão de atividades (dança, judô e capoeira), sala dedescanso, sala de vídeo, refeitório, salas de aula amplas e ventiladas, sistema de segurança com circuito de TV.


PONTOS FRACOS:
. Falta de pessoal de apoio mais comprometido.. Piscina descoberta.. Falta de um auditório.. Parquinho não cercado.. Falta de uma pequena arquibancada em volta da quadra.

OPORTUNIDADES - EXTERNO:
. Atividades esportivas oferecidas à comunidade.. Eventos como Mostra Literária e Feira Cultural abertos à comunidade.


AMEAÇA:
. Escolas na redondeza que oferecem baixos custos.



MARKETING PROMOCIONAL

Descontos proporcionais a partir do 2º e 3º filho matriculados na escola.
Renovação de matrícula a partir de setembro, facilitando o parcelamento em três vezes.

Na época de matrícula:
manter um professor de plantão, responsável por receber e orientar pais e filhos em uma visita pela instituição. O professor mostra toda a estrutura física, e, depois, os futuros clientes conhecem a estrutura pedagógica.
Entrega de folhetos explicativos.
Reuniões coletivas com os educadores e candidatos à escola.

Aproveitar o calendário dos eventos da escola que são abertos à comunidade. Por exemplo, festa junina, feira de ciências, palestras diversas. Sempre que possível esses eventos devem ser divulgados, convidando as pessoas para participar.

Cartazes no comércio local, panfletos distribuídos nas proximidades da instituição, nos shoppings, mercados.

Mala direta com depoimentos de pais dos alunos.
Informativo para os pais, naturalmente interessados no que se tem a dizer, pois isso envolve diretamente os filhos deles. Conseguir que o jornalzinho circule entre amigos e parentes de cada família, com uma seção de atividades/textos dos alunos, para fins de corujice explícita; textos de professores explicando sua visão sobre a matéria, textos leves e motivacionais, informações úteis sobre acontecimentos da comunidade e região.

Cursos diversos, tipo judô, ballet, jazz com preço promocionais para os alunos.


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

Graduação a Distância em Pedagogia

Projeto Interdisciplinar: Gestão Educacional I

Profª: Andressa Rocha

Grupo: Reaprender

Giselle Bicalho Sampaio Duque
Renata Queiroga Bicalho Brasil
Andréia Pereira Ferreira
Sheila Sueli Dias da Costa

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇAS PEQUENAS

PLANEJAMENTO ESCOLAR:

MISSÃO DA ESCOLA-
Nosso objetivo é oferecer aos alunos experiências que satisfaçam às necessidades de cada faixa etária, desenvolvendo a responsabilidade de participar ativamente na construção de um mundo novo, alicerçado em princípios de solidariedade humana e respeito ao próximo.
Percebemos a criança como um ser único, cujas potencialidades são respeitadas no seu próprio ritmo de aprendizagem, tornando-se essencial valorizar sua criatividade, autonomia, interesses e escolhas. Nesse processo, o professor é um orientador de novas conquistas.
.

VISÃO ESCOLAR-
Nossa proposta visa o melhor aproveitamento da criança em todos os aspectos do seu desenvolvimento e é baseada nas teorias construtivista/interacionista.
Acreditamos que a escola é também um espaço para se estabelecer laços afetivos, através dos quais se constroem valores éticos e morais.

ANALISE DO AMBIENTE:

INTERNOS-


Pontos Fortes:

  • A escola conta com uma completa infra-estrutura

  • Boa localização numa rua calma e arborizada

  • Temos horário integral

  • Assistência nutricional e pediátrica

  • Boa parceria com os responsáveis


Pontos Fracos:


  • Salas pequenas

  • Pouco espaço ao ar livre

  • Alguns professores não têm formação pedagógica


    EXTERNOS-

    Ameaças:

  • Concorrência das outras escolas de Educação Infantil

  • A escola se encontra perto de favelas

  • Falta um pouco de informatização na administração.


Oportunidades:


  • No bairro é a única escola que aceita crianças no berçário

  • Estamos procurando outro espaço na redondeza para termos o Ensino Fundamental I, os pais pedem muito .

  • Oferecemos aulas extras de inglês, capoeira e teatro para os alunos interessados que não forem do integral.


