Centro Educacional Amigos da Educação
CEAE
Rua Santos Dumont, 333
Petrópolis – RJ
Planejamento Estratégico
2008
Planejamento Estratégico 2008
Centro Educacional Amigos da Educação (CEAE)
- Histórico - O presente documento foi elaborado com base na reunião de Planejamento Estratégico do CEAE, realizado no dia 06/04/08, na sala de reuniões da IAVM.
Estavam presentes André, Carlos Eduardo (Cadu), Glaucia e Renata.
Nessa reunião o grupo definiu oportunidades de desenvolvimento de curto, médio e longo prazos, na área de serviços educacionais.
As premissas aqui descritas definem o rumo que os líderes estarão seguindo na busca contínua de qualidade dos serviços prestados e melhoria dos processos internos.
As decisões contidas neste PE foram referendadas pelos participantes, que se comprometem em atuar na sua efetivação.
A MISSÃO, os VALORES, VISÃO e os fatores críticos de sucesso estabelecem a diretriz estratégica do CEAE.
- CEAE – Orientação da Escola para o Mercado.
ESCOLA | Definição – Orientação para o Produto | Definição – Orientação para o mercado/sociedade |
|
|
- – CEAE – Orientação do Negócio para o Mercado
A – Necessidades dos clientes/sociedade: - desenvolvimento cultural, desenvolvimento humano, espaço acolhedor;
B – Grupo de Clientes – responsáveis, crianças, jovens, professores, colaboradores, comunidade;
C – Alternativas Tecnológicas – formação contínua dos colaboradores, alianças estratégicas, informatização, utilização da educação à distância como complemento pedagógico.
- Missão, Missão Filosófica, Visão de Futuro e Valores do CEAE
- MISSÃO
Promover educação que contemple a autonomia, incentivando a pesquisa, a cultura, a construção do conhecimento e o desenvolvimento do Educando capacitando-o para o exercício da cidadania.
Os termos Chave da nossa Missão são:
- PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO;
- AUTONOMIA;
- CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO;
- DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO;
- EXERCÍCIO DA CIDADANIA
- MISSÃO FILOSÓFICA
Ser uma escola comprometida com uma Educação Humanística e sem Fronteiras, com profissionais qualificados e espaços de socialização e interação de saberes.
- VISÃO DE FUTURO – A CEAE NA VIRADA DA PRIMEIRA DÉCADA DO MILÊNIO
Até 31/12/2012, O CEAE espera ser reconhecido como:
Um referencial de qualidade educacional humanística e de relevância para nós – diretores -, alunos, pais e responsáveis, professores, colaboradores e comunidade.
- VALORES DO CEAE
- Valorização da história e da cultura
- Relações éticas, afetivas e solidárias
- Formação Profissional e Competência
- Excelência na Prestação do Serviço
- Construção do Conhecimento
- Busca do desenvolvimento Integral dos Indivíduos
- Respeito à pluralidade, às diferenças e à complexidade
- Incentivo à pesquisa
- Cuidado com a vida do Planeta, o Outro e de Si
- Interação Comunidade, Escola e Família
- ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO
- AMBIENTE EDUCACINAL EM PETRÓPOLIS RJ
- AMBIENTE EDUCACINAL EM PETRÓPOLIS RJ
Informações obtidas no sítio www.petropolis.rj.gov.br
P E T R Ó P O L I S
INFORMAÇÕES PARA INVESTIDORES
PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO OPERACIONAL
2004
- População Residente (2000)
286.352 habitantes – População projetada (2004) 301.491
Sendo, 48,20% homens e 51,80% mulheres, e
95,5% Urbana e 4,5% Rural
- Petrópolis - Distribuição da População por Faixa de Idade - 2000
idade | % |
0 a 4 | 8,15 |
5 a 9 | 8,29 |
10 a 14 | 8,23 |
15 a 19 | 8,76 |
20 a 24 | 8,67 |
25 a 29 | 7,91 |
30 a 34 | 8,00 |
35 a 39 | 7,96 |
40 a 44 | 7,09 |
45 a 49 | 6,27 |
50 a 54 | 5,39 |
55 a 59 | 4,02 |
60 a 64 | 3,43 |
65 a 69 | 2,80 |
70 a74 | 2,19 |
75 a 79 | 1,42 |
80 anos | 1,42 |
- PETRÓPOLIS - EDUCAÇÃO – TOTAL DE ALUNOS
76.056 alunos |
- EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL- DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA E OUTRAS INFORMAÇÕES
MATRICULA INICIALFundamental 2002 Dependencia administrativa crechepré-escolaclasses de alfabetização1a a 4a5a a 8atotal estadual 01340174647806526 municipal 6714583192266041494941553 privada 9632836869325336726925 total 163475531061316032340155004
PETRÓPOLIS - ENSINO INFANTIL - REDE PÚBLICA E PRIVADA ano 19981999200020012002 unidades 112155159193206 professores 358489487628648 matrículas 52257297919189659253
*a rede Municipal foi responsável por 53% das matrículas no ensino infantil em 2002
PETRÓPOLIS - ENSINO FUNDAMENTAL - REDE PÚBLICA E PRIVADA ano 19981999200020012002 unidades 174178177193196 professores 23022404254827042739 matrículas 4297450423520985403954797
*a rede municipal foi responsável por 73% das matriculas no ensino fundamental em 2002 e a Rede Estadual por 14%, o que corresponde a 87% do total de matriculados.
– AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Entidade: Estrutura educacional instalada na Cidade
OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
|
|
POTENCIALIZAR OPORTUNIDADES | NEUTRALIZAR/ REDUZIR AMEAÇAS |
|
|
Nota do Grupo:
(num planejamento completo, poderíamos mapear a concorrência, fornecedores, legislação e ambiente econômico)
- AMBIENTE INTERNO PONTOS FORTES E PONTOS FORTES
Área de Análise: Capital Humano e Intelectual
PONTOS FORTES | PONTOS FRACOS |
|
|
AÇÕES ESTRATÉGICAS | |
|
Nota do Grupo:
(num planejamento completo, estaríamos analisando o processo de comunicação interna, tecnologia, recursos financeiros e etc)
- ANÁLISE DO MARKETING MIX
4P´s
PRODUTO | PREÇO | PRAÇA | PROMOÇÃO |
|
|
|
|
ESTRATÉGIA | ESTRATÉGIA | ESTRATÉGIA | ESTRATÉGIA |
|
|
| Manter a política de promoção |
Nota do Grupo:
Num planejamento completo estaríamos agora identificando os fatores críticos de sucesso, estabelecendo metas e definindo os líderes para o acompanhamento do cumprimento dessas metas.
- AVALIAÇÃO DO PE- CEAE 2008
O grupo diretor optou em adotar o método 3-1-2, onde:
3 anos – é o prazo de implantação das estratégias desse plano
1 ano – são as grandes reuniões de avaliação do plano
2 meses – são as reuniões bimestrais de acompanhamento da implantação, controle e correções do plano.
- A avaliação dos resultados das metas e atividades serão feitas através de encontros BIMESTRAIS, para certificação de que os objetivos deste planejamento estratégico sejam cumpridos com a total participação de todos os envolvidos, de forma a obter o máximo possível de colaboração, participação, envolvimento e adesão de todos os membros da escola.
André Davila
Carlos Eduardo (Cadu)
Glaucia Barcellos
Thereza Renata
Um comentário:
O trabalho de vocês está muito bem estruturado. O planejamento estratégico ficou muito bom, poderia ter sido mais organizado esteticamente aqui no blog. Mas mesmo assim adorei as estratégias de vocês. Parabéns pelo belo trabalho!
Postar um comentário