terça-feira, 15 de setembro de 2009

Projeto Interdisciplinar - Gestão 1 - Grupo "eu sozinha"

PROJETO INTERDISCIPLINAR GESTÃO 1 - GRUPO: EU SOZINHA
(Aluna: Marcele Moraes Rodrigues - p00555)

- Nome da escola: Colégio Estadual Santa Marcelina
- Nível de ensino: Ensino Médio – formação de professores.
- Público-alvo: Adolescentes de 14 a 22 anos.
- Missão: Formar professores para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
- Número de alunos por turno: 320
- Número de professores: 50.
- Equipe pedagógica: Administradora escolar, supervisora escolar, orientadora escolar, coordenadora e professores.

As práticas de gestão, de uma professora de disciplinas pedagógicas, que se tornaram eficazes nesta escola de Ensino Médio:

Ação 1: Construir um projeto que procure promover um maior entrosamento entra as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental.
Objetivos:
- Facilitar e melhorar o relacionamento entre as turmas do 3º ano do Ensino Médio.
Metodologia: Foram criadas “duplas de turmas” (exemplo: turma 3001 com a 3002; turma 3003 com a 3004 e assim por diante...) que, coletivamente, deveriam escolher uma música, figurino e realizar ensaios para dançarem na festa junina (tudo feito por eles). O professor intervirá se for necessário ou se for solicitado.
Resultados: As turmas conseguiram realizar o trabalho que foi apresentado na festa junina da escola e acabaram por estreitar laços de amizade.

Ação 2: Construir um projeto em conjunto com outros professores de disciplinas pedagógicas chamado “sábado da Alfabetização”;
Objetivos:
- Debater sobre metodologias de alfabetização nas escolas públicas do Rio de Janeiro;
- Realizar atividades práticas relativas a alfabetização;
- Trocar experiências de estágio entre os alunos do 3º e 4º anos do Ensino Médio;
Metodologia: Foram criados dois momentos: o primeiro trazia dados estatísticos, gráficos e relatos de experiências de professores de alfabetização de alguns municípios do Rio de Janeiro. Num segundo momento as turmas de formação de professores pensaram sobre essa prática – tentando apontar possíveis erros e acertos nas práticas desses alfabetizadores. Também foram pensadas algumas atividades que poderiam ser realizadas em turmas de alfabetização.
Resultados: Os alunos das turmas acabaram por trocar uma série de experiências entre si e também conseguiram refletir sobre diversas práticas de alfabetização realizadas em municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Ação 3: Construir um projeto, em conjunto com outros professores do 3º ano do Ensino Médio, que foque a importância do meio Ambiente em nossas vidas.
Objetivos:
- Conscientizar os alunos sobre a importância do Meio Ambiente em nossas vidas;
- Mostrar o papel do professor no processo de conscientização dos alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Metodologia: Foram criados três momentos: no primeiro os alunos viram o filme “Uma verdade inconveniente”. No segundo momento houve um debate sobre as idéias principais do filme. No terceiro os alunos tiveram de responder perguntas referentes ao papel do professor no processo de conduta humano frente ao Meio Ambiente.
Resultados: Os alunos tomaram consciência dos principais problemas ocasionados pelos maus tratos ao ambiente e do papel do professor no processo de mudança desta realidade.

Nenhum comentário: