quinta-feira, 10 de abril de 2008

Escola Dinâmica

História
Fundada em 2005, a Escola Dinâmica é uma instituição privada que presta serviço no Rio de Janeiro. É um referencial em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Tem como princípios norteadores de seu trabalho a investigação pedagógica freqüente, a busca pela autonomia da comunidade escolar e o respeito à individualidade de todos os integrantes da comunidade escolar.
Em busca de desvendar novos caminhos e ampliar horizontes em direção ao crescimento pedagógico, firmamos um contrato com a Editora Delta para o fornecimento de material didático e o acompanhamento pedagógico de sua utilização. Além do benefício de um material estruturado, contamos com um assessor que nos visita periodicamente orientando a equipe quanto ao seu uso.
Oferecemos ao nosso corpo docente processos de formação continuada que incluem cursos de capacitação e palestras, sempre abordando temas de interesse educacional e social.
Nosso trabalho propõe apoio incondicional e atenção na formação de nossos educadores.

Fundadores:
Cláudia Mara
Jane Azevedo
Mônica Couto
Simone Severino

“Visão sem ação não passa de um sonho, ação sem visão é mero passatempo,ação com visão pode mudar o mundo ”.
Joel Barker






Missão

A missão da Escola Dinâmica é promover o crescimento e o desenvolvimento integral da comunidade escolar, proporcionando possibilidades de aprendizagem contínua, colaborando para que sua participação no mundo aconteça de forma crítica e através do exercício consciente da cidadania, considerando a articulação com as propostas de desenvolvimento sustentável no campo social, político, econômico e ambiental.

Visão

Ser um referencial de qualidade educacional,que nos impulsiona em busca da excelência,em educar pela ação consciente de uma equipe de profissionais que garanta o padrão de serviços por nós oferecidos.
Proporcionar situações de aprendizagem e produção de conhecimento que possibilitem ao aluno planejar sua própria vida e participar da realidade na qual está inserido. Respeitar a si mesmo, as pessoas e a natureza. Criar condições de convivência e equilíbrio com o mundo, enfim, permitir que o educando torne-se um cidadão na plenitude de suas possibilidades sociais,cognitivas e afetivas.
Ser reconhecida como uma escola atenta em promover a autonomia da comunidade escolar, visando o desenvolvimento sustentável em suas múltiplas dimensões (social, política, econômica e ambiental), através da formação de todos os envolvidos no processo de produção de conhecimento, contribuindo, assim, para a melhoria da sociedade.


Análise Ambiental

Interno
Ao analisarmos o ambiente interno, encontramos os seguintes pontos fortes:

Forças –

- Boa localização
- Corpo docente qualificado.
- Material didático adequado.
- Preço acessível, satisfação do cliente, ensino diferenciado e com qualidade.
- visão democrática da educação;
- busca pelo desenvolvimento sustentável em suas múltiplas dimensões (social, política, econômica e ambiental) através de práticas docentes coerentes com sua missão e visão;
- busca constante do cumprimento dos quatro pilares da educação : aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (Unesco 1999);
- metodologia de avaliação;
- ações diversas que contemplam atividades de estímulo à expressão oral, artística, de desenvolvimento físico, de convivência e sociabilidade, cidadania, entre outras.



Como pontos em desenvolvimento e, portanto ainda não considerados como ideais, apresentamos:


Fraquezas –

- Infra-estrutura.
- Adaptabilidade profissional. (Profissionais que não se adequam a metodologia da Instituição.
- infra-estrutura carente de melhoria nas instalações e equipamentos de apoio;
- baixa qualificação do pessoal administrativo e de apoio
- Dificuldade do corpo administrativo da escola em gerenciar e encontrar estratégias adequadas.


Ambiente Externo

Ameaças –

- Demanda fraca de alunos e profissionais.
- Aumento de concorrência.
- Medida de inadimplência do governo.
- Concorrência oferecendo melhor infra-estrutura

Oportunidades

- Recursos financeiros
- Espaço físico
- área esportiva adequada
- Colaboração dos pais dos alunos no projeto de melhoria da infra-estrutura
- Bom relacionamento com a comunidade, respeito e transparência.
- Localização.
- Diferencial de Ensino (Filosofia ).
- Diferencial na metodologia de Avaliação dos alunos.


Estratégias competitivas

Para minimizar o impacto da baixa demanda de alunos:

- Construção e atualização permanente do site da escola-

Como parte da metodologia de trabalho damos ênfase ao registro e documentação pedagógica. Entendemos que a prática de registrar e documentar o fazer pedagógico propicia o acompanhamento da evolução de alunos, professores, famílias e todos os envolvidos no processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, compõe a memória da escola.
Deste acervo, que aos poucos vai sendo construído, serão disponibilizados no site da escola materiais que permitem aos visitantes conhecer a proposta pedagógica da escola e ver que existe coerência entre o que é dito e o que é praticado.
- Participação dos alunos em atividades esportivas, promovendo o prazer pela atividade física e incentivando a valorização saudável do corpo.

Para melhorar a qualidade da infra-estrutura e qualificação do pessoal administrativo e de apoio:

- Investimento financeiro em:
- instalações e equipamentos;
- treinamento do pessoal administrativo e de apoio;

Para melhorar a adaptabilidade dos profissionais:
- programas de integração das equipes e outras formas de colaboração para a adaptação daqueles que ainda não se integraram.

Público Alvo
Crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Competências competitivas

Contratação de profissionais experientes e com boa qualificação profissional em níveis de graduação, pós-graduação e mestrado que participam de diversos congressos nacionais e internacionais mantendo-se atualizados.
Aulas diferenciadas, dinâmicas e com diversos tipos de estratégias e metodologia de avaliação diferenciada.
Laboratórios para pesquisas e trabalhos.
Atividades esportivas individuais e coletivas para competições futuras.

Estratégias de Marketing

Promover eventos para a comunidade em geral e comunidade escolar, de abrangência cultural, com palestras, oficinas e atividades sobre assuntos do interesse comum.
Oferecer atividades físicas diversificadas, atendendo assim as aptidões individuais dos alunos para possíveis competições dentro e fora da comunidade., envolvendo a participação e o acompanhamento dos pais para maior integração.
A escola deve estar aberta a sugestões e opiniões , em relação aos pais e alunos para o próprio crescimento,melhoria da Instituição.
Promover atividades integradoras aproveitando o bom relacionamento da comunidade escolar com o seu entorno.



Um comentário:

Andressa Rocha disse...

Meninas, o projeto de vocês está lindo! Faltou desenvolver mais os pontos fortes e fracos. Por exemplo, por que vocês consideram Infra Estrura uma fraqueza? seria mais interessante dar um entendimento para esses tópicos.