IDENTIFICAÇÃO DO PUBLICO-ALVO –

Ensino Infantil, do bercário( crianças apartir de 4 meses)até a Pré - escolar 2



MARKETING PROMOCIONAL-


Podemos oferecer outros horários no período integral, de forma a atender às necessidades dos pais e responsáveis.
No horário integral, oferecemos atividades para quem deseja, além da creche-escola, outras opções de qualidade. As crianças têm a possibilidade de permanecer durante o dia na escola, desenvolvendo atividades específicas e trabalhando suas potencialidades corporais, artísticas e de recreação. Tudo isso de forma saudável e prazerosa, garantindo a hora de brincar, de descansar e de estudar.Nosso berçário é um ambiente acolhedor e exclusivo aos nossos "pequenos alunos", onde realizamos um trabalho com base na afetividade, proporcionando segurança e tranqüilidade aos pais e bebês. Nossa nutricionista elabora um cardápio especialmente para esta faixa etária e de acordo com a necessidade de cada criança.



Matriculas aberta para o ano letivo de 2009


Centro de Educação Infantil Crianças Pequenas
Rua: General Rabelo 68, Gávea-R. J.
Tels: 21- 22742212







Escola Sonho Dourado.

Instituto A Vez do Mestre.
Licenciatura em Pedagogia.
Disciplina:Gestão Educacional I.
Professora:Andressa Rocha.
Integrantes do Grupo "As Pensantes":
Hanriete de Araújo da Silva
Marinalva da Silva Dias Amaral
Rosane conceição Henique da Silva
Rosilda da Silva Valpassos
Vanessa dos Santos Corrêa Lima
PROJETO INTERDISCIPLINAR.

ESCOLA SONHO DOURADO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."


Augusto Cury


MISSÃO DA ESCOLA:
A escola tem por missão produzir, sistematizar, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, através do ensino, da pesquisa e da participação efetiva dos educandos, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para uma sociedade mais justa e democrática em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro. A escola está comprometida com a qualidade do ensino e desenvolvimento integral dos nossos alunos. Trabalhamos coletivamente para a formação do cidadão e de seres reflexivos, além de ver os educandos como indivíduos que aprendem, por isso, a escola prioriza todos os momentos, inclusive situações trazidas pelos alunos, de modo que haja integração escola - vivências dos alunos –comunidade. Acreditamos no crescimento pessoal, no desenvolvimento das habilidades e competências, por isso, o trabalho é feito com responsabilidade e credibilidade, visando o desempenho dos alunos na sociedade em que vivemos.


VISÃO DA ESCOLA
o se projetar como escola modelo para o horizonte 2008-2025, a Sonho Dourado quer se ver percebida, de forma desafiadora, abrangente e detalhada, direcionando para tanto os seus rumos. Ser reconhecida pelos alunos, família e comunidade como uma escola com ensino de excelência.
Ser uma escola inovadora, de referência nacional e de abrangência estadual, e com ações marcadas pelo comprometimento e pela responsabilidade social.





ANÁLISE DO AMBIENTE


  • Interno:

Pontos Fortes:
-Participação efetiva dos responsáveis.
-Apesar de ser uma escola grande, o índice de violência é baixo.
-Educação baseada em conceitos contextualizados.
-Equipe pedagógica bastante qualificada.
-Boa estrutura física.
-Preocupação com a melhoria da escola por parte de todos.
-Qualidade do ensino.
-Existência de um vasto patrimônio histórico e cultural.
-O valor da mensalidade é competitivo, levando em consideração os serviços de qualidade que a escola oferece.
-O PPP bem estruturado com participação coletiva.


Pontos Fracos:
- Dificuldade em estabelecer parcerias com instituições públicas para a realização de mais projetos e programas sociais.
-Inadimplência
-O salário dos profissionais precisa ser revisto, pois a baixa remuneração pode afetar no desempenho e motivação desses profissionais.



  • Externo:

Ameaças:
-Existência de muitas escolas na região com a oferta de Ensino Básico.
-A proposta de ensino (tradicional) é, ainda, bastante procurada pela clientela.
-Os serviços (outras instituições) oferecidos são interessantes e de qualidade.

Oportunidades:
-As concorrentes não apresentam um PPP bem definido
-Nossa escola tem como diferencial a filosofia construtivista (Estamos conscientizando a clientela em relação a nossa proposta)
-As escolas da região são “fechadas” a participação da comunidade escolar, se restringindo ao atendimento aos clientes fixos (os que pagam).
-O contato com a família é distante (nas escolas próximas), os contatos diários são através de bilhetes e recados nas agendas.


IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO ALVO:

Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º segmento).


ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS:
-Conseguir um aperfeiçoamento contínuo através da avaliação da qualidade dos serviços que presta e através do desenvolvimento de ações que reforcem os seus pontos fortes e que superem os seus pontos fracos;
-A auto-avaliação;
-Ética em todas as ações;
-Os processos de planejamento eficazes e abrangentes;
-Consulta e participação dos pais, alunos, funcionários e outros na tentativa de definir prioridades de desenvolvimento e um rumo para o progresso;
- Manutenção e desenvolvimento da cultura de escola, clima e relacionamentos;
- Estruturação do currículo e dos programas de ensino;
- Proporcionar apoio para a necessidade de aprendizagem individual, incluindo as necessidades de educação especial;
-Equipe Pedagógica entrosada envolvida e motivada para melhor desenvolvimento dos alunos (cognitivo, social, afetivo, moral) contribuindo para uma escola e sociedade de qualidade.
-Identificação, análise, previsão e decisão conjunta e global de questões referentes à escola, educação, ações a serem tomadas em prol dos objetivos.
-Prioriza as competências, habilidades e desenvolvimento individual, respeitando o ritmo de cada aluno.


MARKETING PROMOCIONAL:



A escola premiará os melhores alunos com bolsas e aulas extras para que desenvolvam melhor seu talento. Passeios culturais visando à ligação entre teoria e prática. Além das aulas de informática e idiomas contidas no currículo, serão oferecidas oficinas mensais com profissionais renomados. Campeonatos diversos de cunho pedagógico e esportivo serão realizados. Valorizamos a construção dos alunos em todos os aspectos e momentos da vida deles. Contribuímos para a participação e desenvolvimento dos alunos, estimulando-os e motivando-os ao aprendizado. As vivências, relações humanas e afetividade são pontos importantes no processo ensino-aprendizagem. A co-gestão é adotada em nossa escola, pois estamos convictos que as decisões devem ser compartilhadas com todos os elementos interessados no processo educativo.

Alguns motivos para ficarem conosco!

1. Educação inovadora através de um ensino de qualidade, onde a criança conquista seu próprio espaço, construindo conhecimento, desenvolvendo a auto-estima, criando hábitos e atitudes de respeito e solidariedade.

2. Atividades de: informática, inglês, música, educação física, psicomotricidade, além de oficinas de criatividade, sala de CONVIVÊNCIA E SALA DE MULTIMEIOS leitura, etc.

3. Salas confortáveis com mobiliário adequado, material didático altamente específico ao trabalho desenvolvido e ar CONDICIONADO nas salas.

4. Ampla área de lazer onde o espaço propicia liberdade para a criança e contato direto com a natureza, através da horta coletiva E DO MINI-ZOO? Assim a criança cria atitudes de respeito a vida e a natureza.

5. Atividades extraclasse de: escolinha de futebol, balé e capoeira.

6. Metodologia de projetos pedagógicos com a globalização do ensino, favorecendo uma aprendizagem prática, objetiva, concretizando o ensino para uma melhor qualidade de vida no dia-a-dia.

7. Aqui você cresce como a Escola Sonho Dourado, pois teremos uma educação em níveis seriados até o ensino Fundamental.

8. A família encontra um espaço para participar, através do diálogo, de todo o trabalho que será desenvolvido passo a passo. A parceria família x escola é fator de crescimento coletivo, o que será muito importante para a criança.

9. Todo nosso trabalho começa no berçário, onde conforto segurança e bem estar é objetivo principal.

10. Berçário amplo, arejado, com piso fofo, banheiro adequado, ar condicionado, sala de estimulação com piso fofo, brinquedos adequados, circuito interno de TV, lactário, solário e consultório médico trazem para o bebê segurança e conforto. Para a família, tranqüilidade e certeza de uma educação de qualidade.

Seja bem-vindo, a Escola Sonho Dourado, onde temos como filosofia:PENSARSENTIRCRIAR

Com uma educação democrática, que respeita as diferenças e valoriza o ser humano quem sai ganhando são os alunos e as famílias.

Tudo que seu filho precisa para o sucesso está aqui,no Colégio Sonho Dourado.

Qualidade,Educação e Conforto.

Esse é o nosso compromisso!

Seu filho merece o melhor!Se você pensa em investir no seu filho, não perca mais tempo. Matricule-o hoje mesmo e ganhe desconto na primeira mensalidade. Descomplique: Quando se tem um caminho mais seguro, porque insistir no incerto?
Rua das Flores, 254 Jacarepaguá. Tel.2244-7985.
Faça-nos uma visita!













terça-feira, 23 de setembro de 2008

Escola Mundo Melhor


Nossa Missão

Desenvolver o autoconhecimento e uma visão crítica da realidade social e física, capacitando o indivíduo a atuar como agente de mudança.


