sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Playgym


Nome da escola: Playgym

Nível de ensino: educação infantil

Público-alvo:
crianças entre zero e quatro anos de famílias de classe média alta (a partir de 2010 haverá uma turma em cada turno com crianças entre quatro e cinco anos)

Alunos por turno: vinte e cinco no turno da manhã e quinze no turno da tarde.
O Playgym também atende crianças que ainda não estão na escola, ou que estão matriculados em outras escolas, apenas para uma ou duas sessões semanais de psicomotricidade.

Missão:
O objetivo do nosso trabalho é promover o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos nossos alunos através da aplicação da Prática Psicomotora Aucouturrier.

A missão é o norte, a orientação maior da organização, que envolve os objetivos essenciais do negócio e está geralmente focalizada fora da empresa, no atendimento do mercado ou do cliente. A missão está aliada a filosofia da empresa, que envolve valores e crenças centrais que representam os princípios básicos da organização que enfoca sua conduta ética e responsabilidade social. Os princípios são compromissos da instituição de ensino com base nas suas estratégias, decisões e ações, sendo praticados por todos os membros da organização.

Visão:
O Playgym pretende ser reconhecido como referencial de excelência na educação infantil no Rio de Janeiro.

A visão é o objetivo que a escola define para ser alcançado no futuro. Através desta definição clara, os gestores projetam os resultados que desejam atingir a longo prazo.


Professores e equipe: o Playgym conta com profissionais de várias áreas que se complementam para a realização da proposta de valor da escola. São psicólogos, pedagogos, músicos e estagiários treinados na Prática Psicomotora Aucouturier (PPA), que é a base do trabalho desenvolvido com as crianças. Cada turma tem um responsável que pode ser um pedagogo (a) ou psicólogo (a). Há, ainda, uma gerente que cuida de todas as atividades pedagógicas e uma Diretora Geral que, além da parte operacional, também se ocupa de questões administrativas e financeiras. Na equipe há um número equilibrado de membros entre homens e mulheres, de forma que a possibilitar às crianças o contato com os dois gêneros.

Além da equipe do Playgym, também participam das atividades um professor de yoga e três instrutores de capoeira. Essas atividades extras acontecem em sessões de uma hora, em cada caso, uma vez por semana.


Práticas de gestão:
A estratégia do Playgym parte de uma proposta de valor inovadora e consideravelmente diferente do que acontece em outras escolas de educação infantil. O foco da estratégia está bastante definido pela adoção da Prática Psicomotora Aucouturier (PPA), método de desenvolvimento infantil de reconhecida eficácia na Europa.
Estratégia: os objetivos estratégicos são os resultados eficazes que se deve alcançar. Este é o ponto de partida para todo o processo de gerenciamento da escola. E o sucesso nestes objetivos faz com que os colaboradores continuem se sentindo estimulados para se comprometerem com a escola.
As estratégias escolhidas para se chegar ao objetivo devem ser transformadas em plano de ação. Isto significa realmente pôr a estratégia em prática, ou seja, dividir funções, definir a duração do plano de ação, o que é necessário para seu cumprimento, etc. Para o plano de ação sair do papel para a prática, ele deve passar pelas seguintes fases: deve ser aprovado pela direção; deve ser divulgado; deve ser posto na prática com a maior agilidade possível; deve ser controlado sistematicamente pelo gestor; deve passar por uma fase de aprendizado, com conseqüente aperfeiçoamento.
O criador da Prática Psicomotora Aucouturier, Bernard Aucouturier, visita o Brasil anualmente. No último mês de julho ele fez uma palestra no Shopping da Gávea e os pais dos alunos do Playgym foram convidados a assisti-la e, na ocasião, puderam fazer perguntas e obter respostas sobre desenvolvimento infantil.

No dia-a-dia das crianças, no Playgym, são desenvolvidas atividades com música, dança, contação de histórias, pula-pula, escorrega, pique, jogos com bola, além das atividades dirigidas para a psicomotricidade.

A relação que existe entre o número de crianças e o número de funcionários (considerando-se apenas aqueles que têm contato direto com as crianças) é de dois para um, ou seja, um monitor cuida apenas de duas crianças a cada momento.

Por suas características exclusivas o Playgym não pode ser considerado como uma escola de educação infantil típica. Enquanto outras escolas “navegam” em um oceano vermelho, onde a concorrência e a busca por diferenciação causam uma luta sangrenta, o Playgym se encontra em um oceano azul, atendendo, sem concorrentes, aqueles que buscam uma proposta de educação infantil diferente do padrão existente.
Quem tiver interesse em se aprofundar nos conceitos pode dar uma lida nos livros: ”A estratégia do Oceano Azul” de W Chan Kim e Renee Mauborgne – já existem alguns resumos na Internet – e “O Método Aucouturier”, de Bernard Aucouturier).

Conceito de Estratégia: no âmbito empresarial, é um conjunto de decisões que orientam as ações organizacionais, afim de construir seu futuro perante o ambiente em que está inserida, uma forma de alcançar os desafios estabelecidos, logo as estratégias são construídas para se obter um desempenho superior a média, é muito importante planejar continuamente e agir com objetivos inovadores e relevantes.

