sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Trabalho Interdisciplinar - Grupo: "Qual é o Nome?"



INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
Graduação à Distância em Pedagogia
Projeto Interdisciplinar: Gestão Educacional I
Profª: Andressa Rocha
Grupo: Qual é o Nome?




Integrantes:
Ana Maria L. C. Pinto
Eloisa H. Teixeira Magalhães
Luciane Prata Pessanha
Maria Filomena L. Apolinário
Tatiane Farias da Silva


VIDA ESPAÇO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MISSÃO:

Favorecer a construção do conhecimento através da ação,das descobertas, das invenções e transformações feitas pelaprópria criança.


VISÃO:

Propiciar às crianças um ambiente educacional no qual hajaconstantemente uma abordagem humanística.- Formar integralmente as crianças, estimulando-as na busca doconhecimento delas mesmas e do desenvolvimento de suas competências: osaber fazer, ser e conviver, proporcionando os recursos necessáriospara torná-las criativas, autônomas, confiantes, éticas, integradase felizes.-Trabalhar conteúdos específicas, visando a sua aplicabilidade em prolda construção de uma sociedade mais justa.


PÚBLICO ALVO:
Crianças a partir de 3 meses até 6 anos.


PONTOS FORTES - INTERNO:
. Equipe Pedagógica composta por psicopedagoga, pedagoga, psicóloga,psicomotricista, fonoaudióloga, nutricionista.. Professores qualificados e comprometidos com a educação.. Horários especiais.. Atividades Esportivas.. Informática Educativa.. Iniciação Musical.. Dança Criativa.

Infra-estrutura:
área verde, parquinho, quadra poliesportiva coberta, piscina, oficina de artes, laboratório de ciências e informática, biblioteca, salão de atividades (dança, judô e capoeira), sala dedescanso, sala de vídeo, refeitório, salas de aula amplas e ventiladas, sistema de segurança com circuito de TV.


PONTOS FRACOS:
. Falta de pessoal de apoio mais comprometido.. Piscina descoberta.. Falta de um auditório.. Parquinho não cercado.. Falta de uma pequena arquibancada em volta da quadra.

OPORTUNIDADES - EXTERNO:
. Atividades esportivas oferecidas à comunidade.. Eventos como Mostra Literária e Feira Cultural abertos à comunidade.


AMEAÇA:
. Escolas na redondeza que oferecem baixos custos.



MARKETING PROMOCIONAL

Descontos proporcionais a partir do 2º e 3º filho matriculados na escola.
Renovação de matrícula a partir de setembro, facilitando o parcelamento em três vezes.

Na época de matrícula:
manter um professor de plantão, responsável por receber e orientar pais e filhos em uma visita pela instituição. O professor mostra toda a estrutura física, e, depois, os futuros clientes conhecem a estrutura pedagógica.
Entrega de folhetos explicativos.
Reuniões coletivas com os educadores e candidatos à escola.

Aproveitar o calendário dos eventos da escola que são abertos à comunidade. Por exemplo, festa junina, feira de ciências, palestras diversas. Sempre que possível esses eventos devem ser divulgados, convidando as pessoas para participar.

Cartazes no comércio local, panfletos distribuídos nas proximidades da instituição, nos shoppings, mercados.

Mala direta com depoimentos de pais dos alunos.
Informativo para os pais, naturalmente interessados no que se tem a dizer, pois isso envolve diretamente os filhos deles. Conseguir que o jornalzinho circule entre amigos e parentes de cada família, com uma seção de atividades/textos dos alunos, para fins de corujice explícita; textos de professores explicando sua visão sobre a matéria, textos leves e motivacionais, informações úteis sobre acontecimentos da comunidade e região.

Cursos diversos, tipo judô, ballet, jazz com preço promocionais para os alunos.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimas idéias de marketing promocional, parabéns! Gostamos muito de seu projeto, continuem nesse caminho!