quinta-feira, 16 de abril de 2009

Planejamento Estratégico - Um Desafio





Instituto a Vez do Mestre
Graduação em Pedagogia
Núcleo: Macaé
Disciplina: Gestão Educacional I
Professora: Andressa Rocha
Aluna: Cecília Goulart Alves

-Introducão -

O trabalho a seguir foi composto de uma análise baseada na gestão democrática, visando a melhoria contínua de uma unidade de ensino particular(escola fictícia) onde analisamos os pontos fortes e pontos fracos, através do planejamento estratégico, que se constitui de uma importante ferramenta de trabalho do atual gestor.

IDENTIFICAÇÃO
Instituição de Ensino: Escola Técnica Rubens Alves
Localização: Silva Jardim Estado: Rio de janeiro
Cursos oferecidos: Técnico em Informática
Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio e Pós Médio.
Duração do Curso: 3 anos



-Missão do Curso-


O curso de técnico em Informática tem como objetivo a promoção do desenvolvimento das copetencias do profissional na área de informática aplicada. Oportunizando ao aluno, na conclusão do curso, as ferramentas para a vida profissional qualificada.

Visão de Futuro-
Uma instituição de ensino que visa a capacitação profissional e aprimoramento do seu próprio método, para oferecer a comunidade ensino de qualidade sempre.



Setores/ Forças/ Fragilidades
Estrutura e organização do trabalho

Setor
Competência do pessoal-

Força- O corpo docente deverá ser composto por profissionais qualificados, com formação superior de preferencia com mestrado. Profissionais que atuam no mercado de trabalho.

Fragilidades -Dificuldade de profissionais na região.

Setor
Recursos Materiais e Financeiros

Forças -Sala de aula climatizada com computadores acima de 1G, com toda infra estrutura de softwares do mercado.

Fragilidades -Manutenção despendiosa.

Setor
Coordenação pedagógica - avaliaçãoe análise -

Força -O acompanhemento deverá ser feito uma vez ao ano, com a participação do corpo discente, via secretaria virtual(está contido na página da instituição)onde o mesmo avalia o corpo docente, e o corpo docente faz a avaliação da instituição, e bem como a instituição avalia ambos.


Fragilidade - A falta de córum.



-Analise de Contexto Interno -


Liderança – O diretor da instituição define como forma de gestão administrativa a gestão democrática, onde os professores fazem parte dela, incluindo objetivos primordiais do curso.
Identificação da marca da instituição- Deverá haver propaganda nos meios escritos(jornais e revistas) e meios de comunicação falados(rádio da cidade e adjacencias).


Valores de mensalidade- A mensalidade do curso, deverá abranger a qualidade do mesmo. Nos valores de hoje deverá girar em torno de R$ 450,00. Sendo pagos mensalmente, com vencimento todo dia 05 de cada mês. O aluno que atrasar mais de dois meses, deverá ser solicitado à diretoria financeira para ajuste das mensalidades.


Fornecedores – Como instituição educacional na área de informática, os fornecedores deverão ser habilitados no mercado, e fornecer produtos de qualidade a preços compatíveis. Deverão ser empresas com cadatro federal(CNPJ).


Clientes – Nossos clientes são estudantes de ensino médio, aqueles que já concluiram ou desejam a qualificação para o mercado de trabalho.


Clima Organizacional – O clima organizacional deverá ser feito uma vez ao ano, com a participação do corpo discente, via secretaria virtual(está contido na página da instituição)onde o mesmo avalia o corpo docente, e o corpo docente faz a avaliação da isntituição, e bem como a instituição avalia ambos.

Modelo de Gestão – A instituição procede de acordo com a democracia para o bem de toda a comunidade escolar.


Comunição interna – A comunicação interna se dará através do web site da instituição, onde cada professor tem seu e-mail, e as circulares serão enviadas aos e-mails dos mesmos. A comunicação para o corpo discente será feita em mural localizados na entrada, próximo a cantina, e próximo as salas de aula.

-Analise de Contexto Externo -


Comunidade e imagem – Serão oferecidos à comunidade em geral cursos de informática a preços populares em determinadas datas, para que a comunidade possa interagir com a escola.
Portifólio de produtos – Serão realizados anualmente feiras de trabalho e materiald e infoemática, onde a comunidade externa terá livre acesso, e com isso será distribuido o protifólio de produtosque a instituição tem para a comunidade, bem como na secretaria da escola e nas papelarias da cidade.

Serviços e outros – Seraõ realizados serviços de xerox e plotagem a comunidade com preços acessíveis.



- Conclusão -

Conclui-se com base nos dados acima através do planejamento estratégico, estaremos nos preparando para o crescimento da Instituição de ensino, visando, qualidade na educação com preços acessíveis à comunidade.










Um comentário:

Andressa Arana disse...

Faltou organizar nos pontos pedidos no trabalho! Mesmo assim, seu trabalho ficou bom!