domingo, 13 de abril de 2008

Trabalho formatado para web

Centro Educacional Amigos da Educação


 

CEAE

Rua Santos Dumont, 333

Petrópolis – RJ


 

Planejamento Estratégico

2008


 


 


 

Planejamento Estratégico 2008

Centro Educacional Amigos da Educação (CEAE)


 

  1. Histórico - O presente documento foi elaborado com base na reunião de Planejamento Estratégico do CEAE, realizado no dia 06/04/08, na sala de reuniões da IAVM.


     

    Estavam presentes André, Carlos Eduardo (Cadu), Glaucia e Renata.


     

    Nessa reunião o grupo definiu oportunidades de desenvolvimento de curto, médio e longo prazos, na área de serviços educacionais.


     

    As premissas aqui descritas definem o rumo que os líderes estarão seguindo na busca contínua de qualidade dos serviços prestados e melhoria dos processos internos.


     

    As decisões contidas neste PE foram referendadas pelos participantes, que se comprometem em atuar na sua efetivação.


     

    A MISSÃO, os VALORES, VISÃO e os fatores críticos de sucesso estabelecem a diretriz estratégica do CEAE.


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     

  2. CEAE – Orientação da Escola para o Mercado.


 

ESCOLA

Definição – Orientação para o Produto

Definição – Orientação para o mercado/sociedade

 
  • Serviços educacionais;
  • Aulas;
  • Preparação para o vestibular
  • Conteúdos
  • Formação humana;
  • Formação cidadã;
  • Aprendizado com alegria;
  • Aprendizado com significado


 

  1. – CEAE – Orientação do Negócio para o Mercado


 


 


 


 


 


 


 

A – Necessidades dos clientes/sociedade: - desenvolvimento cultural, desenvolvimento humano, espaço acolhedor;


 

B – Grupo de Clientes – responsáveis, crianças, jovens, professores, colaboradores, comunidade;


 


 


 


 


 

C – Alternativas Tecnológicas – formação contínua dos colaboradores, alianças estratégicas, informatização, utilização da educação à distância como complemento pedagógico.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. Missão, Missão Filosófica, Visão de Futuro e Valores do CEAE


 

  1. MISSÃO


 

Promover educação que contemple a autonomia, incentivando a pesquisa, a cultura, a construção do conhecimento e o desenvolvimento do Educando capacitando-o para o exercício da cidadania.

Os termos Chave da nossa Missão são:

  • PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO;
  • AUTONOMIA;
  • CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO;
  • DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO;
  • EXERCÍCIO DA CIDADANIA


 

  1. MISSÃO FILOSÓFICA

        Ser uma escola comprometida com uma Educação Humanística e sem Fronteiras, com profissionais qualificados e espaços de socialização e interação de saberes.


 

  1. VISÃO DE FUTURO – A CEAE NA VIRADA DA PRIMEIRA DÉCADA DO MILÊNIO


 

Até 31/12/2012, O CEAE espera ser reconhecido como:


 

Um referencial de qualidade educacional humanística e de relevância para nós – diretores -, alunos, pais e responsáveis, professores, colaboradores e comunidade.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. VALORES DO CEAE


     


 

  • Valorização da história e da cultura
  • Relações éticas, afetivas e solidárias
  • Formação Profissional e Competência
  • Excelência na Prestação do Serviço
  • Construção do Conhecimento
  • Busca do desenvolvimento Integral dos Indivíduos
  • Respeito à pluralidade, às diferenças e à complexidade
  • Incentivo à pesquisa
  • Cuidado com a vida do Planeta, o Outro e de Si
  • Interação Comunidade, Escola e Família


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO


     

    1. AMBIENTE EDUCACINAL EM PETRÓPOLIS RJ

Informações obtidas no sítio www.petropolis.rj.gov.br

P E T R Ó P O L I S

INFORMAÇÕES PARA INVESTIDORES

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO OPERACIONAL

2004

  1. População Residente (2000)


 

286.352 habitantes – População projetada (2004) 301.491


 

Sendo, 48,20% homens e 51,80% mulheres, e


 

95,5% Urbana e 4,5% Rural


 

