domingo, 20 de setembro de 2009

Escola como empresa

Considerações iniciais

A escola, não é considerada comum por ser vinculada a empresa, sendo considerada portanto como tal. E por consequência, por ter muita burocracia, e pelas decisões só poderem ser tomadas pelo núcleo central da escola(empresa), que fica em outra cidade, não foi permitido divulgação de fotos e dados para o trabalho. Por isso os valores aqui postados são aproximados.

Nome da Escola

Criando o saber

Nível de ensino

Educação infantil - Ensino Fundamental - Ensino Médio - EJA
No ano de 20010 terá o Ensino Médio de nível Técnico

Público-Alvo

É uma escola particular que consegue atender as pessoas de várias classes sociais,devido ao seu valor a acessível, e devido a bolsas de estudos que a escola contempla para alguns estudantes.

Missão

Criar cidadãos críticos conscientes do seu papel na sociedade em que estão inseridos. O objetivo dela é de ensinar a pensar.

Número e alunos por turno

Aproximadamente: 220 alunos na parte da manhã
270 alunos na parte da tarde

Número de professores e equipe pedagógica

Professores - 31
Equipe pedagógica-3

Gestão

Como havia escrito no início, a escola não é uma escola comum, ela é parte de um sistema e portanto uma empresa. Existe um núcleo central, Brasília, de onde sai as ordens e as metas a serem alcançadas, e os outros núcleos acatam essas ordens. O gestor é um mero reprodutor dessas ordens. Não tem autonomia o suficiente para inovar e fazer o que acha melhor e nem o que acredita.Para que isso possa acontecer ele tem que está pedindo sempre autorização. Na minha visão, não há grandes trabalhos e ideias executadas por eles.
O gestor dirige a sua equipe de trabalho, de acordo com o sistema, dá o suporte necessário e com a ajuda de suas coordenadoras fiscaliza e ajuda os professores e alunos. Todo o trabalho existente na escola é voltado para fazer com que o aluno pense e crie a todo momento, nada é preparado, tudo é construído. Mas esse método, sócio construtivista, não é exclusividade dessa escola, mas de toda a essa rede.
O gestor da instituição garante um ambiente agradável de troca, de compartilhamento e de autocontrole, os professores tem autonomia para criarem os projetos de acordo com a necessidade das turmas e tem a ajuda dos cordenadores
O gestor, tenta sempre a mobilização capaz de sustentar os ideais da empresa.


Trabaho interdisciplinar- Gestão 1
Aluna: Aline Woyames

Nenhum comentário: