Raul Vidal - Escola inclusiva
Acolhendo nossos alunos. O espaço de nossa escola já permite o acesso a portadores de necessidades especiais. Em nosso plano de ação do PDE - 2009, está contemplado o aprimoramento da acessibilidade com sinalização dos espaços e melhoria de banheiros adaptados aos cadeirantes.Estamos aguardando nossa inclusão pela SEEDUC para o recebimento de materiais para a criação de sala de recursos.
Colégio Estadual Raul Vidal
Visão Estratégica do Colégio Estadual Raul Vidal
NOSSOS VALORES:
Solidariedade, Ética, Crescimento pessoal.
NOSSA VISÃO DE FUTURO:
Seremos reconhecidos em nossa comunidade pela seriedade e qualidade de ensino, pela criatividade e participação de nossa equipe e pelo compromisso e responsabilidade com a aprendizagem de nossos alunos.
NOSSA MISSÃO:
Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos jovens no colégio, transformando-os em cidadãos críticos, capazes de ampliar seus potenciais de forma construtiva para seu próprio futuro e da sociedade.
NOSSOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA 2009:
Ampliar positivamente o desempenho dos alunos. Dinamizar as práticas pedagógicas na escola. Aprimorar o gerenciamento da escola, reorganizando os procedimentos dos diversos setores
Avaliação externa e resultados.
Estamos nos aproximando da aplicação de mais uma "prova Brasil".
Em 2008 ficamos com a primeira colocação no Ensino Fundamental com nosso aluno Rafael Souza Mattos, que foi contemplado, recebendo no lançamento do projeto “Geração Futuro” um notebook.
Nossa próxima Conferência de Meio Ambiente
Realizaremos em novembro de 2009 nossa II ª Conferência de Meio Ambiente.
Na Iª Conferência de Meio Ambiente realizada em 2008, discutimos os problemas ambientais que observamos e pesquisamos além de levantarmos algumas soluções aplicáveis em nosso dia-a-dia.
O projeto "Ecovidal" é um dos resultados desta conferência.
Nossa decisão mais importante neste dia foi:
Zelar pelo meio ambiente da escola reduzindo o volume de lixo, evitando o desperdício, implantando coleta seletiva e reciclagem
Ao final da conferência foi escolhido o tema e cartaz que representaram a escola na Conferência Estadual, que aconteceu em fevereiro de 2009, e da qual participaram nossa professora Eloísa Elena e a aluna Diana Caroline F. Diniz, hoje na turma 901.
Veja mais no blog: http://alunoscerv.blogspot.com/
CERV oferece aulas de reforço para todos os alunos
Nosso colégio, como muitas escolas públicas, vem buscando alcançar resultados mais satisfatórios.
Nosso maior objetivo é com a qualidade da aprendizagem de nossos alunos.
Com este foco, neste ano, fomos incluídos no Programa Mais Educação, patrocinado pelo Ministérios da Educação e Cultura, que conta com a parceria e o apoio da Secretaria de Educação do Estado Do Rio de Janeiro.
A proposta do programa é a de ampliar o tempo e o espaço educativo dos alunos, visando contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes por meio da articulação de ações, projetos e programas.
A coordenação do projeto está com a Profª Eloísa e qualquer aluno do CERV poderá se inscrever para participar das aulas do projeto que acontecem diariamente nos turnos diurno e vespertino.
No dia 13 de julho, a coordenação do "Programa Mais Educação" junto aos monitores do organizou uma gincana que marcou o fechamento do primeiro semestre de funcionamento do projeto.
Os alunos se dividiram em 5 grupos: "Sempre criando nunca copiando", "Família Perro", "Um por todos e todos por um", "Batman" e o "Esquadrão cinza"que foi o vitorioso do dia.
Desfile de 7 de setembro
Nossa escola ensaiou bastante para o desfile de 2009.
Nossa banda, dirigida pelos Maestros Marcos e Wanderlei, é hoje composta por 60 alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Brilhamos no desfile.
Direção, Professores e mais de 200 alunos desfilaram com alegria e entusiasmo!
Parabéns a todos !
O MESTRE RAUL VIDAL
Aspectos de sua vida e de sua obra
Nascido na Freguesia de Jurujuba, em Niterói, aos 16 de dezembro de 1856, filho do Sr. João Jorge Vidal e Sra. Ana Pwereira Vidal.
Em 1876, formou-se em professor e no ano seguinte casou-se com a sra. Antônia Pereira Vidal, tendo tido 9 filhos.
No ano de seu casamento foi nomeado para o magistério primário fluminense, tendo sido designado para a Escola de Santa Teresa de Valença. Permaneceu algum tempo nessa escola, tendo regido ainda nos seguintes estabelecimentos de ensino: Aldeia Velha, Itaboraí, Bom Jardim, Cantagalo, Rumo do Piraí, Rosa Machado, Praia de Charitas e Pendotiba.
Desta última, foi transferido para a 13ª Escola de Niterói, que funcionava na Rua Santa Rosa. A seguir, foi promovido a sub-diretor do Grupo Escolar “Menezes Vieira”, em São Domingos, e, com a extinção daquele grupo em 1901, retornou à 13 Escola.
O professor Raul Vidal foi membro do Conselho Superior de Instrução do Estado do Rio de Janeiro e primeiro secretário do Conselho Superior Estadual de instrução da Bahia. Durante o tempo que exerceu este último cargo, embora residindo em Niterói, emitia o seu parecer com relação a todas as obras didáticas editadas no Estado da Bahia, o que constituiu, sem dúvida, um dos seus grandes feitos.
Em 1911, com a criação definitiva dos grupos escolares, o programa organizado para as referidas unidades de ensino baseou-se no da 13ª escola dirigida pelo Professor Raul Vidal. Nessa mesma época, o mestre foi nomeado diretor do Grupo Escolar “Aydano de Almeida”originalmente instalado na Rua Gavião Peixoto, e, mais tarde, transferido para a Rua Marques do Paraná, onde faleceu, com 61 anos, no dia 5 de agosto de 1918.
Projetado pelo arquiteto Álvaro Vital Brazil, formado em 1933 pela Escola Nacional de Belas Artes - ENBA, o prédio do CERV representa um bom exemplo de obra característica do modernismo.
"O projeto original evidencia uma solução desprovida de rebuscamento, em pilotis, obedecendo aos preceitos do racionalismo modernista.
A fachada norte, dos corredores de circulação, é voltada para a avenida principal, com pequenas aberturas, em série, ao longo dela, protegendo da face ensolarada. Na fachada oposta, localizam-se as salas de aula, com janelas dominantemente horizontais, simples e severas, e com proporções bem resolvidas. Constitui um belo exemplo de arquitetura escolar, com os pilotis servindo de pátio coberto, escadas amplas, salas de aula claras e administração funcionalmente localizada."
Veja mais em:http://www.docomomo.org.br/seminario%207%20pdfs/042.pdf
Inauguração do prédio atual:
Prédio próprio na Avenida Feliciano Sodré, 21 P.E., inaugurado em 19/04/1942, tendo na época como autoridades:
Presidente da República: Dr. Getúlio Vargas
Interventor Federal: Comandante Ernani do Amaral Peixoto
Secretário de Educação e Saúde: Dr. Ruy Buarque de Nazareth
Diretor do Departamento de Educação: Frederico de Azevedo
Diretora do Grupo Escolar: Profª Marília Gomes da Silva
Arquivos do blog:
Quem sou eu:
- Colégio Estadual Raul Vidal
- O Colégio Estadual Raul Vidal está situado na Rua Fróes da Cruz nº. 2, no centro da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Por ter uma ótima localização, recebe alunos de vários municípios vizinhos. Oferece o Ensino Fundamental e o Ensino de Jovens e Adultos - 2º segmento além do Ensino Médio.
Funciona em três turnos, e em 2009, conta com 62 turmas, possuindo no momento um total de 2.340 alunos. Fazem parte de suas dependências: 24 salas de aula, um Laboratório de Informática, uma Sala de Artes, um Laboratório de Ciências, uma Sala de Multimídia, uma Biblioteca com excelente acervo, uma Sala de Leitura, uma Sala de Jogos Matemáticos, um Ginásio Cultural, uma Quadra Poliesportiva, um Refeitório e outros espaços alternativos.
O hoje "CERV", foi transformado pelo Decreto nº 5329, de 18 de maio de 1956, de unidade de ensino primário supletivo para “Escola Supletiva. Posteriormente o Decreto nº 9052, de 07 de julho de 1986, transformou-nos em Colégio Estadual.
Esta é a escola que queremos ser...
"Escola é...o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,gente que trabalha, que estuda,que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,O coordenador é gente, o professor é gente,o aluno é gente,cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de "ilha cercada de gente por todos os lados".
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como o tijolo que forma a parede,indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade,é criar ambiente de camaradagem,é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer,fazer amigos, educar-se,ser feliz."
Idéias do "nosso" mestre Paulo Freire
Um comentário:
achei muito interessante este incentivo aos alunos. Isto mostra que a instituição escolar tem uma gestão eficiente.
Postar um comentário