- ESCOLA EDUCAÇÃO PARA TODOS
“Quando a gente sonha sozinho,
não passa de um sonho.
Quando a gente sonha junto
É a realidade que começa.” Dom Héder Câmara
Gestoras: Ana Marta de Seixas Valença
Cláudia Paes Leme de Souza
Iaracema Schiavo
Márcia Paes Leme Souza de Sá
Maria de Lourdes Araújo Santos
Rosane Guimarães Cláudio
Localização: Rua Japoré, s/nº Rio de Janeiro – RJ
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental
Missão: Possibilitar a construção de uma sociedade que garanta a todos os cidadãos a autoria de sua história.
Trabalhar a dificuldade de aprendizagem. Criar espaços lúdicos, onde os alunos devam ser valorizados e suas dificuldades de aprendizagem possam ser trabalhadas através de jogos e brincadeiras, transformando o espaço escolar em um lugar de prazer e aprendizado.
É preciso juntar objetividade e sonho, para que se possa ver cada aluno com um olhar novo, percebendo-o como alguém que está hoje conosco, mas pertence ao futuro. E tem o direito de aproveitar ao máximo este seu tempo de escola para adquirir ferramentas que o ajudem no processo de compreensão do mundo, de participação social e construção de uma realidade que ainda não existe.
Visão de Futuro:
Pretendemos nos tornar uma escola de referência pela excelência e inovação no desempenho administrativo, na qualidade do ensino ministrado aos nossos alunos, buscando a parceria dos pais e da comunidade. Assim, todos deverão participar para que possamos atingir nossa meta que será transformar as salas de aulas em um ambiente prazeroso, ou seja, realizar o planejamento do trabalho escolar, de uma forma viva. Decidir e preparar ações que serão executadas com acompanhamento e avaliação constante
Valores:
*Excelência – Valorizamos nossos clientes com o fornecimento de qualidade e excelência em tudo que fazemos e pelo modo como fazemos.
*Inovação – Buscamos e incentivamos formas apropriadas para superar obstáculos e oferecer uma educação inovadora capaz de construir competências e formar cidadãos.
*Participação – Trabalhamos em equipe e cada pessoa contribui no limite de sua participação nas atividades escolares.
*Parceria – Valorizamos o trabalho parceria, escola, família, comunidade para a concretização dos resultados pretendidos.
Análise do Ambiente:
. A escola foi constituída em 2007 com uma estrutura adequada, com laboratório de informática, 10 salas de aula, biblioteca, ginásio coberto, pátio todo gramado para brincadeiras. Mesmo com essa boa infra-estrutura, o principal objetivo da equipe de gestão é melhorar o aprendizado dos alunos e fazer da escola um espaço agradável para toda a comunidade.
Ambiente Interno:
Pontos Fortes:
Profissionais qualificados
Oportunidades de capacitação
Momentos de troca de experiências
Autonomia nas investigações pedagógicas
Envolvimento de toda a comunidade escolar nos projetos propostos pela escola
Pontos Fracos:
Comportamento agressivo de alguns alunos
O individualismo e a competitividade, em alguns momentos ocasionam a fragmentação das ações pedagógicas nos diversos setores
Pouco entendimento da Proposta Político Pedagógica pelas famílias
O acesso aos materiais e recursos necessários para a dinâmica coerente com a metodologia de projetos se dá com pouca agilização
Ambiente Externo:
Ameaças
Localização da escola
Concorrência
Violência no entorno da escola
Oportunidades
Recursos financeiros
Parcerias com o Posto de Saúde local
Amigos da Escola ( parceria com a Rede Globo)
Estratégias de Promoção:
Fazer com que os alunos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia;
Produzir novos conhecimentos contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e da comunidade onde a escola está inserida;
Promover e incentivar ações educacionais que estimulem a solidariedade entre os alunos, pais e comunidade;
Desenvolver e fortalecer a noção de cidadania e de igualdade entre todos;
Compartilhar decisões envolvendo os pais, alunos, professores, funcionários e outras pessoas da comunidade escolar.
Elevar o desempenho dos alunos
Modernizar a gestão da escola.
sexta-feira, 11 de abril de 2008
GRUPO EDUCAÇÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O trabalho de vocês está bom, mas faltou dar um desenvolvimentos nos pontos fortes e fracos, não acham? Ou seja uma pequena explicação, por exemplo, porque o grupo considera professores qualificados como ponto forte?
Postar um comentário