quinta-feira, 9 de abril de 2009

• Nome da instituição: A Vez do Mestre
• Data: 09/04/2009
• Nomes: Isabel Cristina Barbosa, LuciaMartins e JanainaMartins
• Nome do curso: Graduação em Pedagogia – Turma: 2009.1
• Nome da disciplina: Gestão Educacional I - Núcleo: Rio de Janeiro
• Nome do professor responsável pela disciplina: Andressa Rocha

















PÚBLICO ALVO:

Alunos do Ensino Fundamental. Esta instituição localiza-se em uma comunidade carente do bairro _________.

CARACTERIZAÇÃO:
Seu funcionamento ocorre em dois turnos, com 15 turmas em cada período. Cada turma possui aproximadamente 30 alunos; alguns fora de seu ciclo apropriado.

MISSÃO:
Promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família e da Comunidade. Desenvolver, tanto no aluno, quanto em seu responsável e a comunidade, a noção de integração como necessidade de apoio à Gestão Educacional.

VISÃO:
Como a escola possui um clima harmonizador, integrado, com metas no cumprimento de seus deveres, abertura aos professores para poder expor suas idéias e reuniões para alinhamento e discussão das decisões a serem tomadas, estando o corpo docente e administrativo ciente das limitações de seus recursos e dos próprios alunos, a Escola procura refletir este clima à comunidade, com projetos de integração e cursos para estimular o meio ambiente, reciclagem e sustentabilidade à comunidade.
AMBIENTE INTERNO:

(+) Uma área que proporciona ao aluno um ambiente de lazer, como também oportunidade para realizar atividades externas; este mesmo ambiente abriga projetos de plantação (horta), como também oficina de reciclagem aos alunos e comunidade; profissionais capacitados, que procuram sempre as oportunidades concedidas para aprimoramento profissional; ambiente organizado, refletido também na organização e asseio dos alunos.

(-) Desfalque de alguns professores em algumas disciplinas; falta de uma infra-estrutura adequada para o público alvo, como acréscimo de computadores, segurança, acervo na biblioteca, salas de lazer, com recursos tecnológicos avançados, que permitam a interação do aluno com o mundo virtual, sua realidade e necessidade atual.

AMBIENTE EXTERNO:

(+) Boa localização dentro da comunidade, não precisando o aluno subir o morro ou pegar algum transporte, já que localiza-se no centro; por possuir uma diversidade comercial, possibilita ao aluno conhecer produtos em aulas externas, como forma de aprendizado prático e interdisciplinar.

(-) Por situar-se em uma comunidade, falta segurança que permitam aos pais deixar os seus filhos em tranqüilidade; devido à esta guerra civil, os alunos, muitas vezes perdem aulas, por não poder comparecer à escola ou a mesma ser obrigada a fechar suas portas diante de algum acontecimento no crime organizado.


OPORTUNIDADES:

A escola necessita de uma área de recreação e lazer, com mais recursos aos alunos; diversas vezes, justamente pela falta de um espaço físico deste gênero na comunidade, a escola cede o seu espaço para eventos desta área, mas sofre com alguns atos de vandalismo. É necessário criar oportunidades, sem sobrecarregar o único espaço que antes possuía





“FOCO EDUCACIONAL” .


Estratégia de Marketing:
Distribuição de panfletos pela região, para que tenham conhecimento da escola e de como ela funciona, através de uma palestra para os responsáveis saberem do Projeto Pedagógico da escola; este é o pontapé inicial para a comunidade conscientizar-se do papel da escola e consequentemente de seu papel perante a comunidade/sociedade;

Solicitar recursos governamentais para a aquisição de uma sala de vídeo, brinquedoteca, como também projetos para musicalização e parcerias entre instituições que ofereçam atividades esportivas com desconto ou gratuidade aos alunos. Oferecer esta oportunidade aos alunos de forma que eles dêem valor ao que está conquistando, sempre apresentando boas notas e empenho no ato de estudar e buscar melhores oportunidades;

Atuar em parceria com empresas privadas que possuam recursos de apoio, como o SESC por exemplo, ao buscar orientações de dentistas para o controle da saúde bucal, visitas ao oftamologista e descontos para a aquisição de óculos, fator que muitas vezes dificulta o desenvolvimento de um aluno; oficina de artes, através de material reciclado, onde poderá ser descoberto aptidões profissionais para trabalhos artesanais, inicialmente concedidos à escola como material de exposição e aproveitamento interno por parte dos alunos;

Anunciar, na rádio comunitária ou o jornal local (da comunidade) o interesse da escola em desenvolver projetos e solicitações de parcerias com pequenos comerciários da região. Caso a comunidade não disponha desta rede de informação, seria uma ótima idéia de integrar escola+comunidade, através de um jornal local; assim a escola não precisaria custear este projeto, já que seria anunciado todo o comércio local, através de doações para a confecção do mesmo, como ponte e via de acesso a todos os moradores da região.

Vale frisar que o intuito destas estratégias de marketing não é possuir um valor extra no caixa da escola, ou captar alunos como uma escola particular, mas desenvolver primeiramente o bom senso na comunidade; consequentemente estes se reeducarão, no sentido de trabalharem juntos e desenvolver alternativas de sucesso para um bem comum.

Um comentário:

Andressa Arana disse...

Lindo!!! Maravilhoso!!!!