Escola Municipal Ary Barroso
Diretor: Prof. Eduardo Alves
Diretor adjunto: Rosangela Ferreira
Coordenador Pedagógico: Rosane F. Silva
Nº. de professores: 20
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º ano
Faixa etária: 10 a 16 anos
Nº. de alunos – 1º turno -189
2º turno - 192
Missão da Escola
Assegurar a comunidade um espaço pacífico e de respeito no qual confiem à formação de seus filhos. Uma formação de cidadãos críticos, conscientes e participativos, capazes de interagir e intervir na realidade em que vive. Sem, contudo, abrir mão do conhecimento, da cultura e criatividade, que lhes permitirá atuar com competência e valores que tanto a sociedade atual necessita.
Visão da Escola
A visão da E.M. Ary Barroso é de ser referência no ensino público assegurando à comunidade um serviço de qualidade. Oferecer aos seus alunos igualdade de oportunidades na inserção as escolas de excelência do ensino médio, sem abdicar do desenvolvimento integral do aluno e de sua total participação na vida da comunidade.
O começo da virada... 1991
Professores reuniam-se para questionar o papel da escola; que tipo de aluno gostaria de formar e que sociedade promoveria com esta formação. Cria-se o hábito de pensar sobre a prática pedagógica.
Respeito acima de tudo
Cria-se o hábito de fazer os alunos pensar sobre suas posturas indisciplinadas, através do diálogo. Trabalha-se em sala, e fora dela, valores éticos e morais. O bom clima relacional entre gestores, professores e funcionários é perceptível servindo de exemplo aos próprios alunos. Conseguindo, gradativamente, durante esses anos, implantar a “Cultura da Paz”.
Conforto é fundamental
Simultaneamente a essas ações, a comunidade é envolvida nas melhorias físicas no ambiente escolar que atinge a um estágio de conforto, beleza e limpeza reconhecido por todos onde seus próprios alunos zelam e cuidam do ambiente em que estudam.
Nosso maior parceiro
A compreensão de que a família é a grande aliada, faz com que se tenha cuidado na preparação de reuniões de responsáveis, buscando sempre, em sua abertura, momentos de carinho e emoção.
A recepção e a atenção dispensada aos responsáveis quando procuram a escola, também favorecem a construir essa parceria.
Olhando outros horizontes
Importante também foi perceber a falta de oportunidades que os alunos têm em conhecer ambientes diferentes daqueles oferecidos em sua comunidade.
O shopping não proporciona uma visão cultural. Buscou-se, então, uma parceria com a Rio Ônibus que permite aos alunos o acesso a diversas visões culturais, como: museus, casas de cultura, exposições e eventos de época. Enriquecendo, assim, suas relações, aumentando seu vocabulário e aprimorando seus contatos sociais.
Considera de igual importância a formação de leitores. A leitura é vista como um fator de suporte à compreensão e interpretação do mundo necessário a sua formação intelectual, social e cultural, na qual professores conscientes buscam alternativas para que seus alunos tomem gosto pela leitura.
Enfim, uma escola de sucesso!
É possível construirmos uma escola de qualidade
reconhecida por toda a comunidade, e, ao mesmo tempo
trabalharmos a formação de pessoas com ideais sociais,
espírito de solidariedade, cooperação, respeito a todos
e ao ambiente do qual faz parte.
Rosangela Ferreira – Diretora Adjunta
da E.M. Ary Barroso e mãe da ex-aluna
Gabriela, atual aluna do Colégio Pedro II
domingo, 13 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário