sexta-feira, 11 de abril de 2008

Projeto Político Pedagógico

Professora: Andressa Rocha
Grupo : A vida começa aos 40

Elizabeth Pereira Simões Branco
Jair da Costa Moreira
Marcos Antonio Teles
da Costa
Ruth Xavier de Moraes e Silva
Wander Dos Santos Filho

Colégio Técnico São Tomé
Em busca de um novo caminho...




Projeto Político Pedagógico
2008Mensagem

Tome o leitor as páginas seguintes como desafio e convite. Viaje segundo seu projecto próprio, dê mínimos ouvidos à facilidade dos intinerários cômodos e de rasto pisado, aceite enganar-se na estrada e voltar atrás, ou, pelo contrário, persevere até inventar saídas desacostumadas para o mundo. Não terá melhor viagem. E, se lho pedir a sensibilidade, registre por sua vez o que viu e sentiu, o que disse e ouviu dizer. Enfim, tome este livro como exemplo, nunca como um modelo. A felicidade, fique o leitor sabendo, tem muitos rostos. Viajar é, provalvelmente, um deles. Entregue as suas flores a quem saiba cuidar delas, e comece. Ou recomece. Nenhuma viagem é definitiva.

José Saramago
[1]




Sumário

1- Apresentação
2- Identificação
2.1- Localização
2.2- Estrutura e funcionamento
2.3- Característica do corpo discente
2.4- Índice de aprovação e reprovação
3- Marco Situacional
4- Marco Doutrinal
5- Marco Operativo
6- Referências Bibliográficas




1-Apresentação

O presente trabalho, embora de natureza democrática, foi desenvolvido pelos membros da comunidade escolar (representantes de pais de alunos professores e funcionários) do Colégio Técnico São Tomé, seguindo diretrizes, metas e normas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Em busca de um novo caminho... tem como finalidade orientar a conduta escolar e o fazer pedagógico para que sejam alcançados os objetivos propostos.
Este projeto visa a conscientizar alunos, pais, mestres e funcionários da importância de participarem das questões sócio-políticas da escola da qual fazem parte e da comunidade que a cerca.
A meta a ser alcançada é a formação de um cidadão autônomo, ou seja, critico, consciente, capaz de tomar decisões, fazendo valer, assim, o seu direito pleno à cidadania.
A cidadania pode ser compreendida como sendo o respeito entre as pessoas, a união, a solidariedade e muitas outras atitudes que transformam o homem em um ser consciente de seus direitos e deveres, dentro da sociedade em que vive e para com ela.
Ao perceber que essas atitudes, tão importantes para fortalecerem as relações entre as pessoas, que estão se degradando, pretendemos contribuir para a transformação deste quadro, primeiramente no espaço escolar, lugar onde se deve ampliar o conhecimento e as relações humanas.
Para tanto, a proposta curricular se integra ao projeto político-pedagógico levando em conta os valores culturais, as necessidades cotidianas e o conhecimento humano. As disciplinas curriculares são integradas aos temas transversais, aos princípios educativos e aos núcleos conceituais, indo ao encontro do documento que rege a educação no município do Rio de Janeiro: a MultiEducação.
Uma das características da escola é que a direção procura manter um relacionamento aberto com a comunidade, que tem representantes no Conselho Escola Comunidade – CEC, que atua de forma significativa na elaboração e execução do projeto político-pedagógico da escola.

Definição:
Escola Técnica Particular

Missão:
Capacitar os alunos para ingresso no mercado de trabalho

Visão de Futuro:
Suprir o mercado de trabalho com mão de obra autônoma até 2010

Setores críticos de sucesso(pontos chaves, necessidade de foca-los):
Qualidade e atualização constante do corpo docente; sintonia com as necessidades do mercado, adequando constantemente o currículo às necessidades mercadológicas


Análise Swot


Fatores internos:
Força: tecnologia de ponta aliada à criatividade e iniciativa do corpo docente;
Fraqueza: o desafio de manter a qualidade face à dificuldade de aporte financeiro

Fatores Externos:
Ameaça: proveniente da inadimplência que impossibilita a permanente atualização e a concorrência com o valor do título conferido pela Escola Técnica Pública;

Oportunidade:
clientela local precisando de uma formação que lhe dê retorno financeiro/profissional em curto espaço de tempo;
Exigência premente do mercado





2- Identificação

Localização : Lins de Vasconcelos – Rio de Janeiro
Rua Lins de Vasconcelos, 30, bairro de Lins de Vasconcelos- RJ.
Cursos de oferecidos: eletrônica, telecomunicações e informática.
Valor da mensalidade: R$350,00 , em 12 parcelas anuais.
Turnos: manhã (7h as 12h), tarde(13h as 17h) e noite(18h as 22h).
Descrição do espaço escolar : 10 salas de aula com 30 alunos cada turma;1 sala de secretária ; uma biblioteca, dois laboratórios: um de eletrônica e um de informática,uma sala de telecomunicações; uma quadra de ginástica, uma sala de professores, um refeitório, um auditório, uma sala de conferências, banheiros.

2.1- Localização

O Colégio Técnico São Tomé está situado na rua Lins de Vasconcelos, nº 30, no bairro Lins de Vasconcelos, no Município do Rio de Janeiro, tendo sido inaugurado em 26 de junho de 1922.

O prédio é praticamente novo, pois houve uma reforma para melhor atender a comunidade local.

Possui dez (10) salas de aula com 30 alunos cada turma. Uma (1) sala de secretaria, uma (1) biblioteca, dois(2) laboratórios: um de eletrônica e um de informática, uma (1 ) sala de telecomunicações, uma (1) quadra de ginástica, uma (1) sala de professores, um(1) refeitório, um (1) auditório, uma (1) sala de conferências, quatro (4) banheiros: dois femininos e dois masculinos, um (1) banheiro de professores e um (1) banheiro para funcionários.

2.2- Estrutura e Funcionamento

O Colégio Técnico São Tomé funciona em três turnos manhã ( 7h as 12h) tarde ( 13h as 17h ) e noite (18h as 22h ) atendendo cursos de Eletrônica, Telecomunicações e Informática para o ensino médio profissionalizante. Conta com 13 professores regentes e 5 de dupla regência, dispondo de uma tecnologia de ponta aliada à criatividade e iniciativa do corpo docente.




2.3 Característica do corpo discente

O Colégio Técnico São Tomé atende a uma clientela pertencente à comunidade que precisa de uma formação que lhe dê retorno financeiro profissional em curto espaço de tempo.

O perfil socioeconômico das famílias é de renda média, em torno de 4 a 5 salários mínimos.

A maior ameaça que se apresenta é proveniente da inadimplência que impossibilita a permanente atualização e a concorrência com o valor do título conferido pela Escola Técnica Pública local.


2.4 –Ïndice de Aprovação ou Reprovação

O Colégio não apresenta problemas de evasão. Apenas no turno da noite a freqüência é um pouco irregular devido aos alunos terem que trabalhar durante o dia e estudar.



3- Marco Situacional

Na América Latina, existe muita deficiência na área educacional. No Brasil, principalmente, há um grande déficit nessa questão. Atualmente, o Brasil está entre os piores países, no que se refere a avaliações do sistema educacional.
Como conseqüências de tais deficiências educacionais, tem-se altos índices de violência, criminalidade, analfabetismo, além da grande discrepância entre as classes sociais. Diversas manifestações culturais chamam a atenção para tais paradoxos, principalmente observados nas grandes capitais brasileiras, onde o alto luxo convive lado-a -lado com a mais contundente miséria.

No mundo globalizado atual, existe a grande redução de distâncias, facilitando a comunicação, e agilizando a obtenção de informações. Tal agilidade deu-se através da internet, e avanços de forma geral, no ramo das comunicações e das telecomunicações. O desenvolvimento trazido pela era da informação consegue aumentar cada vez mais a distância entre os mundos anteriormente citados: o do luxo e o da miséria.
A sociedade nessa era da informação está cada vez mais influenciada pelos meios de comunicação, principalmente, as emissoras de televisão. Tal influência é natural, e pode ser inclusive benéfica, pois contribui para a união cada vez maior da nação, e pode colaborar de forma muito presente para a educação, uma vez que o número de pessoas atingidas é enorme.

Porém, os meios de comunicação por vezes são fontes de “modismos” infundados, que não trazem nada de útil para a evolução da sociedade como um todo. Tais “modismos” são formas de manipulação para o benefício de poucas pessoas .

