sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Projeto - Gestão Educacional I






























ALUNAS:
Alessandra da Silva Coelho
Denise Machado de Azevedo Santarém
Nidia Silva de Souza

As práticas destacadas neste trabalho são exemplos do que essa escola, localizada na Barra da Tijuca, está desenvolvendo na busca por uma gestão educacional eficaz e, consequentemente, na concretização de seus objetivos. As imagens utilizadas são meramente ilustrativas.

OBJETIVOS e VISÃO

A escola tem como objetivo uma educação transformadora e integrada à comunidade, tendo como base teórica as concepções construtivista e sociointeracionista. Dessa forma, sua equipe acredita na construção da consciência ambiental e na formação de cidadãos reflexivos, que possam exercer uma autonomia consciente. O alunos aprendem através de suas experiências e na interação com o outro.

A escola busca em seu professor um profissional reflexivo, que possa tomar decisões para o melhor desenvolvimento do aluno. O professor é, então, um facilitador/mediador no processo de ensino/aprendizagem.

PÚBLICO
Escola de grande porte da Barra da Tijuca destinada a atender alunos da fase pré-escolar até o Ensino Médio.


EQUIPE DE GESTÃO EDUCACIONAL


  • Pré-escola (2 profissionais): Supervisora Pedagógica e Psicóloga;
  • Fundamental 1 (3 profissionais): Supervisora Pedagógica, Psicóloga e Coordenadora;
  • Fundamental 2 (3 profissionais): Supervisora Pedagógica de 6º ao 8º ano, Supervisora Pedagógica do 9º ano e Psicóloga;
  • Ensino Médio (2 profissionais) - Supervisora Pedagógica do Ensino Médio e Assistente de Coordenação.
O PAPEL DOS COORDENADORES/SUPERVISORES

Os coordenadores e supervisores desta escola desempenham um papel de liderança no acolhimento e apoio a professores. Além disso, são facilitadores na manutenção do modelo colaborativo.

Algumas de suas atribuições:
  • Ajudar a identificar e recrutar potenciais professores;
  • Assegurar a troca de informações entre membros da equipe;
  • Coordenar a chegada de professores, alunos e demais funcionários e orientá-los no ambiente escolar;
  • Observações de professores;
  • Organizar e mediar reuniões periódicas dos membros da equipe;
  • Acompanhar o andamento de projetos;
  • Proporcionar o desenvolvimento contínuo dos princípios de colaboração;
  • Melhorar a instrução, a aprendizagem e o currículo, por meio do crescimento contínuo de todos os indivíduos envolvidos no processo: a criança, o professor, o supervisor, o coordenador, o administrador e os pais.
PRÁTICAS ESCOLHIDAS

AULAS PÚBLICAS:
A prática ocorre duas vezes por ano. O objetivo é estreitar a relação entre pais e escola, compartilhando parte do que é feito em sala de aula. Os pais são convidados a participar, vivenciando um pouco do cotidiano da turma.
SÁBADO EM FAMÍLIA:
Professores apresentam exemplos de projetos executados pelos alunos, com base no tema proposto pela escola (coordenação pedagógica). Além dos trabalhos expostos, pais e alunos participam de atividades das seguintes áreas: Artes Cênicas, Educação Física, Música e Artes Plásticas.
GINCANA DE ARRECADAÇÃO DE LIVROS:
A escola promove, uma vez por ano, uma gincana de arrecadação de livros. Cada aluno busca conseguir um maior número de livros entre amigos, familiares e na comunidade. Após a contagem, inicia-se uma ciranda de leitura com esses livros. Em seguida, a turma que conseguir o maior número de livros elege 3 representantes e 3 pais e, em conjunto com a coordenação, escolhe a instituição que será beneficiada para receber a doação. Esta mesma equipe faz a entrega. A escola também faz a campanha com kits de higiene e os alunos desenvolvem embalagens com material reciclado para a entrega dos kits.
NEWSLETTER:
A escola faz um jornal bimestral chamado Newsletter. Este é veiculado pela Internet, através do site da escola e e-mails dos pais. O jornal é um informativo de todas as atividades culturais do período, das aulas passeio, das homenagens, sugestões, curiosidades e muito mais. É um grande instrumento para divulgação dos trabalhos e dos projetos desenvolvidos pela escola.

2 comentários:

Raquel Sampaio disse...

Comentário postado por Marcia Raquel Sampaio referente ao grupo:

Benício
Leandra Santana
Maria Angélia
Marcia Raquel
Natalis

Asssim como a escola que pesquisamos, a escola apresentad apor este grupo também aposta na con trução sócioconstrutivista, com a diferença de oferecer gincanas e outras atividades mais interligadas com a comunidadade, que tornam a proposta da escola mais conectada com a missão dela, saindo do papel e partindo para a prática.

Lux disse...

A escola faz um jornal bimestral chamado Newsletter. [?]
Por que o jornal da escola tem nome de jornal em inglês? sem sentido. É como dar o nome a um cachorro de cão, ou um menino de menino, neste caso boy ou dog... e sendo uma escola é mais surpreendente ainda...
=S