quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Escola Sonho Dourado.

Instituto A Vez do Mestre.
Licenciatura em Pedagogia.
Disciplina:Gestão Educacional I.
Professora:Andressa Rocha.
Integrantes do Grupo "As Pensantes":
Hanriete de Araújo da Silva
Marinalva da Silva Dias Amaral
Rosane conceição Henique da Silva
Rosilda da Silva Valpassos
Vanessa dos Santos Corrêa Lima
PROJETO INTERDISCIPLINAR.

ESCOLA SONHO DOURADO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."


Augusto Cury


MISSÃO DA ESCOLA:
A escola tem por missão produzir, sistematizar, socializar e aplicar o conhecimento nos diversos campos do saber, através do ensino, da pesquisa e da participação efetiva dos educandos, indissociavelmente articulados, de modo a contribuir para uma sociedade mais justa e democrática em prol da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro. A escola está comprometida com a qualidade do ensino e desenvolvimento integral dos nossos alunos. Trabalhamos coletivamente para a formação do cidadão e de seres reflexivos, além de ver os educandos como indivíduos que aprendem, por isso, a escola prioriza todos os momentos, inclusive situações trazidas pelos alunos, de modo que haja integração escola - vivências dos alunos –comunidade. Acreditamos no crescimento pessoal, no desenvolvimento das habilidades e competências, por isso, o trabalho é feito com responsabilidade e credibilidade, visando o desempenho dos alunos na sociedade em que vivemos.


VISÃO DA ESCOLA
o se projetar como escola modelo para o horizonte 2008-2025, a Sonho Dourado quer se ver percebida, de forma desafiadora, abrangente e detalhada, direcionando para tanto os seus rumos. Ser reconhecida pelos alunos, família e comunidade como uma escola com ensino de excelência.
Ser uma escola inovadora, de referência nacional e de abrangência estadual, e com ações marcadas pelo comprometimento e pela responsabilidade social.





ANÁLISE DO AMBIENTE


  • Interno:

Pontos Fortes:
-Participação efetiva dos responsáveis.
-Apesar de ser uma escola grande, o índice de violência é baixo.
-Educação baseada em conceitos contextualizados.
-Equipe pedagógica bastante qualificada.
-Boa estrutura física.
-Preocupação com a melhoria da escola por parte de todos.
-Qualidade do ensino.
-Existência de um vasto patrimônio histórico e cultural.
-O valor da mensalidade é competitivo, levando em consideração os serviços de qualidade que a escola oferece.
-O PPP bem estruturado com participação coletiva.


Pontos Fracos:
- Dificuldade em estabelecer parcerias com instituições públicas para a realização de mais projetos e programas sociais.
-Inadimplência
-O salário dos profissionais precisa ser revisto, pois a baixa remuneração pode afetar no desempenho e motivação desses profissionais.



  • Externo:

Ameaças:
-Existência de muitas escolas na região com a oferta de Ensino Básico.
-A proposta de ensino (tradicional) é, ainda, bastante procurada pela clientela.
-Os serviços (outras instituições) oferecidos são interessantes e de qualidade.

Oportunidades:
-As concorrentes não apresentam um PPP bem definido
-Nossa escola tem como diferencial a filosofia construtivista (Estamos conscientizando a clientela em relação a nossa proposta)
-As escolas da região são “fechadas” a participação da comunidade escolar, se restringindo ao atendimento aos clientes fixos (os que pagam).
-O contato com a família é distante (nas escolas próximas), os contatos diários são através de bilhetes e recados nas agendas.


IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO ALVO:

Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º segmento).


ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS:
-Conseguir um aperfeiçoamento contínuo através da avaliação da qualidade dos serviços que presta e através do desenvolvimento de ações que reforcem os seus pontos fortes e que superem os seus pontos fracos;
-A auto-avaliação;
-Ética em todas as ações;
-Os processos de planejamento eficazes e abrangentes;
-Consulta e participação dos pais, alunos, funcionários e outros na tentativa de definir prioridades de desenvolvimento e um rumo para o progresso;
- Manutenção e desenvolvimento da cultura de escola, clima e relacionamentos;
- Estruturação do currículo e dos programas de ensino;
- Proporcionar apoio para a necessidade de aprendizagem individual, incluindo as necessidades de educação especial;
-Equipe Pedagógica entrosada envolvida e motivada para melhor desenvolvimento dos alunos (cognitivo, social, afetivo, moral) contribuindo para uma escola e sociedade de qualidade.
-Identificação, análise, previsão e decisão conjunta e global de questões referentes à escola, educação, ações a serem tomadas em prol dos objetivos.
-Prioriza as competências, habilidades e desenvolvimento individual, respeitando o ritmo de cada aluno.