A partir da definição da já mencionada “proposta de valor” o alinhamento estratégico no Playgym se dá a partir do treinamento da equipe no Método PPA e da supervisão constante e reorientação (quando necessário) por parte dos níveis de Gerência e Direção. Essa supervisão é facilitada pelo tamanho da escola, que permite acesso rápido e freqüente a todas as atividades.

O trabalho feito com as crianças é avaliado
a cada momento a partir da comparação com os comportamentos esperados. Os resultados são discutidos, a cada dois meses, com os pais em reuniões com a responsável pela turma, a Gerente e a Diretora. Essas reuniões são feitas em separado com os pais de cada criança.

Os conceitos
que regem o trabalho feito no Playgym também são debatidos com os pais em palestras da Diretora, que acontecem a cada dois ou três meses.

O Marketing do Playgym é feito pelos próprios pais das crianças matriculadas (“boca a boca”) e através de assessoria de imprensa.

Os monitores têm autonomia para alterar o plano diário de atividades quando julgam necessário. A alteração, no entanto, deve sempre estar de acordo com o planejamento estratégico e deve ser aprovada pela responsável por cada turma.
O planejamento estratégico é um processo que permite estabelecer uma orientação a ser seguida pela organização, com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente. O significado de estratégia, na administração, irá representar o modo de pensar capaz de estruturar ações para que a organização sobreviva e evolua no mercado em que está inserida. O processo de planejamento, metologicamente, consiste em analisar a realidade (diagnosticar), imaginar o futuro, procurando definir para onde deveremos ir, e as possíveis ações capazes de alcançar o futuro estabelecido.

De acordo com Jules Henri Fayol, identificar as funções da Administração, que são: Planejar, Organizar, Liderar, Controlar e Coordenar são eixos de transformação importantes no processo da Gestão Administrativa.
No âmbito escolar, observamos que as mudanças e as transformações se fortalecem quando existe uma Gestão Administrativa participativa, quando a escola prepara seus alunos para fazer face ao mundo, que vive em constante transformação, e que isso torna-se uma demanda cujo atendimento significa não apenas o cumprimento da sua finalidade, como também a sua própria sobrevivência como instituição social. Por conseqüência, não se pode, em educação, deixar de considerar como de extrema importância, a perspectiva de futurismo que o planejamento oferece.
Portanto, Racionalização, Tomada de Decisão e Futurismo constituem um processo único que orienta a ação dos grupos sociais na determinação do caminho a seguir e na disposição das condições para favorecer o percurso do caminho com mais proveito. Esses elementos contribuem para a formação de uma imagem mental a respeito da realidade a ser construída, das condições necessárias para essa construção e da autopreparação para realizá-la pelos que planejam.

Numa escola onde haja consciência no poder de transformação através da Educação, onde haja comprometimento com os objetivos propostos (planejamento), onde o foco seja o material humano e que cada grupo ou indivíduo se sinta responsável pelos resultados do trabalho e onde os atores envolvidos estejam em treinamento contínuo e que possam estar comprometidos com os valores, a ética utilizando-se de práticas de gestão eficientes, integrando o planejamento e a realidade e interagindo presente e futuro, teremos como resultado uma escola democrática, progressiva e voltada para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
Seguem abaixo três exemplos de alteração do planejamento diário que já ocorreram:

Uma atividade de “pique-pega” na turma de três anos foi substituída por “pique-esconde” em função de as crianças estarem, naquele momento, muito agitadas e ao correr eles poderiam se acidentar.

Duas crianças da turma de dois anos estavam mais sensíveis em um determinado dia e não queriam ficar sem que as mães também entrassem na escola. Foi aberta uma exceção para que as mães participassem das atividades daquela turma até que as crianças se acalmassem.

Também na turma de dois anos ao tentar contar uma história, a monitora percebeu que o grupo estava muito agitado e com a atenção dispersa. Ela, então, trocou a atividade por um momento no parquinho (pula-pula, escorregador, etc). Assim, as crianças gastaram um pouco da energia acumulada e ficaram mais calmas para a contação de histórias que veio a seguir.


Ao longo do ano, a Direção faz alterações no planejamento estratégico de acordo com os resultados alcançados por cada criança. Na avaliação individual e com base nas observações da própria equipe, podem surgir necessidades específicas para uma determinada criança. A partir dessa análise o planejamento é revisto de forma a que as novas necessidades sejam atendidas.

[fotos: J. Lyra]
Grupo Inteligências: José Lyra, Lucia Helena Ramos, Bianca Zagury, Jacqueline Fauvel, Lenita Correa e Gisella de Mello.
http://www.playgym.com.br/

Um comentário:

Raquel Sampaio disse...

Comentário publicado por Marcia Raquel Sampaio em nome do grupo formado por:

Benício
Leandra Santana
Maria Angélica
Marcia Raquel
Natalis

O trabalho desenvolvido com crianças que ainda não frequentam a escola para desenvolver a psicomotricidade é um projeto muito valioso, visto que o corpo, o movimento,faciitam a alfabetização, fazendo com que a criança assimile a escrita com muito mais habilidad,e coordenação, ritmo, além de desenvolver a lateralidade, equlíbrio, entre outros fantástios benefícios pedagógicos. Muito bom o projeto dessa escola!