  1. Petrópolis - Distribuição da População por Faixa de Idade - 2000


 

idade

%

0 a 4

8,15

5 a 9

8,29

10 a 14

8,23

15 a 19

8,76

20 a 24

8,67

25 a 29

7,91

30 a 34

8,00

35 a 39

7,96

40 a 44

7,09

45 a 49

6,27

50 a 54

5,39

55 a 59

4,02

60 a 64

3,43

65 a 69

2,80

70 a74

2,19

75 a 79

1,42

80 anos

1,42


 


 


 


 


 


 

  1. PETRÓPOLIS - EDUCAÇÃO – TOTAL DE ALUNOS


 

76.056 alunos


 

  1. EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL- DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E OUTRAS INFORMAÇÕES


MATRICULA INICIALFundamental 2002 Dependencia administrativa crechepré-escolaclasses de alfabetização1a a 4a5a a 8atotal estadual 01340174647806526 municipal 6714583192266041494941553 privada 9632836869325336726925 total 163475531061316032340155004


PETRÓPOLIS - ENSINO INFANTIL - REDE PÚBLICA E PRIVADA ano 19981999200020012002 unidades 112155159193206 professores 358489487628648 matrículas 52257297919189659253
*a rede Municipal foi responsável por 53% das matrículas no ensino infantil em 2002

PETRÓPOLIS - ENSINO FUNDAMENTAL - REDE PÚBLICA E PRIVADA ano 19981999200020012002 unidades 174178177193196 professores 23022404254827042739 matrículas 4297450423520985403954797
*a rede municipal foi responsável por 73% das matriculas no ensino fundamental em 2002 e a Rede Estadual por 14%, o que corresponde a 87% do total de matriculados.






– AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
 


 

Entidade: Estrutura educacional instalada na Cidade


 


 


 

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

  • Educação infantil: Pouca qualificação dos professores
  • É onde as escolas privadas obtêm a maior representatividade em matrículas;
  • Educação fundamental: mercado pouco explorado pela concorrência privada
  • Educação infantil: surgimento de novas vagas oferecidas pela Prefeitura;
  • Proliferação de "escolinhas" pela cidade
  • Educação fundamental: Concorrência muito forte exercida pelas escolas públicas municipais/estaduais;
  • Fiscalização do MEC e mudanças constantes nas normas e resolução para funcionamento da escola

POTENCIALIZAR OPORTUNIDADES

NEUTRALIZAR/ REDUZIR AMEAÇAS

  • Investir na qualificação de todos os professores;
  • Demonstrar que a escola possui profissionais bem preparados;
  • Meta: todos os professores da educação infantil graduados;
  • Meta2: abrir oportunidades de mestrado e doutorado para professores do ensino fundamental
  • Mapeamento contínuo do mercado;
  • Trabalhar os diferenciais da escola nas estratégias de marketing
  • Abrir o espaço da escola para a sociedade, demonstrando que nós estamos tornando esse espaço público também


 


 

Nota do Grupo:

(num planejamento completo, poderíamos mapear a concorrência, fornecedores, legislação e ambiente econômico)


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. AMBIENTE INTERNO PONTOS FORTES E PONTOS FORTES


 

Área de Análise: Capital Humano e Intelectual


 


 

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

  • Ambiente aberto e democrático, propício à troca de discussões e novas propostas;
  • Professores capacitados;
  • Programa de incentivos já instalado
  • Dificuldade de uma participação efetiva de todos;
  • Resistência de alguns professores e colaboradores aos programas de capacitação;
  • Pouca compreensão do programa de incentivos, gerando resultados abaixo do esperado

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 
  • Iniciar em xx/xx/200x, as discussões para revisão e atualização do PPP da escola, aumentando, assim, a possibilidade de participação de todos;
  • Instalar – através de parceria – um núcleo de graduação/pós-graduação a distância, para continuar o processo de capacitação permanente dos colaboradores;
  • Divulgar melhor o programa de incentivos
 


 


 

Nota do Grupo:

(num planejamento completo, estaríamos analisando o processo de comunicação interna, tecnologia, recursos financeiros e etc)


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. ANÁLISE DO MARKETING MIX


 

4P´s


 