Nossa Visão

Educar os alunos para a autonomia de pensamento, ampliação de sua leitura de mundo, livre expressão, respeito às diferenças, socialização, reconhecimento da pluralidade humana e para a idéia de pertencimento a uma espécie.
Ser agente de mudança pressupõe valores antagônicos à competição, ao consumismo, ao conformismo, à discriminação das minorias, à exploração, à alienação, à opressão e à manipulação do homem, fazendo-o divergir da situação na qual se encontra situado, na busca de uma concepção de homem, que se desenvolve numa relação dialética com seus semelhantes, com a natureza e com a sociedade.


O Projeto Político-Pedagógico

O processo de planejamento participativo da nossa escola tem como ponto de partida de seu funcionamento administrativo e pedagógico a PARTICIPAÇÃO. Este processo busca envolver toda a comunidade escolar na sua gestão.
É na perspectiva de uma administração democrática que se estabelece como ponto de chegada, a co-gestão.
A participação tem sido a categoria fundamental deste processo/projeto. E sua maior consistência está na possibilidade de ser exercida tanto no processo pedagógico, quanto nos aspectos administrativos da escola, aparecendo coerentemente no processo/projeto educativo.
Formação crítica para o exercício consciente da cidadania; aperfeiçoamento e valorização e interação de todos os componentes da comunidade escolar, através da aquisição de conhecimento e desenvolvimento da competência para o mundo do trabalho e da cultura; compromisso com a transformação da atual sociedade e a formação em uma sociedade plural e justa; inserção das comunidades carentes ao nosso projeto político institucional como ampliação do nosso campo de trabalho.


FOFA - Análise do Ambiente
(forças - oportunidades – fraquezas – ameaças)


ESCOLA






FORÇAS




  1. Contamos com um corpo docente competente, qualificado e aberto a novos conhecimentos. Somos uma escola interdisciplinar trabalhando na verticalidade para um crescimento coeso e contínuo.


  2. Temos aprovação no vestibular para universidades públicas.


  3. Contamos com espaço físico excelente com bastante verde ao ar livre.



FRAQUEZAS




  1. Falta de equipamentos de alta tecnologia;


  2. Professores horistas com pouco envolvimento nas questões gerais da escola;


  3. As pessoas que trabalham na escola, por vezes, vêem-se como proprietários dela


OPORTUNIDADES



A vizinhança é carente de escola que atenda a faixa etária de 2 anos em diante;




AMEAÇAS



1. A localização. Nossa escola fica situada num local cercado por favelas e morros.


ESCOLA E COMUNIDADE




FORÇAS

Funcionamos com Conselho Escolar, Associação de Pais e Alunos e Grêmio Estudantil;




FRAQUEZAS



1. As pessoas que trabalham na escola, particularmente os docentes, por vezes pensam que a participação comunitária pode ameaçar sua autoridade pedagógica

OPORTUNIDADES



A Associação de Moradores solicitou, através de abaixo assinado a abertura da escola no bairro.



AMEAÇAS




1. Os familiares dos alunos e a sociedade toda (incluindo os profissionais da educação) têm pouca experiência com o controle social;



Marketing Promocional

Quando pais e professores estão presentes nas discussões dos aspectos educacionais, estabelecem-se situações de aprendizagem de mão dupla: ora a escola estende sua função pedagógica para fora, ora a comunidade influencia os destinos da escola. As famílias começam a perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, a escola aprende a ouvir sugestões e aceitar influências.

Entendemos que cada criança é um ser único, que pensa, sente, observa, reflete e se expressa de maneira própria. Ao observar o mundo à sua volta, ela se questiona e elabora explicações acerca da realidade, sendo capaz de construir diferentes conhecimentos.
Nosso objetivo é que o espaço escolar seja o espaço coletivo onde a criança vai aprender a viver em grupo, perceber que existe o outro, seus desejos, interesses e necessidades.
Queremos que o aprender seja prazeroso, instigante e se dê por meios de troca constante entre eles e os adultos.
O nosso planejamento contempla os conteúdos básicos de cada disciplina e são selecionados de forma que contribua para formação de um cidadão crítico e transformador. Os temas são trabalhados em forma de projetos para se garantir a interdisciplinaridade e estes projetos são enriquecidos com Estudo de campo.
Temos como finalidade capacitar nossos alunos a serem indivíduos autônomos, com formação crítica e capazes de decidir e fazer escolhas nas diversas áreas de sua vida.
Contamos com um trabalho coletivo e integrado com toda a escola e a comunidade que a cerca, como pré-vestibular comunitário, onde temos os nossos alunos e ex-alunos como professores voluntários.

Nosso Público Alvo

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Nossa sede fica na Rua Do Saber, todos os números, em Boa Esperança, Cidade Nova.
Telefone: 2345-6789.

VENHA FAZER-NOS UMA VISITA!