MARKETING PROMOCIONAL:



A escola premiará os melhores alunos com bolsas e aulas extras para que desenvolvam melhor seu talento. Passeios culturais visando à ligação entre teoria e prática. Além das aulas de informática e idiomas contidas no currículo, serão oferecidas oficinas mensais com profissionais renomados. Campeonatos diversos de cunho pedagógico e esportivo serão realizados. Valorizamos a construção dos alunos em todos os aspectos e momentos da vida deles. Contribuímos para a participação e desenvolvimento dos alunos, estimulando-os e motivando-os ao aprendizado. As vivências, relações humanas e afetividade são pontos importantes no processo ensino-aprendizagem. A co-gestão é adotada em nossa escola, pois estamos convictos que as decisões devem ser compartilhadas com todos os elementos interessados no processo educativo.

Alguns motivos para ficarem conosco!

1. Educação inovadora através de um ensino de qualidade, onde a criança conquista seu próprio espaço, construindo conhecimento, desenvolvendo a auto-estima, criando hábitos e atitudes de respeito e solidariedade.

2. Atividades de: informática, inglês, música, educação física, psicomotricidade, além de oficinas de criatividade, sala de CONVIVÊNCIA E SALA DE MULTIMEIOS leitura, etc.

3. Salas confortáveis com mobiliário adequado, material didático altamente específico ao trabalho desenvolvido e ar CONDICIONADO nas salas.

4. Ampla área de lazer onde o espaço propicia liberdade para a criança e contato direto com a natureza, através da horta coletiva E DO MINI-ZOO? Assim a criança cria atitudes de respeito a vida e a natureza.

5. Atividades extraclasse de: escolinha de futebol, balé e capoeira.

6. Metodologia de projetos pedagógicos com a globalização do ensino, favorecendo uma aprendizagem prática, objetiva, concretizando o ensino para uma melhor qualidade de vida no dia-a-dia.

7. Aqui você cresce como a Escola Sonho Dourado, pois teremos uma educação em níveis seriados até o ensino Fundamental.

8. A família encontra um espaço para participar, através do diálogo, de todo o trabalho que será desenvolvido passo a passo. A parceria família x escola é fator de crescimento coletivo, o que será muito importante para a criança.

9. Todo nosso trabalho começa no berçário, onde conforto segurança e bem estar é objetivo principal.

10. Berçário amplo, arejado, com piso fofo, banheiro adequado, ar condicionado, sala de estimulação com piso fofo, brinquedos adequados, circuito interno de TV, lactário, solário e consultório médico trazem para o bebê segurança e conforto. Para a família, tranqüilidade e certeza de uma educação de qualidade.

Seja bem-vindo, a Escola Sonho Dourado, onde temos como filosofia:PENSARSENTIRCRIAR

Com uma educação democrática, que respeita as diferenças e valoriza o ser humano quem sai ganhando são os alunos e as famílias.

Tudo que seu filho precisa para o sucesso está aqui,no Colégio Sonho Dourado.

Qualidade,Educação e Conforto.

Esse é o nosso compromisso!

Seu filho merece o melhor!Se você pensa em investir no seu filho, não perca mais tempo. Matricule-o hoje mesmo e ganhe desconto na primeira mensalidade. Descomplique: Quando se tem um caminho mais seguro, porque insistir no incerto?
Rua das Flores, 254 Jacarepaguá. Tel.2244-7985.
Faça-nos uma visita!













Um comentário:

Anônimo disse...

Augusto Cury é um grande educador, e sua proposta de planejamento estratégica traduz o verdadeiro significado de educar. Sua escola é mesmo um sonho dourado. Parabéns!