PRODUTO

PREÇO

PRAÇA

PROMOÇÃO

  • Serviços de educação, voltados para crianças do berçário ao final do ensino fundamental, respeitando e perseguindo os compromissos firmados para a MISSÃO, VALORES E VISÃO da escola.
  • A Escola pratica preços dentro da média do mercado da Cidade, e tem como diferencial toda uma parte de valorização cultural (teatro, dança, jogos), que não são cobrados dos alunos, agregando, assim, valor para nossos alunos
  • Nosso ponto fraco, pois a escola fica localizada em uma casa adaptada para tal função, fazendo com que alguns espaços fiquem prejudicados;
  • Quanto à localização na cidade, a escola fica em um ponto privilegiado, pois está em uma rua onde se concentram quase todos os colégios, academias e cursos da cidade.
  • Nosso foco, nesse momento, está na satisfação dos clientes internos, para que, com o serviço prestado, tenhamos um bom índice de retenção e propaganda boca a boca.
  • Fazemos publicidade sazonal, na época de abertura de matrículas;


     

ESTRATÉGIA

ESTRATÉGIA

ESTRATÉGIA

ESTRATÉGIA

  • Continuar investindo no capital humano e intelectual da escola, bem como na investigação de novos métodos e tecnologias;
  • Deixar a missão, visão e valores visíveis e acessíveis a todos
  • Permanecer com a política de praticar preços na média do mercado, mas com valor agregado maior
  • Até conseguirmos um espaço mais adequado, buscar soluções arquitetônicas que supram as dificuldades de instalações

Manter a política de promoção


 


 


 


 


 


 

Nota do Grupo:

Num planejamento completo estaríamos agora identificando os fatores críticos de sucesso, estabelecendo metas e definindo os líderes para o acompanhamento do cumprimento dessas metas.


 


 

  1. AVALIAÇÃO DO PE- CEAE 2008


     


     

    O grupo diretor optou em adotar o método 3-1-2, onde:


     

    3 anos – é o prazo de implantação das estratégias desse plano

    1 ano – são as grandes reuniões de avaliação do plano

    2 meses – são as reuniões bimestrais de acompanhamento da implantação, controle e correções do plano.


     


     

  • A avaliação dos resultados das metas e atividades serão feitas através de encontros BIMESTRAIS, para certificação de que os objetivos deste planejamento estratégico sejam cumpridos com a total participação de todos os envolvidos, de forma a obter o máximo possível de colaboração, participação, envolvimento e adesão de todos os membros da escola.


 

André Davila

Carlos Eduardo (Cadu)

Glaucia Barcellos

Thereza Renata

sábado, 12 de abril de 2008

GRUPO AVM


Colegio Djss


From: guestd7ce4f, 15 minutes ago





TRABALHO DE GESTÃO EDUCACIONAL I


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GESTÃO EDUCACIONAL I

GRUPO AVM
Daniela Moura
jane Fellipe
Silvana Faria
Solange Gonçalves
Suzana


sexta-feira, 11 de abril de 2008

BLOG DOS AMIGUINHOS DA EDUCAÇÃO – GESTÃO EDUCACIONAL

Centro Educacional Amigos da Educação


 

CEAE

Rua Santos Dumont, 333

Petrópolis – RJ


 

Planejamento Estratégico

2008


 


 


 

Planejamento Estratégico 2008

Centro Educacional Amigos da Educação (CEAE)


 

  1. Histórico - O presente documento foi elaborado com base na reunião de Planejamento Estratégico do CEAE, realizado no dia 06/04/08, na sala de reuniões da IAVM.


     

    Estavam presentes André, Carlos Eduardo (Cadu), Glaucia e Renata.


     

    Nessa reunião o grupo definiu oportunidades de desenvolvimento de curto, médio e longo prazos, na área de serviços educacionais.


     

    As premissas aqui descritas definem o rumo que os líderes estarão seguindo na busca contínua de qualidade dos serviços prestados e melhoria dos processos internos.


     

    As decisões contidas neste PE foram referendadas pelos participantes, que se comprometem em atuar na sua efetivação.


     

    A MISSÃO, os VALORES, VISÃO e os fatores críticos de sucesso estabelecem a diretriz estratégica do CEAE.


