quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Grupo: Novatas.com

Grupo: Novatas.com

Adriana Felizardo da Silva
Adriana Pimentel
Beatriz Barcelos Tavares
Leidiane Lemos

Disciplina: gestão EducacionalI
Professora: Andressa Rocha



Escola Municipal Davi Lincoln Santos Mancebo

A Escola Municipal Davi Lincoln Santos Mancebo está localizada na zona urbana da cidade de Carapebus, no bairro Ubás. Atualmente atende 326 alunos e 55 funcionários distribuídos na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Fundamental Noturno.
A Unidade Escolar Davi Lincoln Santos Mancebo, conta com uma equipe de profissionais qualificados, a maioria dos nossos professores são formados em nível superior, e alguns estão cursando.
No desenvolvimento do nosso trabalho contamos com o apoio do orientador educacional, do supervisor educacional e do psicopedagogo.


MISSÃO:

A Comunidade Escolar Davi Lincoln Santos Mancebo, pensa que a Educação tem seu caráter “formador e transformador”.
Nossa prioridade é oferecer uma educação que possibilite ao educando posicionar-se de maneira consciente sobre o seu papel na sociedade, resgatando a sensibilidade e transformando atitudes.
Desenvolver nosso trabalho em equipe, através da troca de experiências, e através do nosso exemplo, conquistar a família para sermos parceiros na aprendizagem de nossos alunos.
Nesse pressuposto buscamos criar situações que venham propiciar aos nossos educandos exercitar a cidadania e vivenciar situações que desenvolva seu censo crítico e conscientização do seu papel político-social.
A construção desse projeto nos leva a buscar uma escola, que venha atender a ansiedade e perspectivas de futuro que nossos educandos buscam. Talvez não possamos realizar seus sonhos e anseios, mas podemos apontar caminhos e começarmos a preparar juntos o futuro sonhado.
A Escola como um todo na busca da melhoria da qualidade do ensino público. A base para essa organização da escola são os alunos, a partir dos quais desenvolvemos a concepção, a realização e avaliação do projeto educativo.


VISÃO:

ESCOLA

- Integrar família, escola e comunidade.
- Favorecer o melhor conhecimento dos alunos através de reuniões com a comunidade escolar e pais.
- Estimular os pais a estarem mais presentes e conscientizar sobre a sua importância no processo ensino – aprendizagem dos filhos.
- Conscientizar a comunidade escolar através de palestras e reuniões, buscando contribuir para o desenvolvimento de um trabalho voltado para as questões de carência afetiva, indisciplina e agressividade.
- Motivar os alunos do ensino noturno a uma melhor aprendizagem através de pesquisas sobre sua história, sua cultura, debates de assuntos do seu cotidiano e conversa sobre assuntos diversos.

PROFESSORES

-Trabalhar com conteúdos significativos.
-Várias formas de avaliar.
-Motivar alunos e comunidades na participação de atividades extra classe como jogos, reuniões, festas, etc.
-Resgatar a sensibilidade dos nossos alunos desenvolvendo uma educação que penetre nos corações transformando atitudes, conscientizando sobre a importância da afetividade.
-Atualizar-se como profissional, adquirindo conhecimentos e buscando novas estratégias para desenvolver um ensino de qualidade.
-Valorizar o diálogo, o companheirismo e a responsabilidade na relação com os alunos.
-Desenvolver um trabalho em equipe, estar aberto a criticas e a troca de experiências e como equipe trabalhar de forma democrática e participativa.


GOVERNO MUNICIPAL

-Formação continuada para os profissionais de Educação;
-Valorização salarial / plano de cargos e salários;
-Programa de saúde escolar: prevenção de verminose, tratamento dentário e outros na escola;
-Círculo de palestras para conscientização dos pais com especialistas na área de saúde dentre outras.

Práticas da gestão

A valorização do coletivo é muito forte no trabalho da escola. Nenhuma decisão é tomada isoladamente. Há reuniões ordinárias e extraordinárias, sempre que necessário, para se decidir sobre tudo na escola, mesmo a aplicação do dinheiro da escola sempre é decida conjuntamente.
Neste segundo semestre a escola esta com um novo projeto: “Escola Aberta”, nos finais de semana, que tem o intuito de integrar a escola com a comunidade, oferecendo atividades complementares como canto coral, xadrez, teatro, reforço na leitura e informática.
















































Nenhum comentário: