sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Grupo Saber

Grupo Saber :
Benício
Leandra
Márcia Raquel
Maria Angélica
Natalis


Colégio Professora Helena Valente - SP

Entrevista com a diretora Fernanda fernandes

A ESCOLA

Colégio Professora Helena Valente
São Paulo, capital, á rua Dr Luiz Severiano, 181 - SP - CEP 0700-000 - CNPJ nº 00330000/0001-00 e CCM (PMSP) nº 2222222
FINS E OBJETIVOS
O colégio oferece serviços educacionais para crianças e jovens de 18 meses de idade até 16 anos, nos cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
ALUNOS E COMUNIDADE
Clientela - Classe média baixa. Pais e mães que trabalham fora. Empregados na indústria, comércio e serviços.
Localização - Região voltada para residência e pequeno/médio comércio. Há grande demanda por creches e escolas de educação infantil.
Nível educacional na região - As escolas privadas apresentam nível superior em relação à escola pública.
Características da região - A violência é marca na região, sendo o bairro Jardim Angela bem conhecido pela criminalidade. Faltam empregos para jovens e parte dos adultos, além de carência de atividades e áreas de lazer. A maioria das ruas da região é asfaltada, havendo boa rede de água, esgotos, eletricidade, correios e telefonia. O transporte melhorou nos últimos anos, o que repercutiu favoravelmente quanto ao deslocamento e melhoria da qualidade de vida da população local.
Aspecto religioso - ( A escola oferece ensino religioso obrigatório) Possui muitos adeptos da igreja adventista, mas também possui templos de outras confissões evangélicas, igrejas católicas, terreiros de umbanda e canbomblé.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA
Tem a seguinte estrutura administrativa: Direção, Secretaria, Diretoria . A Direção da escola organiza, superintende, executa e controla todas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade escolar. Administração e pessoal de apoio: Secretaria, Zeladoria e Limpeza.
ORGANIZAÇÃO TÉCNICA
Coordenador Pedagógico : O Diretor do referido colégio acumula funções de coordenador pedagógico.
ORGANIZAÇÃO FÍSICA
Salas de aula - 09
Laboratório de Ciências
Salas para aulas de Judô e Balé
Áreas para Educação Física e recreação
A escola dispões de áres cobertas (160.00m2) e descoberta ( 200.00m2) para a prática de Educação Física. Possui piscina de 10.00x5.00 metros e play - ground ( 100.00m2), além de pátio arborizado (150.00m2) e área de recreação e lanche coberta (60.00m2)
O Laboratório de informática conta com 20 computadores, 03 impressoras, 02 scanners, conexão à internet por banda larga disponíveis para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
CONSELHOS ESCOLARES E DE REPRESENTAÇÃO
Conselhos de Classe e Série - Há reuniões dos conselhos de classe e série no início do ano letivo, no final do primeiro semestre e no final do ano letivo, podendo ser convocadas reuniões extraordinárias. na Educação Infantil há reuniões dos professores e seus auxiliares, com a coordenação pedagógica para discussão do processo educativo e avaliação do desenvolvimento.
CONSELHO DE ESCOLA
É formado pelo diretor, coordenador pedagógico, professores e representante da entidade mantenedora. Tem por finalidade tratar de assuntos ligados ao funcionamento pedagógico e administrativo escolar.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES
É composta pelo diretor, professores e pais de alunos. voltada para melhoria das condições do trabalho educativo e para a realização de trabalhos junto à comunidade onde a escola está instalada.
NÍVEIS E MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO
Educação Infantil - tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Leva em conta a preparação para o ingresso no ensino fundamental, a preparação para a vida e a cidadania, bem como o domínio das compet~encias e habilidades que facilitem e inserção social.
Ensino Fundamental - Tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, da tecnologia, das artes e dos valores da sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem; o fortalecimento dos vínculos de família, laços de solidariedade humana e tolerância na vida social.
CONCLUSÃO
A metodologia de ensino é sócio-construtivista para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de levar a criança a explorar as possibilidades do sue corpo, dos objetivos, das relações, do espaço, desenvolver a capacidade de observar, descobrir e pensar.
Na Educação Infantil, busca-se o desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e sócio-culturais, preparando as crianças para a vida e o ensino fundamental.
A escola leca em conta as diferenças individuais das crianças na Educação Infantil, considerando as possibilidades de aprendizagem nas diferentes faixas etárias. Ao estabelecer esses objetivos, o professor amplia as possibilidades de atendimento à diversidade das crianças, considerando diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender. Há difusão de conteúdos vivos e concretos, indissociáveis da realidade social, cujo ensino segue a linha diálogo-ação-compreensão-participação, voltada aos interesses sociais, a fim de torná-la mais democrática.
A escola visa preparar o aluno para o mundo, fornecendo aquisição de conteúdo e de socialização, para uma participação na democratização da sociedade. A proposta metodológica é inspirada nas teorias de Jean Piaget e Maria Montessori, adaptadas ao ensino tradicional, com planejamentos a cada faixa etária, propiciando o ensino sequencial. A pedagogia psicogenética de Jean Piaget e as propostas educacionas de Maria Montessori fornecem à escola a inspiração para integrar o desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais dos currículos de cada curso.
O plano de gestão da escola contém complementações e atualizações como Novos Planos de Curso, agrupamento de alunos por turno, curso, série, turma, quadro curricular por turno e série, organização das horas de trabalho pedagógico coletivo, calendário escolar de eventos, horário de trabalho, de férias dos funcionários, plano de aplicação de recursos financeiros, projetos especiais, Conselho de Escola, Grêmio, Cantina , Contrato de serviços.

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