Acreditar na Escola como veículo de educação e crítica, criadora, atuante, politizadora, que possibilite ao indivíduo seu crescimento com humano e sua integração consciente na comunidade em que vive.
Ilca Vianna


Educar não é uma tarefa simples. Envolve muita responsabilidade. Afinal, é através da educação que se forma o adulto do futuro.
O colégio tem , então, a intenção de desenvolver os valores éticos, humanitários, políticos e religiosos para a formação do aluno enquanto indivíduo inserido na sociedade, com o objetivo de contribuir na formação de um cidadão crítico, consciente, capaz de ter autonomia nas suas decisões diante de situações-problemas.
Se a escola pretende formar indivíduos para o exercício da cidadania, não pode ignorar a realidade social; devendo, portanto , estreitar os laços entre os alunos e sua realidade imediata, fazendo com que o aprendizado se efetive nas ações.
Nesta perspectiva, a finalidade da proposta é contribuir para a conscientização do aluno, abordando princípios que despertem sua participação no problema e sua co-responsabilidade na solução do mesmo. Deste modo, superando as rupturas ser humano/ambiente, ser humano/ser humano, queremos trazer um novo sentido para a relação do homem com seu ambiente e com o outro, garantindo uma vida mais humana, segura e justa no presente e no futuro.
Sendo um projeto político-pedagógico, em uma real situação criada com a participação de todos a partir do conhecimento prévio e tendo uma finalidade conhecida, desenvolvemos um trabalho contextualizado, proporcionando uma aprendizagem significativa, global e verdadeira.





4- Marco Doutrinal

Para cumprir seus objetivos a escola visa aglutinar uma equipe multidiciplinar que enriquecida pela experiência de empresas parceiras e de profissionais, especializados e criativos, tem condições de atuar como agente para o desenvolvimento da comunidade em que se encontra inserida. Desenvolvendo nos discentes a capacidade de gerar atividades e ações voltadas para a sociedade, através da elaboração de projetos, programas e planos de ação e de prestação de serviços e orientação técnica. Com a filosofia de servir a comunidade com seriedade, competência e eficiência, compatibilizando modernas técnicas para integrar o saber, as tecnologias e os processos científicos, sem perder o foco da ética, da justiça , da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e dos demais valores universais. Capacitando para o diagnóstico de situações-problema, elaborando , coordenando e executando atividades técnicas, adotando abordagens que busquem novos modelos , adequados à realidade local, a geração de trabalho, emprego e renda.

Através da vivência , do trabalho de campo, de pesquisas , de debates nossos educandos estarão aptos a identificar as dificuldades, e encontrar soluções como desafio a ser vencido.

O homem sozinho não vence obstáculos que a vida lhe impõe, necessitando, portanto, de associar-se. A escola precisa incorporar as transformações do agir , do pensar de sua sociedade .Precisa atuar para romper as barreiras que impedem o desenvolvimento da comunidade, caso contrário terá estagnada sua prática educativa. O espaço da escola – visão micro – reflete as realidades sociais em que vivem os educandos , visão macro, a ação educativa torna-se eficaz quando não menospreza as peculiaridades sociais do ambiente em que se encontra inserida.

Pretendemos fazer de nossa escola um instrumento fundamental para a formação do cidadão atuante, capaz de mudar sua própria condição social e o mundo em que vive, condição essencial para uma prática social transformadora. A escola atuando como fermento de transformação. Para exercer sua função política, integrando, na sua prática pedagógica, a discussão dos problemas sócio-culturais , em completa sintonia com as experiências vivenciadas por seus alunos, e pela comunidade em que a escola encontra-se inserida.

