sexta-feira, 11 de abril de 2008

GRUPO EDUCAÇÃO

  • ESCOLA EDUCAÇÃO PARA TODOS


    “Quando a gente sonha sozinho,
    não passa de um sonho.
    Quando a gente sonha junto
    É a realidade que começa.” Dom Héder Câmara




    Gestoras: Ana Marta de Seixas Valença
    Cláudia Paes Leme de Souza
    Iaracema Schiavo
    Márcia Paes Leme Souza de Sá
    Maria de Lourdes Araújo Santos
    Rosane Guimarães Cláudio

    Localização: Rua Japoré, s/nº Rio de Janeiro – RJ


    Público Alvo: Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental


    Missão: Possibilitar a construção de uma sociedade que garanta a todos os cidadãos a autoria de sua história.
    Trabalhar a dificuldade de aprendizagem. Criar espaços lúdicos, onde os alunos devam ser valorizados e suas dificuldades de aprendizagem possam ser trabalhadas através de jogos e brincadeiras, transformando o espaço escolar em um lugar de prazer e aprendizado.
    É preciso juntar objetividade e sonho, para que se possa ver cada aluno com um olhar novo, percebendo-o como alguém que está hoje conosco, mas pertence ao futuro. E tem o direito de aproveitar ao máximo este seu tempo de escola para adquirir ferramentas que o ajudem no processo de compreensão do mundo, de participação social e construção de uma realidade que ainda não existe.



    Visão de Futuro:
    Pretendemos nos tornar uma escola de referência pela excelência e inovação no desempenho administrativo, na qualidade do ensino ministrado aos nossos alunos, buscando a parceria dos pais e da comunidade. Assim, todos deverão participar para que possamos atingir nossa meta que será transformar as salas de aulas em um ambiente prazeroso, ou seja, realizar o planejamento do trabalho escolar, de uma forma viva. Decidir e preparar ações que serão executadas com acompanhamento e avaliação constante







    Valores:

    *Excelência – Valorizamos nossos clientes com o fornecimento de qualidade e excelência em tudo que fazemos e pelo modo como fazemos.

    *Inovação – Buscamos e incentivamos formas apropriadas para superar obstáculos e oferecer uma educação inovadora capaz de construir competências e formar cidadãos.

    *Participação – Trabalhamos em equipe e cada pessoa contribui no limite de sua participação nas atividades escolares.

    *Parceria – Valorizamos o trabalho parceria, escola, família, comunidade para a concretização dos resultados pretendidos.




    Análise do Ambiente:
    . A escola foi constituída em 2007 com uma estrutura adequada, com laboratório de informática, 10 salas de aula, biblioteca, ginásio coberto, pátio todo gramado para brincadeiras. Mesmo com essa boa infra-estrutura, o principal objetivo da equipe de gestão é melhorar o aprendizado dos alunos e fazer da escola um espaço agradável para toda a comunidade.



    Ambiente Interno:

    Pontos Fortes:
    Profissionais qualificados
    Oportunidades de capacitação
    Momentos de troca de experiências
    Autonomia nas investigações pedagógicas
    Envolvimento de toda a comunidade escolar nos projetos propostos pela escola

    Pontos Fracos:
    Comportamento agressivo de alguns alunos
    O individualismo e a competitividade, em alguns momentos ocasionam a fragmentação das ações pedagógicas nos diversos setores
    Pouco entendimento da Proposta Político Pedagógica pelas famílias
    O acesso aos materiais e recursos necessários para a dinâmica coerente com a metodologia de projetos se dá com pouca agilização









    Ambiente Externo:

    Ameaças
    Localização da escola
    Concorrência
    Violência no entorno da escola

    Oportunidades
    Recursos financeiros
    Parcerias com o Posto de Saúde local
    Amigos da Escola ( parceria com a Rede Globo)




    Estratégias de Promoção:

    Fazer com que os alunos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia;
    Produzir novos conhecimentos contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e da comunidade onde a escola está inserida;
    Promover e incentivar ações educacionais que estimulem a solidariedade entre os alunos, pais e comunidade;
    Desenvolver e fortalecer a noção de cidadania e de igualdade entre todos;
    Compartilhar decisões envolvendo os pais, alunos, professores, funcionários e outras pessoas da comunidade escolar.
    Elevar o desempenho dos alunos
    Modernizar a gestão da escola.

Um comentário:

Andressa Rocha disse...

O trabalho de vocês está bom, mas faltou dar um desenvolvimentos nos pontos fortes e fracos, não acham? Ou seja uma pequena explicação, por exemplo, porque o grupo considera professores qualificados como ponto forte?