sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Projeto Interdisciplinar por Suzana Costa

Nome da escola: Colégio Véritas.

Missão: Busca de uma educação personalizada, voltada para a liberdade e para a solidariedade humana. É uma instituição que se preocupa com o permanente aprimoramento do trabalho pedagógico, visando proporcionar um futuro promissor para seus alunos através de uma educação de alto nível. O corpo docente se dedica a inserir constantemente nos programas de ensino atividades abrangentes que incentivem e auxiliem seu crescimento pleno e reconhece a necessidade primordial do trabalho integrado de equipe, articulando-se no sentido de propiciar a seus alunos múltiplas oportunidades de vivências positivas. Além das atividades pedagógicas fundamentais, proporcionamos durante o ano letivo, eventos que visam a integração da escola com pais, alunos e a comunidade externa. A Equipe técnico-pedagógica acredita que o processo de ensino deve visar acima de tudo o desenvolvimento das potencialidades do aluno, como elementos de autorealização e a satisfação das suas principais necessidades.

Público-alvo: Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.

Lema: "Venha vencer conosco"

PROJETO ATITUDE LIMPA














Os alunos do 6º ao 9º ano tiveram como atividade no dia 08/03/09, uma visita ao Horto Florestal - Jardim Botânico - situado em Niterói, com o objetivo de participarem do Projeto Atitude Limpa que visa a recuperação do Horto com educação ambiental através de um mutirão de limpeza, trabalhando também os conceitos de redução, recuperação e reciclagem.
Os alunos participaram com empenho; ajudando a recolher o lixo do local e separando por tipos de materiais: plásticos, metais e papéis. Participaram de palestras.
Fizeram uma visita ao Jardim Zoológico para conhecerem o tratamento feito com os pinguins encontrados na orla do Rio de Janeiro, que necessitam de cuidados até a reintegração ao seu bioma.
Os alunos tiveram a companhia dos professores, coordenadores e orientadora educacional durante todas as atividades. Após os trabalhos realizados, todos lancharam antes de retornarem ao colégio.
Na semana seguinte os professores trabalharam dentro de suas respectivas disciplinas o conhecimento adquirido no passeio, a fim de que as crianças que não foram aprendessem também sobre os conceitos vistos no projeto.


PROJETO PEDAGÓGICO SEMPRE VERDE






























No dia 14/04/2009, os alunos do 1º ao 5º ano assistiram a peça teatral: Índio, Dono da Terra. Com o objetivo de homenagear e valorizar a cultura indígena, abordando temas relacionados a desmatamentos, animais em extinção, poluição das águas, aquecimento global e preservação do meio ambiente. Após a peça, os alunos interagiram com os atores e em seguida lancharam.

III GINCANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA





























Em 08/04/09, com o objetivo de integrar os alunos, os professores e a comunidade, o professor Vicente, da área de Educação Física, organizou a gincana no colégio criando uma série de tarefas que as equipes deveriam realizar. A arrecadação de alimentos não perecíveis foi uma delas, para que os alunos representantes das equipes pudessem junto ao professor doarem a uma instituição de caridade.

Fonte: Entrevista carinhosamente cedida pela Pedagoga do Colégio Véritas, Andrea de Lima Borges.


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Um comentário:

Raquel Sampaio disse...

A escola pesquisada por Susana Costa revela preocupação com o meo ambiente e o exercício da cidadania, trabalhando de forma artística e também coma tividades de campo para que os alunos se sintam envolvidos no projeto, o que é bastante positivo.