quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Projeto Interdisciplinar _ Rosane


ESCOLA DOCE CARINHO
Inovando na gestão!!
Aluna: Rosane Marendino
A Escola Doce Carinho é uma escola de ensino privada e atende desde a Educação Infantil ao 1º segmento do Ensino Fundamental. Seu público-alvo são os moradores dos bairros das adjacências da escola. Possui um espaço privilegiado com grande área de lazer. Sua visão está pautada na filosofia da Pedagogia de Projetos e estimula o sistema de ciclos de ensino, adotando turmas multisseriadas.

Funciona em 2 turnos. O da manhã totaliza 48 alunos e o da tarde 87 alunos. O nº de professores abrange 10 docentes (regentes de turma) e a equipe pedagógica é composta de 5 funcionários (Diretora Pedagógica, Diretora Administrativa, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional e Psicóloga). Há mais 4 funcionários de apoio.

Gostaria de destacar, como prática relevante de gestão, o trabalho específico que a escola desempenha para manter a filosofia de ciclos multisseriados.
Sabemos que a formação docente tem a tendência de formar para a prática das turmas seriadas, o que define um desafio para as instituições de ensino que pretendem tornar essa prática diferente. Além disso, demonstrar para os pais e responsáveis o tipo de trabalho a ser desempenhado também se torna um desafio.

A Coordenação Pedagógica, juntamente com a equipe, entendeu a necessidade de montarem um programa de implantação das turmas multisseriadas. Primeiramente, seriam necessárias ações de formação continuada para os docentes. Fixou-se encontros quinzenais, remunerados, com esse objetivo. Foi traçado um cronograma de conteúdos e textos a serem lidos e debatidos contendo os postulados teóricos que dão base para a compreensão dos ciclos e da proposta multisseriada. Além disso, a Orientação Educacional juntamente com a Coordenação, incumbiu-se de orientarem os pais através de palestras mensais sobre o tema.

Entendemos que a gestão, nesse caso, agiu de forma eficiente e atingiu os objetivos propostos, já que a implantação das turmas multisseriadas tem se revelado uma prática inovadora dentre as escolas da região e chamado a atenção pela qualidade de ensino que consegue garantir.

Um comentário:

as novatas disse...

A medida tomada pela Coordenação Pedagogica, faz parte de uma gestão eficiente, pois visa o bewm estar de todos os envolvidos dentro da organização escolar, buscando uma educação de qualidade.