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     


     

  2. CEAE – Orientação da Escola para o Mercado.


 

ESCOLA

Definição – Orientação para o Produto

Definição – Orientação para o mercado/sociedade

 
  • Serviços educacionais;
  • Aulas;
  • Preparação para o vestibular
  • Conteúdos
  • Formação humana;
  • Formação cidadã;
  • Aprendizado com alegria;
  • Aprendizado com significado


 

  1. – CEAE – Orientação do Negócio para o Mercado


 


 


 


 


 


 


 

A – Necessidades dos clientes/sociedade: - desenvolvimento cultural, desenvolvimento humano, espaço acolhedor;


 

B – Grupo de Clientes – responsáveis, crianças, jovens, professores, colaboradores, comunidade;


 


 


 


 


 

C – Alternativas Tecnológicas – formação contínua dos colaboradores, alianças estratégicas, informatização, utilização da educação à distância como complemento pedagógico.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. Missão, Missão Filosófica, Visão de Futuro e Valores do CEAE


 

  1. MISSÃO


 

Promover educação que contemple a autonomia, incentivando a pesquisa, a cultura, a construção do conhecimento e o desenvolvimento do Educando capacitando-o para o exercício da cidadania.

Os termos Chave da nossa Missão são:

  • PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO;
  • AUTONOMIA;
  • CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO;
  • DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO;
  • EXERCÍCIO DA CIDADANIA


 

  1. MISSÃO FILOSÓFICA

        Ser uma escola comprometida com uma Educação Humanística e sem Fronteiras, com profissionais qualificados e espaços de socialização e interação de saberes.


 

  1. VISÃO DE FUTURO – A CEAE NA VIRADA DA PRIMEIRA DÉCADA DO MILÊNIO


 

Até 31/12/2012, O CEAE espera ser reconhecido como:


 

Um referencial de qualidade educacional humanística e de relevância para nós – diretores -, alunos, pais e responsáveis, professores, colaboradores e comunidade.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. VALORES DO CEAE


     


 

  • Valorização da história e da cultura
  • Relações éticas, afetivas e solidárias
  • Formação Profissional e Competência
  • Excelência na Prestação do Serviço
  • Construção do Conhecimento
  • Busca do desenvolvimento Integral dos Indivíduos
  • Respeito à pluralidade, às diferenças e à complexidade
  • Incentivo à pesquisa
  • Cuidado com a vida do Planeta, o Outro e de Si
  • Interação Comunidade, Escola e Família


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO


     

    1. AMBIENTE EDUCACINAL EM PETRÓPOLIS RJ

Informações obtidas no sítio www.petropolis.rj.gov.br

P E T R Ó P O L I S

INFORMAÇÕES PARA INVESTIDORES

PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO OPERACIONAL

2004

  1. População Residente (2000)


 

286.352 habitantes – População projetada (2004) 301.491


 

Sendo, 48,20% homens e 51,80% mulheres, e


 

95,5% Urbana e 4,5% Rural


 

  1. Petrópolis - Distribuição da População por Faixa de Idade - 2000


 

idade

%

0 a 4

8,15

5 a 9

8,29

10 a 14

8,23

15 a 19

8,76

20 a 24

8,67

25 a 29

7,91

30 a 34

8,00

35 a 39

7,96

40 a 44

7,09

45 a 49

6,27

50 a 54

5,39

55 a 59

4,02

60 a 64

3,43

65 a 69

2,80

70 a74

2,19

75 a 79

1,42

80 anos

1,42


 


 


 


 


 


 

  1. PETRÓPOLIS - EDUCAÇÃO – TOTAL DE ALUNOS


 

76.056 alunos


 

  1. EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL- DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E OUTRAS INFORMAÇÕES


MATRICULA INICIALFundamental 2002 Dependencia administrativa crechepré-escolaclasses de alfabetização1a a 4a5a a 8atotal estadual 01340174647806526 municipal 6714583192266041494941553 privada 9632836869325336726925 total 163475531061316032340155004


PETRÓPOLIS - ENSINO INFANTIL - REDE PÚBLICA E PRIVADA ano 19981999200020012002 unidades 112155159193206 professores 358489487628648 matrículas 52257297919189659253
*a rede Municipal foi responsável por 53% das matrículas no ensino infantil em 2002

PETRÓPOLIS - ENSINO FUNDAMENTAL - REDE PÚBLICA E PRIVADA ano 19981999200020012002 unidades 174178177193196 professores 23022404254827042739 matrículas 4297450423520985403954797
*a rede municipal foi responsável por 73% das matriculas no ensino fundamental em 2002 e a Rede Estadual por 14%, o que corresponde a 87% do total de matriculados.






– AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
 


 

Entidade: Estrutura educacional instalada na Cidade


 


 


 

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

  • Educação infantil: Pouca qualificação dos professores
  • É onde as escolas privadas obtêm a maior representatividade em matrículas;
  • Educação fundamental: mercado pouco explorado pela concorrência privada
  • Educação infantil: surgimento de novas vagas oferecidas pela Prefeitura;
  • Proliferação de "escolinhas" pela cidade
  • Educação fundamental: Concorrência muito forte exercida pelas escolas públicas municipais/estaduais;
  • Fiscalização do MEC e mudanças constantes nas normas e resolução para funcionamento da escola

POTENCIALIZAR OPORTUNIDADES

NEUTRALIZAR/ REDUZIR AMEAÇAS

  • Investir na qualificação de todos os professores;
  • Demonstrar que a escola possui profissionais bem preparados;
  • Meta: todos os professores da educação infantil graduados;
  • Meta2: abrir oportunidades de mestrado e doutorado para professores do ensino fundamental
  • Mapeamento contínuo do mercado;
  • Trabalhar os diferenciais da escola nas estratégias de marketing
  • Abrir o espaço da escola para a sociedade, demonstrando que nós estamos tornando esse espaço público também


 


 

Nota do Grupo:

(num planejamento completo, poderíamos mapear a concorrência, fornecedores, legislação e ambiente econômico)


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. AMBIENTE INTERNO PONTOS FORTES E PONTOS FORTES


 

Área de Análise: Capital Humano e Intelectual


 


 

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

  • Ambiente aberto e democrático, propício à troca de discussões e novas propostas;
  • Professores capacitados;
  • Programa de incentivos já instalado
  • Dificuldade de uma participação efetiva de todos;
  • Resistência de alguns professores e colaboradores aos programas de capacitação;
  • Pouca compreensão do programa de incentivos, gerando resultados abaixo do esperado

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 
  • Iniciar em xx/xx/200x, as discussões para revisão e atualização do PPP da escola, aumentando, assim, a possibilidade de participação de todos;
  • Instalar – através de parceria – um núcleo de graduação/pós-graduação a distância, para continuar o processo de capacitação permanente dos colaboradores;
  • Divulgar melhor o programa de incentivos
 


 


 

Nota do Grupo:

(num planejamento completo, estaríamos analisando o processo de comunicação interna, tecnologia, recursos financeiros e etc)


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

  1. ANÁLISE DO MARKETING MIX


 

4P´s


 

PRODUTO

PREÇO

PRAÇA

PROMOÇÃO

  • Serviços de educação, voltados para crianças do berçário ao final do ensino fundamental, respeitando e perseguindo os compromissos firmados para a MISSÃO, VALORES E VISÃO da escola.
  • A Escola pratica preços dentro da média do mercado da Cidade, e tem como diferencial toda uma parte de valorização cultural (teatro, dança, jogos), que não são cobrados dos alunos, agregando, assim, valor para nossos alunos
  • Nosso ponto fraco, pois a escola fica localizada em uma casa adaptada para tal função, fazendo com que alguns espaços fiquem prejudicados;
  • Quanto à localização na cidade, a escola fica em um ponto privilegiado, pois está em uma rua onde se concentram quase todos os colégios, academias e cursos da cidade.
  • Nosso foco, nesse momento, está na satisfação dos clientes internos, para que, com o serviço prestado, tenhamos um bom índice de retenção e propaganda boca a boca.
  • Fazemos publicidade sazonal, na época de abertura de matrículas;


     

ESTRATÉGIA

ESTRATÉGIA

ESTRATÉGIA

ESTRATÉGIA

  • Continuar investindo no capital humano e intelectual da escola, bem como na investigação de novos métodos e tecnologias;
  • Deixar a missão, visão e valores visíveis e acessíveis a todos
  • Permanecer com a política de praticar preços na média do mercado, mas com valor agregado maior
  • Até conseguirmos um espaço mais adequado, buscar soluções arquitetônicas que supram as dificuldades de instalações

Manter a política de promoção


 


 


 


 


 


 

Nota do Grupo:

Num planejamento completo estaríamos agora identificando os fatores críticos de sucesso, estabelecendo metas e definindo os líderes para o acompanhamento do cumprimento dessas metas.


 


 

  1. AVALIAÇÃO DO PE- CEAE 2008


     


     

    O grupo diretor optou em adotar o método 3-1-2, onde:


     

    3 anos – é o prazo de implantação das estratégias desse plano

    1 ano – são as grandes reuniões de avaliação do plano

    2 meses – são as reuniões bimestrais de acompanhamento da implantação, controle e correções do plano.


     


     

  • A avaliação dos resultados das metas e atividades serão feitas através de encontros BIMESTRAIS, para certificação de que os objetivos deste planejamento estratégico sejam cumpridos com a total participação de todos os envolvidos, de forma a obter o máximo possível de colaboração, participação, envolvimento e adesão de todos os membros da escola.


 

André Davila

Carlos Eduardo (Cadu)

Glaucia Barcellos

Thereza Renata

ESCOLA CANAL

INSTITUTO A VEZ DO MESTRE
Graduação a Distância em Pedagogia
Projeto Interdisciplinar: Gestão Educacional I
Profª: Andressa Rocha
Grupo: CABO FRIO 40º

Integrantes:
Eliana Helena dos Santos de Souza
Paula Duarte Vianna


ESCOLA CANAL


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:


- MISSÃO DA ESCOLA:

Promover o desenvolvimento pleno do educando, respeitando as suas diferenças individuais e procurando atender a demanda social, utilizando as diferentes linguagens e fontes de informação, estimulando o aluno a construir o seu próprio conhecimento, a fim de que possa aprender a ser, a fazer, a empreender e a conviver, sempre levando em consideração que os conteúdos são fundamentais para que possa adquirir competências necessárias para a vida em sociedade, uma vez que, um dos objetivos que priorizamos, implica no domínio da cultura do código escrito (letramento) e no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e aquisição de habilidades e a formação de hábitos e atitudes, que promovam a formação do indivíduo ético.

- VISÃO DA ESCOLA:

Sermos reconhecidos como uma referência no setor educacional, buscando a vanguarda das transformações, aprimorando a qualidade das relações com as pessoas a quem estivermos servindo e cumprindo a nossa responsabilidade social.

- ANÁLISE DO AMBIENTE:

. Interno:

. Pontos Fortes: Corpo docente competente e qualificado; escola equipada com laboratórios de informática e de ciências, e vários recursos pedagógicos; gestores com boa relação afetiva com a comunidade, equipe escolar e alunos; aprovação de vários alunos em vestibulares para universidades públicas.

. Pontos Fracos: Estrutura física vertical, com pouco espaço ao ar livre; inadimplência.

. Externo:

. Ameaças: Concorrência, principalmente na Escola Infantil, em função do pouco espaço ao ar livre.

. Oportunidades: Não há cursos preparatórios para o vestibular na área onde a Escola é localizada.

- IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO ALVO:

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS:

- Realizar periodicamente encontros de reflexão e avaliação do P.P.P.;
- Garantir a eficácia do ensino, nos níveis e modalidades de ensino existentes na escola;
- Identificar por meio de um acompanhamento sistematizado, os indicadores que inibem e/ou desenvolvem o trabalho coletivo da escola;
- Oferecer aos professores uma formação pedagógica continuada, a partir de diagnóstico percebido em serviço;
- Gestão valorizando a afetividade com a comunidade escolar;
- Buscar constantemente a vanguarda das transformações, para estar em sintonia com a visão de futuro da escola;
- Fidelização do marketing junto à comunidade.

- MARKETING PROMOCIONAL:

A escola conta com o Projeto Universidades, onde o aluno é preparado para o vestibular das universidades públicas, com oficinas de reforço, tira dúvidas, provas simuladas e teste vocacional. Há a divulgação atualizada da lista com o nome dos alunos que passaram nos concursos das diversas instituições, ratificando o sucesso do projeto implantado, atraindo o público alvo.

ESCOLAACANAL
DO MATERNAL AO PRÉ-VESTIBULAR
PROJETO UNIVERSIDADES
PREPARANDO SEU FUTURO

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TEL: 2640-1000



Grupo Recomeço