quinta-feira, 10 de abril de 2008

Escola Jesus Ermida da Fonseca.

Escola Jesus Ermida da Fonseca
“Educação em 1º Lugar”


Gestoras: Luciana de Jesus Costa;
Rose Mary da Costa Ermida;
Verônica de Oliveira Souza da Fonseca.

Localização: Rua do Carmo, nº 07 – Rio de Janeiro / RJ

Público Alvo: Alunos cursando da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Nossa Missão: Assegurar um ensino de qualidade, buscando a excelência nos métodos de ensino, focando a melhoria contínua do processo ensino-aprendizagem, objetivando a formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos.

Nossa Visão: Tornar nossa instituição de ensino uma referência nacional para todas as escolas congêneres e buscar o amplo conhecimento no seio da Comunidade Educacional Brasileira.

Análise do Ambiente: Com a finalidade de melhor entender e conhecer profundamente todos os processos internos de nossa instituição de ensino, a criação de um Planejamento Estratégico honesto e coerente, apontando nossos Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades tornou-se imprescindível, pois é necessário que nos conheçamos densamente para que possamos competir de forma igualitária com as demais instituições, e desta forma conseguirmos cumprir nossa MISSÃO e certamente, atingir nossa VISÃO.

Após análise e diversas discussões, fizemos as seguintes identificações:


Ambiente Interno

- Pontos Fortes

* Comprometimento com a Educação: O objetivo principal, a razão da existência desta instituição é o nosso compromisso com a educação, pois acreditamos que este é o único meio de mudança real na vida de um indivíduo, e conseqüentemente da sociedade.


* Corpo Docente: Nossos professores são de fato nosso melhor “cartão de visitas”, pois são competentes, aplicados e acreditam na educação. A maioria já possui Mestrado e um grupo menor já se prepara para a iniciação do mesmo.

* Certificação através da NBR ISO 9001:2000: Somos a única escola certificada do município, portanto, monitoramos a satisfação dos nossos clientes através de Pesquisas de Opinião, realizamos atividades extracurriculares com a finalidade de atingir nossos Objetivos e Metas e trabalhamos somente com fornecedores previamente qualificados, através de análise crítica dos mesmos, realizada por uma das Gestoras da instituição.

Pontos Fracos:

* Finanças: Nossa capacidade de investimento ainda é limitada. No final de cada semestre aprovamos uma Previsão Orçamentária que necessita ser cumprida rigorosamente. Nesta previsão são mencionadas todas as nossas Receitas (mensalidades, doações e afins) e Despesas (salários, encargos, material de consumo, etc.).

* Infra-Estrutura: Existe a necessidade de aumentar a Biblioteca, os banheiros e as salas da Educação Infantil, entretanto, como já mencionamos, é necessário que estas ampliações se adaptem à nossa Previsão Orçamentária, que no momento não pode receber nenhuma inclusão.

* Dificuldade de Inclusão: Detectada a necessidade de treinamento dos nossos professores para inclusão de alunos com necessidades especiais.
Apesar de já termos algumas crianças especiais, reconhecemos que ainda não temos as melhores condições de inserção das mesmas.


Ambiente Externo

Ameaças:

* Inauguração de Instituição de Ensino: Verificamos que será inaugurada uma nova instituição de ensino com especificações e foco semelhantes aos nossos neste bairro, portanto, é necessário que as diretrizes traçadas no início do ano letivo na área de Marketing sejam colocadas em prática;


* Baixo nível de preparação dos alunos que ingressa no ensino fundamental: Constatamos que aproximadamente 20% dos alunos provenientes de outras escolas apresentam deficiências na leitura e escrita, portanto, a escola há 1 ano adotou como estratégia pedagógica a montagem de turmas de aceleração de aprendizagem e reforço, pelo qual se pode favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades defasadas nas séries.
Cabe à escola garantir a todos os seus alunos oportunidades de ensino e aprendizagem que possam promover continuamente avanços escolares.

*A escola fica numa via expressa: A escola fica localizada numa estrada de mão-dupla e com fluxo intenso de veículos durante todo o dia, o que implica em redobrar a atenção na hora de entrada e saída de alunos. Já solicitamos a Polícia Militar e Guarda Municipal a presença de um guarda/policial nos horários de entrada e saída de alunos. A escola desenvolve permanentemente palestras, distribuição de material informativo sobre trânsito.

Oportunidade:

* Recebimento de Proposta para Transporte: Chegou à nossa escola uma proposta de Cooperativa especializada em transporte de crianças.
Precisamos analisar de forma criteriosa essa proposta, principalmente consultar as referências mencionadas na mesma, pois a segurança e conforto das crianças deve ser o principal objetivo deste serviço.

* Recebimento de Proposta para Cantina: Nossa instituição decidiu que a cantina fornecerá somente lanches saudáveis. Esta decisão partiu da solicitação de alguns pais/responsáveis, que já haviam mencionado que gostariam que seus filhos consumissem mais frutas, sucos e cereais. Recebemos algumas propostas de terceirização da cantina que serão analisadas oportunamente;

* Convênios: Apresentaremos propostas de Convênios para empresas de pequeno, médio e grande porte, com a finalidade de atrair mais alunos. Neste convênio serão concedidos descontos variados, entre 5 e 15%.


MARKETING

Nossa instituição acredita que a propaganda “vazia”, baseada somente em fotos e frases não irá surtir o efeito que desejamos e precisamos, entretanto, foi incluído em nossa Previsão Orçamentária um item direcionado à confecção de folders de divulgação, no qual faremos uma apresentação da nossa Visão e Missão, bem como dos nossos professores e suas respectivas formações.

A escola entende que o melhor Marketing que podemos e iremos utilizar é a satisfação dos nossos alunos, que recebem educação da melhor qualidade por um preço justo, pois nossa instituição não mede esforços para cada vez mais capacitar e motivar professores e funcionários.

2 comentários:

Marco disse...

Olá! Belo Projeto o de vocês!
Gostaria de comentar sobre a "propaganda Vazia". Também concordo que a propaganda deva ter conteúdo relevante pois para mim ela não é só um instrumento de alavancar vendas mas de conscientizar o consumidor para uma escolha adequada e satisfatória do serviço que irá contratar. Mas peço que tenham cuidado: enfatizar demais conteúdo pode esvaziar o sentimento na propaganda, lembre-se que terá poucos segundos de atenção de seu público alvo na mídia e se não usar afeto nessa comunicação, sua propaganda, por melhor que seja, não surtirá bons efeitos. Mostre bom conteúdo mas com bom formato criado através de profissionais competentes de mídia, pois assim você precisará falar muito menos para dizer muito mais sobre o conteúdo que vocês tem a oferecer.

Andressa Rocha disse...

Projeto muito bom mesmo!!!! Como vocês colocam, a melhor propaganda para uma organização escolar é a satisfação dos seus alunos! Concordo plenamente! Parabéns!!!! Trabalho organizado e bem estruturado!