sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Gestão Educacional I


Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

João Cabral de Melo Neto








O COLÉGIO EVOLUÇÃO tem como missão formar integramente o indivíduo. Aqui, a informação deverá caminhar lado a lado com a formação do ser intelectual e do ser emocional, da criatividade, da afetividade e da vivência, por um mundo melhor.




O COLÉGIO EVOLUÇÃO tem o objetivo de tornar-se, nos próximos 10 anos, referência de qualidade na formação dos alunos, figurando entre as melhores escolas da cidade. Começaremos oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental (até 5º ano). Posteriormente iremos introduzindo as demais séries, até conseguirmos oferecer todo o Ensino Básico.






Interno (Pontos Fortes)

- A escola implantará, desde o início, um sistema de gestão democrática e participativa, incluindo aí pais e comunidade.
- A equipe de docentes será composta por professores qualificados e comprometidos, trabalhando sempre de forma integrada.
- Bons salários e benefícios, gratificações por desempenho.
- Proporcionar acesso dos professores ao acervo de material didático para sua melhor utilização;
- Sensibilizar os professores para a importância da atualização e do aperfeiçoamento constante;
- Estimular e envolver os funcionários da escola, salientando seu papel fundamental de apoio ao trabalho reeducativo;
- Organizar reuniões constantes com professores, funcionários, coordenação e direção para que a missão da escola seja compartilhada por todos os segmentos;
- Adotar uma prática administrativa coerente com a prática pedagógica da escola.
- Oferecer condições para que o professor se transforme em um dos agentes sociais capazes de provocar mudanças;
- Excelente infra-estrutura - as salas de aula serão adequadas a cada segmento, a escola investirá ainda em laboratório, sala de informática, sala de vídeo e biblioteca e quaisquer outros espaços que o Conselho julgue adequado para alcançar as metas da escola.
A escola, em todos os seus segmentos estará disponível para ajudar os alunos também com:
· Orientação psicológica;
· Apoio do corpo docente e da direção.
· Grupos de apoio a jovens e a pais.

No que se refere ao Sistema de Avaliação:
A equipe escolar tem como conceito compartilhado de avaliação o que se segue:
· Diagnóstico contínuo da aprendizagem do aluno, suas dificuldades, seu desempenho, forma de ajustamento do aluno perante o desempenho da classe, da disciplina (conteúdo) e seu relacionamento coletivo.
· Momento de reflexão para redirecionar os caminhos.
· Auxílio constante aos alunos com dificuldades.

Interno (Pontos Fracos)

- Custo alto de mão-de-obra;
- Custo alto de manutenção de infra-estrutura.

Externo (Oportunidades)

- Bairro predominantemente residencial, com crianças e adolescentes em idade escolar.
- Há na comunidade pessoas com poder aquisitivo alto que se deslocam para levar os filhos a escolas em outros bairros, que poderão transferi-los para mais pero de casa.
- Predomínio de classe média, preocupados e esforçados em oferecer educação de qualidade aos filhos, para que eles possam ter mais oportunidades no futuro.
- Há escolas no local, mas nenhuma com o porte e os serviços que pretendemos oferecer.


Externo (Ameaças)

- Concorrência – apesar de não haver uma escola de mesmo porte, as que existem já são conhecidas da comunidade local.
- Predomínio de classe média, o que deverá influenciar o valor da mensalidade.






O público-alvo compõe-se dos moradores do bairro e adjacências, composta por famílias de classe média, que buscam uma situação financeira melhor. O nível cultural predominante na comunidade é o de Ensino Médio completo.





PARA OS ALUNOS:

· Conteúdo condizente com seu nível pedagógico;
· Avaliação condizente com seu desempenho global;
· Acesso à informação atualizada sempre relacionando o conteúdo à realidade de sua comunidade, cidade, estado e país;
· Acesso a livros para leitura e pesquisa;
· Ambiente agradável na escola;
· Participação de forma produtiva das atividades de classe e extra-classe;
· Participação nas atividades dos projetos especiais da escola


PARA OS PAIS E COMUNIDADE:

· Descontos progressivos para cada membro da família que ingressar na escola;
· Estabelecer um trabalho conjunto entre a escola e as famílias para que estas readquiram a função primordial de participar ativamente na vida de seus filhos;
· Para que possamos atingir esses objetivos, mesmo que a longo prazo, a escola solicitará a participação dos pais em:
- Atividades extra-classe (previstas no calendário escolar);
- Palestras de interesse público (drogas, alimentação, orientação sexual, a influência da televisão, violência etc.);
- Reuniões de pais, solicitando aos mesmos, sugestões para serem levadas ao Conselho da Escola;
- Sempre que se detectar a necessidade de encaminhamento de alunos para atendimento médico ou psicológico, os pais deverão ser consultados antes de qualquer ação;
- Faremos a prestação constante de informações e esclarecimentos que se refiram aos alunos e à escola;
- A escola estará sempre aberta ao diálogo com a comunidade.
· Atrair os pais para a comunidade escolar através de reuniões. Haverá pronta acolhida aos que recorrerem à escola para obter informações sobre rendimento e desempenho do aluno, ou quaisquer outras que relacionadas à escola;
· Abrir espaço para alunos e pais procurarem a Coordenação para diminuir dúvidas sobre as relações professores/alunos, alunos/ensino/aprendizagem;
· Dar clareza e transparência aos critérios de avaliação;
· Elaborar o regimento interno em conjunto com pais, professores e alunos.
· Criar condições para o trabalho interdisciplinar.
· Propor atividades coletivas sobre assuntos que visem a cidadania e o desenvolvimento moral e intelectual do aluno;
· Estudar e analisar textos que reflitam sobre a realidade escolar, principalmente a do aluno do período noturno;
· Criar um espaço cultural para expor trabalhos dos alunos, promovendo a integração com alunos de outras classes e envolvendo a comunidade escolar;
· Promover palestras, debates e seminários com profissionais competentes (psicólogos, médicos, dentistas, assistente sociais, etc.) abordando temas de interesse para a comunidade;
· Dar ênfase às atividades esportivas para valorizar o espírito coletivo, procurando estimular os jogos interclasses.


Colégio Evolução
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Imaginação, Criatividade, Escola

Ruth Rocha
Para mudá-la (a sociedade) são necessários homens criativos que saibam usar sua imaginação. (...) desenvolvamos (...) a criatividade de todos para mudar o mundo.
(...) a criatividade é uma característica do homem e não um dom concedido a poucos. A divisão injusta do trabalho, a educação concedida apenas aos privilegiados, a falta de estímulos adequados no ambiente em que cresce a maioria das crianças é que faz com que a criatividade pareça manifestar-se apenas em poucas pessoas.
Em educação, como de resto em muitas atividades humanas, o grande erro, a grande armadilha, é que freqüentemente, na preocupação de fazer-se um belo trabalho, perde-se de vista nossos verdadeiros objetivos.
E o objetivo do verdadeiro educador deve ser um só: educar pessoas que possam mudar esse mundo tão voltado para coisas sem nenhuma importância, tão esquecido da felicidade de todos, tão cheio de injustiças!
Devemos ter fé em que isso possa ser feito. Gianni Rodari confia e nos diz isso de maneira bem-humorada: “ Se, a despeito de tudo não acreditássemos num futuro melhor, de que adiantaria freqüentar o dentista? ”




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