Identificação da Obra: COLÉGIO SPA
Localização: Rua Conde de Bonfim, s/nº - Tijuca
Atendimento: Educação Infantil e Ensino Fundamental
COLÉGIO SPA
Quem somos:
O Colégio SPA está situado no tradicional bairro tijucano.
Atende, predominantemente, às famílias que residem em seu entorno e que valorizam um ensino de qualidade, além do espaço físico privilegiando e seguro.
Assim, nossos alunos e suas famílias encontram aqui um ambiente saudável, acolhedor, com ampla área verde, garantindo o contato direto com a natureza.
Com a proposta educacional baseada na doutrina católica, reconhece a importância de sua missão frente aos desafios encontrados na sociedade e busca vivenciar, também, os valores do evangelho, como: respeito, solidariedade, partilha, diálogo.
Temos uma equipe constituída por profissionais competentes e comprometidos com a Educação, que vislumbram a transformação social tão necessária.
Missão:
Privilegiar em sua proposta pedagógica aspectos que contemplem o desenvolvimento e a formação integral de seus alunos, oferecendo um ensino de qualidade.
Visão:
Valores:
Proposta de uma educação nova, participativa e global, promoção da qualidade educacional, compromisso, competência técnica, postura ética e moral, respeito, solidariedade, partilha, diálogo, inovação, organização, trabalho cooperativo, aprimoramento continuado e reconhecimento.
Público Alvo:
Crianças/Adolescentes de classe média cujas famílias residem no bairro da Tijuca – RJ.
Objetivo Geral:
Oferecer aos alunos uma formação diferenciada, através de uma proposta pedagógica de excelência, agregando aulas da língua espanhola ao currículo escolar, de todos os alunos da escola, desde a educação infantil até o 9º ano.
Objetivos Específicos:
- Implantar a disciplina Língua Espanhola, no Plano Curricular, no ano de 2010, sem acarretar aumento das mensalidades.
- Manter um programa de formação continuada, para os professores.
- Promover a capacitação e atualização da equipe escolar.
- Compor um quadro de docentes, qualificados no domínio da língua espanhola.
- Gerar novas propostas que favoreça ao aluno compreender sua co-responsabilidade frente à sua aprendizagem, para motivá-lo ao estudo e desenvolver autonomia.
- Promover na comunidade educativa, a divulgação da nova disciplina.
- Estreitar a parceria com as famílias, para obter maior participação e envolvimento.
- Ampliar a divulgação da escola, ofertando esse diferencial, para o próximo ano.
- Tornar a comunicação interna e externa cada vez mais eficaz e eficiente, para promover a escola.
Capacidade Financeira:
O colégio recebe subvenção da Congregação Católica.
Embora apresente médio índice de inadimplência, apresenta receita compatível com os gastos da Unidade.
No orçamento de 2010 estará reservado o valor que custeará 50% da implantação da língua espanhola, no curso regular. Os 50% restantes serão gerados através da captação de recursos.
Força Oportunizadora:
O colégio fará um convênio com a multinacional espanhola Espanmix, que subsidiará 50% do custo com a manutenção das aulas de língua espanhola, através de convênio, durante o ano de 2010. Em contrapartida, o colégio acolherá os filhos dos funcionários que trabalham na Espanmix-Rj, com uma bolsa de 10% no valor da mensalidade.
Gestão de Pessoas:
O colégio adota a Gestão Democrática, humanizando as relações interpessoais.
Oferece salário acima do salário-base e custeio na participação do docente em seminários e congressos pertinentes ao trabalho desenvolvido na escola.
Benefícios: vale-transporte e plano de saúde para o próprio.
Avaliação:
A equipe pedagógica elaborará o plano curricular. Serão realizadas reuniões quinzenais para avaliação e acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem.
Mensalmente, será realizado um encontro com toda a equipe para reflexão, avaliação do trabalho desenvolvido no período e apresentação de sugestões de melhorias.
Pontos fortes:
- Corpo docente qualificado. Todos os professores são, no mínimo, pós-graduados. .
- Espaço físico privilegiado e seguro: salas amplas com reforma recente, climatização, recursos tecnológicos modernos (quadro interativo, data show, computadores com acesso à Internet, etc.) e câmeras de segurança nas dependências da escola.
- Oportunidade, pelo estabelecimento de parceria, de oferecer as aulas da língua espanhola, gratuitamente, aos alunos.
Pontos fracos:
- O colégio é localizado em área considerada de risco moderado, devido à proximidade de comunidade carente.
- A implantação, no bairro da Tijuca, de uma reconhecida escola de línguas estrangeiras.
- Médio índice de inadimplência no pagamento das mensalidades, por parte das famílias dos alunos.
Buscando oportunidades nos pontos fracos, a direção do colégio SPA fez contato com o batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento do bairro da Tijuca, conseguindo que uma viatura com dois policiais permaneça nas imediações do colégio, nos horários de entrada e saída dos alunos.
Viabilizando a redução do índice de inadimplência, o secretário escolar fará contato com as famílias, propondo o parcelamento da dívida ou um desconto de 20% para quitação.
Marketing:
O Colégio SPA prima pelo fortalecimento da marca e pelo relacionamento.
Há 42 anos no mercado, estabelece com as famílias/alunos, uma parceria baseada na confiança, construindo laços fortes com a clientela.
Os alunos e suas famílias identificam-se com a cultura do colégio porque percebem no trabalho educativo desenvolvido, a forma de fortalecer seus ideais e esperanças de uma sociedade justa, ética e fraterna, além da excelência pedagógica. Assim, funcionam como divulgadores do nosso trabalho, indicando o colégio a parentes e conhecidos.
Trabalho produzido pelo Grupo Alegria
Integrantes do Grupo:
Elsa Antelo Duran
Isabella Ferreira de Mattos
Leocyr Paula Neves
Rejane Cristina Schaffer
Sandra Eliane Ferreira de Mattos
Um comentário:
Ficou LINDO!!! ADOREI!!! PARABÉNS!
Postar um comentário