A modernidade carrega consigo o ônus do desmoronamento da razão, e com ela, a crise do sujeito. Em uma sociedade onde impera a força massificadora, sob formas distorcidas de liberdade, aumenta a necessidade do desenvolvimento da consciência crítica, levando a um comportamento ético/político , menos ingênuo, de respostas mais criativas e com maior capacidade de decisão. Portanto, o espaço onde se movimenta o conhecimento científico, epistemológico e filosófico é um espaço eminentemente político, que implica a opção por certos compromissos sociais e culturais, na busca da construção de conceitos que falem a respeito do real e que contribuam para sua transformação.
A educação, enquanto prática social, que atua no sentido da promoção e desenvolvimento , encontra-se envolvida com os interesses tecnológicos da sociedade que ela atende.
Uma das condições fundamentais da democracia é o respeito às diferenças, pois a democracia engloba diferentes formas de relação entre os homens, que se estabelecem a partir da consideração das diferenças e do diálogo.
Os processos e as interações, que ocorrem no âmbito da escola , contribuem para o enriquecimento das discussões que vêm movimentando o debate sobre o compromisso da desta com a formação do sujeito , do cidadão e da transformação social.
Considerando que o processo de construção e socialização do conhecimento constitui elemento fundamental para o processo de democratização da sociedade , nosso objetivo refere-se não apenas a instrumentalização do educando para o exercício profissional, mas fundamentalmente, para a capacidade de afirmação de sua condição de cidadão. Para tanto, objetivamos que o conhecimento seja, antes de tudo, um processo de busca de identidade do sujeito a partir da transformação e afirmação de suas visões de mundo e de si mesmo.
Não resta dúvida que buscamos, ao educar, o conhecimento preciso, a prática pedagógica perfeita e eficaz. Contudo, ao lidarmos com os alunos, pais, colegas professores, descobrimos que a exatidão não se apoia, apenas, na objetividade, mas também na sensação, no indeterminado, na multiplicidade, no fervilhar...
Podemos então, sem dúvida, entender o trabalho escolar como um projeto, um grande empreendimento que envolve diversas etapas e diversos ingredientes na sua realização. Entre esses ingredientes existem os sonhos, as fantasias, a realidade, os projetos individuais e coletivos. O projeto deve ser, portanto, o resultado de discussões, críticas e contribuições de toda a comunidade escolar.
Assim, a equipe escolar competente deve agir política e tecnicamente, como facilitadora de ações criativas e inovadoras, enfatizando o aluno e incentivando os professores a experimentarem novas tecnologias e métodos de ensino e, por conseqüência, os funcionários melhorarão o atendimento à comunidade escolar interna e externa.
Com a gestão participativa se pretende, porém, estreitar os laços entre alunos, pais, professores, funcionários de forma que esse estreitamento efetive a formação do aluno enquanto cidadão consciente e crítico de seus direitos e deveres.
A educação aparece como um possível caminho, talvez o principal, para se alcançarem os objetivos relacionados à cidadania. Porque a educação é, sem dúvida, uma das atividades mais importantes para se alcançar o objetivo maior deste projeto, posto que, sem ela, é muito mais difícil fazer emergir o cidadão.



5- Marco Operativo

Se caminharmos um pouco pela pergunta: - o que é a educação? – veremos que, desde a Antigüidade, o ideal do homem é a conquista da liberdade e da autonomia.
Quando o professor se coloca como centro do processo educativo, não dando a devida importância à participação do seu aluno no processo de aprendizagem, o que ele faz, em síntese subjugar os seus alunos ao seu próprio conhecimento, na medida em que limita as possibilidades de construção do conhecimento por eles. Ao contrário, ao possibilitar ao aluno , através da dimensão não compartimentada do conhecimento, se abrem as portas da construção gradativa do conhecimento, como nos mostra Piaget “...as crianças adquirem valores morais não por internalizá-los ou observá-los de fora, mas por construí-los interiormente, através da interação com o meio ambiente.”
Entretanto parece que a formação da escola não está dando conta disso, porque estamos enfrentando uma crise na qualidade do ensino. Ninguém está satisfeito com a educação que temos e e sonhamos com uma educação que queremos. Mas para alcançá-la é fundamental que exista uma política educacional verdadeira e que esta esteja direcionada para os objetivos principais em educação: educador, conhecimento e aluno.
A função da escola, portanto, ao colocar-se como à frente do processo educativo e tendo como objetivo a construção da autonomia da criança a partir de processos que gerem a construção do próprio conhecimento, se reveste, igualmente, da responsabilidade de ser um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, quer na dimensão individual, quer na coletiva.
Em busca de um caminho novo... tem como fundamentos, dentre muitos, esses pressupostos teóricos, quer na sua dimensão filosófica, quer na prática intencionada.
O projeto foi concebido, portanto, como um projeto integrador e educativo, que busca compreensões para, através delas, engajar-se numa ação coletiva na direção da resolução dos problemas que se apresentam.



6- Referências Bibliográficas


ANTUNES, Celso: As inteligências Múltiplas e seus estímulos. Campinas,SP: Papirus,1997

PIAGET,J: Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Ed Forense,1958

________ O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar,1970

SALTO PARA O FUTURO: Construindo a escola cidadã, projeto político-pedagogico/ Secretaria de Educação à Distância. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto,SEED,1998

KUHN, Thomas: A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, Perspectiva, 1982.

GANDIN, Danilo: Planejamento com Prática Educativa. São Paulo, Edições Loyola, 1997.

[1] Saramago,José. Viagem a Portugal. São Paulo: Cia das letras,1997.

Um comentário:

Andressa Rocha disse...

O trabalho de vocês está maravilhoso! Bem fundamentado! Perfeito! Fizeram até mais do que pedi! ADOREI!